Treinos 'metódicos' marcam campanha vitoriosa do Fram na Copa Suzuki Jimny

Fram se destacou na BRA-RGS A / Foto: Aline Bassi / BalaioIlhabela - A equipe do Fram se sobressaiu no segundo semestre de 2011 com uma estratégia pouco usada pelos barcos de oceano que disputam a Copa Suzuki Jimny. Em todas as quatro etapas do circuito, a tripulação de Felipe Aidar foi para o mar três horas antes da largada oficial, simulando o que ocorre com os profissionais. No sábado, dia 3 de Dezembro, no penúltimo dia do campeonato, não foi diferente e o time venceu uma das provas, levando a taça por antecipação. 

A tática de ‘sentir’ o vento e entrosar mais o grupo deu certo e o veleiro confirmou o título da classe BRA-RGS A, uma das mais equilibradas da vela oceânica nacional. "Nosso trabalho é focado em treinamento. Isso faz a diferença na hora da regata. Sair mais cedo para testar equipamento é importante, principalmente para antecipar o regime de ventos e afinar as manobras", conta Felipe Aidar, líder do Fram.

Os treinamentos começaram em 2010 em Ilhabela com a presença de todos os integrantes. A rotina surtiu efeito e o comandante Felipe Aidar se orgulha em dizer que a tripulação foi treinada no próprio Beneteau 40.7 e está preparada para realizar a mesma função em qualquer barco de oceano. "Todos estão de parabéns por aproveitar essa oportunidade", comenta Felipe Aidar.

O desempenho do Fram em 2011 foi comemorado pelo grupo. Além da Copa Suzuki Jimny, a equipe levou o Campeonato Paulista, em setembro, também em Ilhabela. Os adversários, como Valéria Ravanni do Jazz, elogiam a dedicação e persistência do companheiro de classe.

"O Fram evoluiu bem mais que o nosso time desde o meio do ano. Por isso é sempre bom ter um adversário forte para nossa tripulação se sentir mais desafiada. O campeonato foi equilibrado e velejar na Ilhabela é um show à parte", acrescenta Valéria Ravanni, comandante do Jazz, que rivalizava com o Fram na pontuação até a terceira etapa do circuito.

Sorte de campeão - Na Volta a Ilhabela - Sir Peter Blake, no último sábado (26), o Fram protagonizou uma cena digna de campeão. Na regata de 30 milhas marcada por pouco vento, apenas seis barcos completaram o percurso. O veleiro de Felipe Aidar resolveu tentar a sorte e chegou faltando 50 segundos antes do tempo limite de 15 horas.

"Foi uma regata bastante desgastante. Ficávamos no GPS de olho no ETA - horário previsto de chegada - e estava no limite. Mudamos a direção do barco a todo momento e aproveitamos qualquer sopro", finaliza Felipe Aidar.

Regatas do sábado -As duas regatas deste sábado foram disputadas no percurso barla-sota com ventos variando de 10 a 13 nós na direção leste. O bom tempo no litoral norte paulista possibilitou a realização de três provas na HPE25 e duas nas demais classes.

Na ORC, o Tembó Guaçu (Alfredo Omati) venceu as duas regatas e diminui a diferença para o já campeão Orson/Mapfre (Carlos Souza e Silva). Na RGS-A, o Fram foi o campeão, mas o Alísios (Jamer Bellini) também teve uma boa média vencendo uma.

Na RGS-B, o BL3 (Clauberto Andrade) aproveitou melhor os ventos e cruzou em primeiro nas duas regatas. Na Cruiser, o Helios II Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) continua na liderança no geral, mas o Cocoon (Luiz Caggiano) foi o destaque do dia.

Asbar II (Sérgio Klepacz) e Alegria (Carlos A. Gallo) conseguiram as melhores pontuações nas classes Delta 32 e Skipper 21, respectivamente. No match race entre os novos veleiros da C30, o +Realizado (José Apud) foi o melhor nas duas regatas, contando com o erro do Barracuda/Matrix (Humberto Diniz) na primeira prova.

Na HPE25, o campeão antecipado Ginga (Breno Chvaicer) perdeu apenas oito pontos nas três regatas, vencendo duas. Mas, o Repeteco I (Fernando Halaand), mesmo sem cruzar em primeiro, teve o melhor aproveitamento com sete perdidos. A competição será finalizada neste domingo, dia 4 de Dezembro, envolvendo todas as classes.

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