Hipismo Salto

 

Uma das modalidades mais tradicionais e bonitas das Olimpíadas, o Hipismo integra os Jogos desde 1900, quando as exibições aconteceram em Paris / Foto: Jack Cusano/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Alemanha   
 

                       

       23                         11                        12


 

      2 - Suécia
   

                   

       17                        11                       14


 

       3 - França

 
                  

       12                       12                       10


 

 

A modalidade   

No hipismo Saltos, há dois tipos de provas. No individual, após três eliminatórias, os 20 melhores competem por medalhas em duas rodadas finais, chamadas de finais A e B. O cavaleiro com o melhor desempenho nestas duas fases vence.

Na disputa por equipes, cada uma tem até quatro cavaleiros e o pior resultado é descartado. As oito melhores da primeira fase avançam à final. A classificação final é baseada nas notas dos dois turnos.  Em caso de empate, um circuito chamado de jump-off define o vencedor.
 
O circuito tem de 8 a 12 obstáculos, como barras paralelas, fossos e pequenos muros. Derrubar balizas, colocar as patas na água, refugar ou desviar do obstáculo são faltas.
 
As faltas somam pontos e vence quem contabilizar o menor número de infrações. Algumas faltas são eliminatórias.
 
Você Sabia ?

- O hipismo registra dois dos atletas mais velhos de todos os tempos na disputa dos Jogos Olímpicos. Em 1936, durante as Olimpíadas de Berlim, o austríaco Arthur Von Pongracz tinha 72 anos e 59 dias quando participou das provas. Ele é o segundo atleta mais velho da história olímpica, perdendo apenas para o atirador sueco Oscar Swahn, que tinha 72 anos e 281 dias quando disputou os Jogos da Antuérpia, em 1920

- Entre as mulheres, a amazona britânica Lorna Johnstone é, disparada, a mais velha a ter disputado uma Olimpíada. Ela tinha 70 anos e seis dias quando competiu em Munique, em 1972.

- Completar uma apresentação sem cometer nenhuma falta é "zerar" no jargão do esporte. 

Razões para assistir 

1. Agilidade - A modalidade de hipismo Saltos é a mais dinâmica do esporte, garantindo lances rápidos e saltos perfeitos dos cavalos. 

2. Histórico brasileiro - É a categoria do hipismo em que o brasileiro Rodrigo Pessoa foi campeão olímpica em Atenas 2004, no individual. O conjunto brasileiro também foi bronze em Atlanta 1996 e Sydney 2000. 

3. Beleza dos animais - É o único esporte em que os animais também participam (junto com a prova de hipismo do pentatlo moderno), chamando a atenção por seu pêlo bem cuidado e exibições impecáveis.

 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook