Terceira etapa do evento reunirá os melhores velejadores de oceano do País no litoral norte

Atrações não faltam para a terceira etapa da Copa Suzuki Jimny, que começa neste sábado (17) no Yacht Club de Ilhabela (YCI)./ Foto: Aline Bassi / Balaio

São Paulo - Atrações não faltam para a terceira etapa da Copa Suzuki Jimny, que começa neste sábado (17) no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Uma delas é o lançamento mundial da classe Carabelli 30 (C30), uma das mais aguardadas dos últimos anos. A segunda é o Campeonato Paulista de Vela Oceânica, que reunirá todas as categorias (ORC, BRA-RGS, HPE25, Delta 32 e Skipper 21). O circuito deverá contar com mais de 40 barcos no litoral norte paulista nos próximos dois finais de semana.

Na badalada estreia dos C30, dois veleiros (Barracuda/Matrix e Realizado) se enfrentarão pela primeira vez e esse 'match race' será visto de perto pelo projetista do barco, o uruguaio radicado no Brasil Horácio Carabelli.

O velejador fará uma rápida passagem pelo País justamente para o debut dos veleiros. Horácio Carabelli é o diretor-técnico do Team Telefónica, da Espanha, na Volvo Ocean Race 2011/2012, que começa no mês de outubro.

"O Carabelli 30 é um projeto que desenvolvi para um grupo de São Paulo antes de me incorporar ao Telefónica. Eles queriam criar uma classe monotipo de 30 pés com características de regata, que fosse economicamente viável sem deixar de ser inovador. É um barco com um estilo moderno, boa estabilidade, leve e com alguns ingredientes tecnológicos interessantes como a quilha de carbono, sistema propulsor retrátil e mastro de carbono", explicou Horácio Carabelli. A classe deverá ter sete barcos até fevereiro do ano que vem.

O C30 é desenhado para regatas de oceano sem tempo corrigido (rating). O peso do barco é de 1900 kg e pode receber o seis velejadores (timoneiro, tático, dois trimmers, proeiro e secretaria) somando 500 kg.

O Campeonato Paulista - Desta vez, além de somar pontos para a Copa Suzuki Jimny, as equipes tentarão o título estadual de cada categoria (ORC, HPE, BRA-RGS-A, B, C e Cruiser, Delta 32 e Skipper 21).

A disputa do Paulista, segundo do diretor de vela do YCI, José Nolasco, é mais uma atração que eleva o nível da Copa Suzuki Jimny.

"É fato que os duelos na água estão equilibrados. Observando as etapas anteriores e o número de barcos inscritos é possível concluir que a vela de oceano cresce no País, tanto nas categorias com rating quanto nas 'one design. A Copa Suzuki Jimny é a segunda maior competição de vela do Brasil", comemorou José Nolasco.

O alto nível técnico, como citou José Nolasco, pode ser verificado em classes como HPE25 e ORC, assim como na BRA-RGS. Com formas distintas de classificação, as categorias devem somar juntas 80% dos veleiros inscritos na Copa Suzuki Jimny.

Na RGS, por exemplo, a organização vai manter o sistema de troféu transitório. Em 2009, quem ganhou o foi o Kanibal (Ubatuba) e, em 2010, o Mandinga (Santos). Na categoria, todas as divisões (A,B,C e Cruiser) lutam pelo título. A mistura, na avaliação de Walter Becker - presidente nacional da classe - pode apresentar surpresas.

"Fatores como intensidade de vento e mar podem influenciar diretamente no resultado se comparados barcos maiores e menores, mas, Ilhabela tem uma excelente raia, além da competição ser em dois finais de semana, o que certamente propiciará condições favoráveis a todas as embarcações. De qualquer forma, o principal fator que influenciará no resultado da competição, será a técnica das tripulações", analisou Becker.

A Copa Suzuki Jimny poderá confirmar o título do Ginga, de Breno Chvaicer, na HPE25. A diferença para o Avantto, comandado por Dario Galvão, é de 38 pontos. Em 15 regatas disputadas, os atuais campeões brasileiros da classe venceram oito.

A equipe é liderada por Breno Chvaicer, mas o próprio comandante destacou as habilidades e a dedicação aos treinos dos tripulantes Vicente Monteiro, Marcelo de Jesus e Eduardo de Souza.

A Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - terá mais duas etapas até o final do ano. A terceira será disputada nos dias 17, 18, 24 e 25 em setembro e a última em 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro.