MAPFRE vence regata em Itajaí e equipe de Martine Grael fica em segundo

Barco espanhol domina In-Port Race de Itajaí / Foto: Pedro Martinez/Volvo Ocean RaceBarco espanhol domina In-Port Race de Itajaí / Foto: Pedro Martinez/Volvo Ocean Race

Santa Catarina - O barco espanhol MAPFRE conseguiu, nesta sexta-feira, dia 20, em Itajaí (SC), mais uma vitória na série de regatas In-Port Race, campeonato paralelo de provas que valem para o desempate na Volvo Ocean Race.
 
A equipe vermelha, que subiu ao pódio em todas as etapas, não deu chances aos outros cinco adversários e cruzou em primeiro lugar. A vantagem para o team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, foi de 43 segundos. Em terceiro lugar ficou o Dongfeng Race Team, que teve o brasileiro Márcio Santos, campeão da Copa de 1994 como convidado a bordo.
 
"Foi uma boa regata para nós hoje, desde o início, mas a chave para a vitória foi poder passar a AkzoNobel no primeiro vento de popa", disse o campeão olímpico Xabi Fernández. ''A partir daí ampliamos a vantagem''. 
 
O resultado mantém os espanhóis em primeiro lugar no campeonato paralelo das In-Ports Races com 44 pontos. O Dongfeng Race Team tem 39 e o AkzoNobel tem 36. O MAPFRE ganhou outras duas provas nessa temporada: Alicante (Espanha) e Ghangzou (China). 
 
''Ser o líder da série é sempre bom. Sabemos o como é apertada a classificação geral, onde estamos apenas um ponto atrás do Dongfeng, por isso isso pode ser importante no final de tudo'', contou Xabi Fernández.
 
A equipe do AkzoNobel, da Martine Grael, ficou em segundo lugar em Itajaí. A campeã olímpica foi muito festejada pelos fãs brasileiros, que lotaram a Vila da Regata. Mais de 300 mil pessoas já passaram pelo local desde 5 de abril. ''Estou super feliz em competir no Brasil ao lado da minha torcida. Na In-Port conseguimos uma largada boa e uma disputa acirrada com a MAPFRE''.
 
A bordo do Dongfeng Race Team estava o tetracampeão Marcio Santos, que foi o convidado do barco chinês na regata. ''Foi uma experiência incrível. O barco anda muito rápido e a adrenalina a bordo é enorme''.
 
O Team Brunel teve problemas na perna de popa (vento a favor). A vela usada para impulsionar mais o barco no vento forte enrolou e a equipe holandesa caiu para último.
 
Agora o próximo compromisso das equipes é a largada para Newport, Rhode Island, marcada para domingo, dia 22, às 14h. Os sete barcos devem correr a prova de 5.600 milhas náuticas.
  
Classificação da In-Port de Itajaí
 
1. MAPFRE - 7 pontos
2. AkzoNobel - 6 pontos
3. Dongfeng Race Team - 5 pontos
4. Turn the Tide on Plastic - 4 pontos
5. Team Brunel - 3 pontos
6. Vestas 11th Hour Racing - 2 pontos
7. TSHK / Scallywag - não participou
 
Classificação das regatas In-Port da Volvo Ocean Race
 
1. MAPFRE - 44 pontos
2. Dongfeng Race Team - 39 pontos
3. AkzoNobel - 33 pontos
4. Team Brunel - 29 pontos
5. Vestas 11th Hour Racing - 18 pontos
6. Turn the Tide on Plastic - 15 pontos
7. Sun Hung Kai / Scallywag - 15 pontos
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook