Ciclismo Mountain Bike

 

O circuito de mountain bike não pode ter mais do que 15% de terreno plano, exigindo explosões de força nas subidas e muita velocidade nas descidas / Foto: Rio 2016 / Alex Ferro

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - França   
 

                       

       04                         01                        01


 

      2 - Itália
   

                   

       02                        00                      01


 

       3 - Alemanha

 
                  

       01                       01                       01


 

 

A modalidade   

O ciclismo mountain bike surgiu na Califórnia, na década de 1970, quando ciclistas “aventureiros” usaram suas bicicletas velhas para explorar trilhas e pistas ao norte de São Francisco. Em 1976 esses ciclistas criaram uma corrida que exigia adaptações e modificações nas bicicletas existentes. Assim nascia o ciclismo mountain bike moderno, disciplina que se espalhou rapidamente pelo mundo.
 
O ciclismo mountain bike cross-country fez sua estreia Olímpica em Atlanta 1996 e esteve presente em todas as edições dos Jogos desde então.
 
Nesta disciplina, disputada em terrenos acidentados ou irregulares, o ciclista precisa demonstrar grande habilidade para se adaptar às diferentes situações do trajeto.
 
O circuito tem aproximadamente 5km de extensão, sendo que os homens precisam completar mais voltas que as mulheres. Projetadas para absorver o impacto e atingir altas velocidades, as bicicletas têm pneus largos e amortecedores traseiros e dianteiros. Leves e resistentes, pesam entre 8kg e 9kg.

 

Você Sabia ?

- O circuito de mountain bike não pode ter mais do que 15% de terreno plano, exigindo explosões de força nas subidas e muita velocidade nas descidas.
 
- Uma bicicleta de Mountain Bike pesa menos de 10 kg

- Em terrenos acidentados, os ciclistas devem se adaptar rapidamente às diferentes situações da prova para cruzar a linha de chegada antes dos adversários
 

Razões para assistir 

1. Única chance – No Mountain Bike, o ciclista tem uma única chance para fazer o percurso já que as medalhas são definidas com apenas uma volta.

2. Aventura eletrizante - Apaixonados por aventura se encontram neste esporte, que reúne resistência, velocidade, habilidade e instinto para chegar na frente

3. Início em massa – Tem algo mais agitado que uma largada com vários ciclistas? Pois isso poderá ser visto no ciclismo mountain bike na Rio 2016.

 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook