Fifa reabre no domingo venda de ingressos para jogos da Copa do Mundo 2014

O Brasil jogará a primeira fase da Copa do Mundo FIFA 2014 contra Camarões, México e Croácia / Foto: Divulgação Fifa

Rio de Janeiro - O Brasil jogará a primeira fase da Copa do Mundo FIFA 2014 contra Camarões, México e Croácia, seleções que compõem o grupo A. A FIFA reabre novamente a venda de ingressos para quem quiser acompanhar a Copa do Mundo de perto no próximo domingo, dia 08 de Dezembro, a partir das 9 horas da manhã. 

Como na primeira etapa das vendas, todos os jogos estarão disponíveis e será feito um sorteio entre os interessados em assistir as partidas da maior competição de futebol do planeta.  No Domingo, seguindo os moldes do que foi feito na Alemanha, em 2006, e na África do Sul, em 2010, os ingressos serão sorteados entre os solicitantes, independente da ordem do pedido. Ou seja, será realizado o sorteio caso haja mais solicitações por jogo e categoria do que a quantidade de entradas disponíveis. Quem for comprar os ingressos no domingo terá duas opções para fazer a compra. Na primeira opção estarão disponíveis entradas para 62 partidas, com exceção da abertura e da final. Pessoas de todos os países do mundo poderão comprar os bilhetes. A segunda opção é para quem pretende assistir a cerimônia de abertura da Copa do Mundo. Só quem mora no Brasil e na Croácia poderá comprar os ingressos para a primeira partida da Copa de 2014. 

O jogo de abertura será entre Brasil x Croácia, no dia 12 de junho, às 17h, em São Paulo. A definição dos grupos foi feita por meio de sorteio com as 32 seleções participantes, nesta sexta-feira, dia 06 de Dezembro, na Costa do Sauípe, Bahia. Quem quiser acompanhar a partida pode comprar os ingressos na Iguana Tickets.  O site disponibiliza ingressos para todas os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Para o confronto contra os mexicanos, por exemplo, existem entradas para todos os setores do estádio Castelão, em Fortaleza. Os preços variam bastante, conforme o local escolhido. A partida decisiva para os brasileiros acontece contra a seleção de Camarões. 

Adversários - O retrospecto da seleção brasileira contra os rivais da primeira fase não poderia ser melhor. Contra Camarões, o Brasil soma três vitórias e uma derrota; contra o México são 22 vitórias, 10 derrotas e seis empates; já a Croácia, o Brasil venceu uma vez e empatou outra. 

Um grupo fácil, se a análise for com base nesses retrospectos. No entanto, um dos grupos da morte, o grupo B, com Espanha, Chile, Austrália e Holanda, deverá ser o algoz do Brasil no cruzamento das oitavas de final. Isso porque o primeiro colocado do grupo A enfrenta o segundo do B e, partindo do pressuposto de que a seleção fique em primeiro, certamente terá de enfrentar Espanha ou Holanda, nada mais nada menos que as duas finalistas do mundial de 2010. Mesmo que dê uma zebra e que uma das duas fique de fora do mata mata, o Chile tem sido uma das melhores seleções sul-americanas atualmente. 

O grupo B, porém, não está sozinho quando o assunto é a alcunha de grupo da morte. Talvez o D, com Uruguai, Itália, Costa Rica e Inglaterra seja ainda mais difícil. Com três seleções campeãs mundiais, será praticamente impossível para a ilha costarriquenha chegar à fase de oitavas de final. 

Em se tratando de deslocamento, os Estados Unidos, no grupo G, com Alemanha, Gana e Portugal, será o país que mais viajará na primeira fase da Copa do Mundo: um total de 6 mil quilômetros. Já a Bélgica, cabeça de chave do grupo H, juntamente com Argélia, Coreia do Sul e Rússia, ao contrário, terá seus jogos em locais mais próximos, somando aproximadamente 700 quilômetros entre os estádios onde disputará as três partidas iniciais. 

Com apresentações musicais recheadas de referências ao mundo do futebol, o evento mais aguardado desde a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo foi apresentado pelo casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert e contou ainda com duetos improváveis de Alcione e Emicida e Vanessa da Mata e Alexandre Pires, logo na abertura. Fugindo ao protocolo, o telão do local exibiu, no início, uma homenagem a Nelson Mandela, morto na quinta-feira. Foram mostradas imagens do líder sul-africano na final da Copa do Mundo de 2010. 

O sorteio - O sorteio dos grupos, ponto alto do evento, teve início cinquenta minutos após a abertura. Os números musicais e os discursos de Joseph Blatter (presidente da FIFA), José Maria Marin (presidente da CBF) e Dilma Rousseff antecederam o sorteio dos países. Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA, contou com ajudantes de peso no sorteio das bolinhas. Oito ex-jogadores foram convidados: Cafu, Geoff Hurst (Inglaterra), Mario Kempes (Argentina), Alcides Ghiggia (Uruguai), Fabio Cannavaro (Itália), Lothar Matthaus (Alemanha), Zinedine Zidane (França) e Fernando Hierro (Espanha). 

A presidenta Dilma, em seu discurso, destacou a mistura do Brasil e do futebol. "Eu acho que a Copa no Brasil tem um significado especial, porque no Brasil, o futebol está em casa. O futebol está no coração de cada brasileiro. Esta será a Copa das Copas, para ninguém esquecer. O Brasil está muito feliz de receber todos nesta Copa, porque somos um povo alegre e acolhedor”", disse. 

Ronaldo, maior goleador da história das Copas, também foi chamado ao palco do sorteio e associou sua marca vitoriosa à dificuldade de se organizar o maior evento futebolístico do mundo. "Fazer 15 gols foi fácil se comparado a organizar uma Copa do Mundo. Mas tenho certeza que a gente vai entregar a melhor Copa do Mundo de todos os tempos", afirmou. 

A Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 ocorrerá em 12 cidades-sede – Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo -, de 12 de junho a 13 de julho. O torneio contará com 32 seleções, entre elas Brasil, Japão, Austrália, Irã e Coreia do Sul, já previamente classificadas.  
 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook