Brasil entra em lista negra do doping; agência russa é suspensa

João Gomes Jr foi um dos brasileiros suspensos por doping em 2015 / Foto: Satiro Sodré / SSPress

Rio de Janeiro – A Agência Mundial Antidoping (Wada) notificou o Brasil após uma reunião do conselho da entidade devido a irregularidades no cumprimento do Código Mundial Antidoping. Bélgica, Espanha, França, Grécia e México também receberam o mesmo alerta, mas a Wada não disse se pelo mesmo motivo.
 
Agora, cada uma das nações têm quatro meses (até o dia 18 de março de 2016) para apresentar planos de melhoria nos pontos em que são falhos. Caso isso não ocorra, a Wada pode descredenciar o Brasil do mesmo modo como fez com a Rússia, que está impedida de ter seus atletas nas competições oficiais da Iaaf (Federação Internacional de Atletismo).
 
A reunião também serviu para descredenciar oficialmente a Rússia. Sua agência antidoping foi suspensa por ter descumprido as regras da Wada. O conselho optou, unanimemente, pela decisão de manter o país afastado do atletismo até que hajam mudanças significativas no controle do doping na Rússia. Andorra, Argentina, Bolívia, Israel e Ucrânia também tiveram suas agências suspensas.
 
 Diversos pontos alertaram a Wada e geraram desconfiança nos membros do comitê. Um deles foi relativo a um laboratório de Moscou, responsável por ter processado sangue e urina de atletas para a federação de atletismo da Rússia, que perdeu seu registro de trabalho e foi suspenso por seis meses.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook