É muita Copa do Mundo: 123 só em 2014; entenda

Ciclismo é uma das modalidades com mais Copa do Mundo, graças aos vários eventos do esporte / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A marca "Copa do Mundo" é registrada pela FIFA no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) aqui no Brasil mas isso não impede que hajam outras dezenas de campeonatos mundiais que utilizem a mesma alcunha mundo afora. Por isso a entidade máxima do futebol constuma se referir ao torneio de futebol como Copa do Mundo da FIFA, a fim de evitar confusões. 

Fazendo um levantamento das diferentes modalidades que utilizam o mesmo termo referente à Copa de futebol se encontra, ao todo, 123 Copas do Mundo - apenas duas, entretanto, no Brasil: a de futebol e a de esgrima. 

Além dessas duas modalidades olímpicas, o basquete mudou recentemente a nomenclatura de sua disputa internacional, de "Campeonato Mundial" para "Copa do Mundo" (a disputa será quadrienal). Outro esporte que realiza uma competição chamada da mesma forma é o rugbi. 

A ginástica também realiza Copa do Mundo, mas em etapas e divididas conforme as modalidades dentro do próprio esporte - artística, rítmica e de trampolim. Outro que chama a atenção pelas disputas anuais é o vôlei de praia; este inovou, no ano passado, ao reunir as duplas dos países melhores colocados nas disputas continentais para um campeonato com premiações graúdas em Campinas, interior de São Paulo. 

Outros esportes chamam a atenção por realizarem uma série de etapas durante a sua respectiva Copa do Mundo. A esgrima, por exemplo, é o esporte que realiza mais provas com o referido nome: são 30 ao todo. Isso porque são três armas (sabre, florete e espada), no masculino e no feminino e em cada etapa apenas uma arma e um gênero aparecem na disputa. 

A natação é outra modalidade que realiza Copa do Mundo, mas diferente da disputa olímpica, essa é em piscina curta (25m). Isso acaba afastando vários atletas, já que o campeonato requere do atleta intensa participação nas provas, chegando a oito aparições diárias na piscina. Ainda nos esportes aquáticos, destaque para a Copa do Mundo de nado sincronizado, de polo aquático (masculino e feminino) e de saltos ornamentais. 

A título de curiosidade, outras modalidades com Copa do Mundo: triathlon, pentatlo moderno, ciclismo, canoagem, remo, hipismo, tênis de mesa, taekwondo, tiro com arco e tiro esportivo. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook