Derrotada como cidade-sede, Paris monta estrutura para transmitir Jogos de Londres

No local, há inclusive cabines telefônicas iguais as de Londres / Foto: Humberto Deveza / EA

Paris - O criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o Barão Pierre de Coubertin, certamente teria adorado que sua cidade sediasse pela terceira ver uma edição das Olimpíadas. Paris tentou, com bastante afinco, ao se candidatar para cidade-sede dos Jogos de 2012 nove anos antes, em 2003. A cidade francesa era uma das favoritas, juntamente com Londres e Madrid, a ganhar o direito das mãos do Comitê Olímpico Internacional. Nova York e Moscou, as outras candidatas oficiais, tinham menos chances.

À época, não haviam preocupações em relação à economia europeia, o que fez a disputa valer ainda mais a pena para as três grandes cidades do velho continente. Paris saiu na frente ao entregar o melhor relatório final dentre as cinco candidatas, segundo avaliação do COI. Mas em uma última visita do comitê avaliador, uma série de greves e manifestações e uma investigação em cima de um dos principais membros da equipe parisiense chacoalhou a candidatura da cidade.

O resultado se deu após três rodadas de votação e, com apenas quatro votos a mais que Paris, como todos sabem, Londres venceu e sedia nestes dias a 30ª edição dos Jogos Olímpicos.

Mas Paris parece ter superado a derrota na eleição em 2005 e montou, em um dos espaços mais movimentados da cidade, uma estrutura para receber os parisienses que quiserem acompanhar as disputas em Londres, ao vivo. Com as tradicionais cabines telefônicas vermelhas, um telão gigante, guarda-sóis e várias cadeiras, dezenas acompanharam a disputa da ginástica artística na última quarta-feira. 

O local escolhido é bastante significativo: em frente ao museu de arte moderna George de Pompidou. De um lado a prefeitura, do outro o famoso Rio Sena, com seus camelôs e praias artificiais. 

E a poucos dias do fim das competições em Londres, a torcida dos franceses parece ter ajudado o país a conseguir um resultado já melhor que o de Pequim, com oito ouros. Nos Jogos de 2008, o país havia conseguido sete medalhas douradas.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook