Equipes da Volvo Ocean Race finalizam medições oficiais para largada

Equipes da Volvo Ocean Race estão á uma semana do início da maior regata de volta ao mundo / Foto: Ainhoa SanchezItajaí - A Race Village em Alicante, na Espanha, já recebe turistas e fãs da vela mundial faltando pouco mais de uma semana para a In-port Race, que já vale pontos para a Volvo Ocean Race. O primeiro duelo está marcado para o sábado, dia 29 de Outubro.

 Enquanto isso, as equipes de terra e as tripulações fazem reparos importantes nos barcos e deixam os equipamentos oficialmente aprovados pelo comitê de medição da organização.

A classe é ‘open’, ou seja, a regra estabelece alguns limites e especificações técnicas que cada projetista pode trabalhar. Tamanho, mastro e altura máxima são requisitos básicos que devem estar na margem estabelecida. As velas também estão sujeitas a limites de dimensão, com uma área vélica máxima para o balão de 500 m² e de 175 m² para a vela principal.

Sobre o Volvo Open 70:
Material: Fibra de carbono
Peso: 14,5 toneladas
Comprimento total: 21,5 metros (70 pés)
Velocidade: 40 nós de média
Balão: 500 m²
Tamanho do mastro: 31,5 metros
Espaço: 2 m³ por pessoa (o equivalente a uma cabine telefônica de fibra de carbono)
Velas: 17 para a viagem completa e 2 velas balão para a competição In-Port
Peso da quilha e bulbo: 7,4 toneladas
Câmeras a bordo: 7

Espanhóis certificados -O Team Telefónica da Espanha anunciou que já terminou o processo de medição do barco. O brasileiro Horácio Carabelli, que tem a função de diretor técnico, reforça a importância desse processo para uma aventura 39 mil milhas. Segundo o projetista, é importante fazer o "dever de casa" para evitar perda de tempo.

"Este é um processo que está em andamento desde que colocamos o barco na água. Nosso time verificou tudo até a medição final e agora é a hora dos retoques finais", disse Horácio Carabelli.

O especialista elogia o trabalho do argentino Juan Kouyoumdjian responsável pelo projeto do Open 70 do Telefónica. "Estamos muito felizes com os resultados do barco na prática. O Juan K fez os últimos dois campeões da VOR", contou Carabelli.

O uruguaio radicado no Brasil lembra que a América do Sul é a fonte de grandes talentos da vela mundial. "Acredito que as dificuldades que enfrentamos em algumas áreas nos forçam a ser criativos. Acho que isso é uma grande virtude. Os recursos econômicos em nossos países nunca foram ideais para participar de forma competitiva a nível mundial, e todas as vitórias e conquistas têm sido por talento e muito trabalho", finalizou.

Já a equipe do Abu Dhabi Ocean Racing tentará até o período limite resolver todas as pendência a bordo. "Só temos alguns procedimentos fora da medida oficial da organização e estamos livres para fazer isso a partir de agora", contou o comandante Ian Walker.

Equipe Abu Dhabi termina volta de classificação - O barco foi o último a completar trecho de classificação. Sem percorrer o percurso completo no início do mês, quando os outros veleiros testaram os procedimentos de segurança, o time do Oriente Médio navegou as 111 milhas restantes pelos mares da Espanha, incluindo a manobra de 'homens ao mar'. O barco saiu de Alicante e passou pelas ilhas de Benidorm e Tabarca até voltar ao porto. "Sentimos que estamos chegando no final da lista de trabalhos e conseguimos dar à equipe alguns dias de folga no fim de semana", lembrou Walker.

Volvo Ocean Race - A 11ª edição da Volvo Ocean Race começa no porto espanhol de Alicante no dia 29 de outubro de 2011 e termina na cidade irlandesa de Galway, em 7 julho de 2012. As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda). Seis equipes estão na disputa de uma das maiores provas da vela mundial.

A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 daquele mês, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.

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