Time com brasileiro a bordo dispara na liderança da segunda perna da Volvo Ocean Race

Barco de Joca Signorini estava em último na flotilha, mas estratégia mais próxima da costa levou veleiro à ponta / Foto: Diego Fructuoso/Team Telefonica Cidade do Cabo - A estratégia do Telefónica da Espanha deu certo na segunda perna da Volvo Ocean Race. O barco, com o brasileiro Joca Signorini, se aproximou da costa africana desde a saída no domingo(11) na Cidade do Cabo (África do Sul).

 Os outros veleiros da flotilha adotaram um rumo mais central na direção de Abu Dhabi (Emirados Árabes). De últimos, os espanhóis assumiram a ponta e na parcial da manhã desta quinta-feira (15) têm 20 milhas náuticas de diferença para o segundo colocado.

Joca Signorini explica que os cinco dias de velejada foram desgastantes, já que o regime de ventos, apesar de levar o barco mais rápido ao destino, ‘brinca’ em mudar de direção a todo momento. 

"Os últimos dias foram agitados para toda tripulação. Nós estamos em uma região com variação de ventos, que ‘brigam’ um com outro (Sudoeste x Norte), por isso há troca de vela constante. Estamos felizes em manter a liderança e vamos tentar segurar essa vantagem ao máximo", relata Joca Signorini.

Atrás do Telefónica na segunda perna da Volvo Ocean Race estão Abu Dhabi, Sanya, Puma, Camper e Groupama. "A nossa estratégia foi correta e precisamos manter o foco até a chegada no próximo alvo", reforça Joca Signorini.

O trecho até os Emirados Árabes tem 5.430 milhas náuticas (10.060 quilômetros) e terá uma parada de ‘segurança’ no Oceano Índico (costa da Somália) para evitar as famosas ações de navios piratas. A pontuação será diferenciada das outras etapas e o vencedor até a zona protegida receberá 80% dos pontos.

Classificação da VOR:
1° - Telefónica - 37 pontos
2° - Camper - 34 pontos
3° - Groupama - 24 pontos
4° - Abu Dhabi - 9 pontos
5° - Puma - 9 pontos
6° - Sanya - 4 pontos

Regata chega em abril em Itajaí (Santa Catarina) - A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. O trecho entre Auckland (Nova Zelândia) e a cidade catarinense é um dos pontos mais sensíveis e estratégicos da Volvo Ocean Race. As equipes velejarão 6.705 milhas náuticas (12.424 quilômetros) - o maior trecho da competição - pelos temidos mares do sul e tendo de contornar o Cabo Horn, considerado um dos locais mais perigosos para navegação do planeta.

A vila da regata de Itajaí será aberta no dia 4 de abril de 2012, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata do Porto, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22 de abril.

 


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