Pentathlon Moderno

 

O Brasil surpreendeu no último dia das Olimpíadas de Londres, em 2012, com a pernambucana Yane Marques conquistando a medalha de bronze histórica / Foto: Buda Mendes/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Hungria   
 

                       

       09                         08                        05


 

      2 - Suécia
   

                   

       09                        07                       05


 

       3 - União Soviética

 
                  

       05                       05                       05


 

A modalidade   

Se os esportes nos Jogos Olímpicos fossem filmes, o Pentathlon certamente seria uma espécie de “Gladiador”. Simplesmente inclui de tudo, inclusive uma lendária história de um jovem cavaleiro francês que, precisando entregar uma mensagem em um cavalo, teve que montar, duelar, atirar, correr e nadar.

Modalidade olímpica desde os Jogos de Estocolmo, em 1912 (e desde 2000 para as mulheres), o Pentathlon Moderno disputado hoje é uma versão contemporânea do Pentatlo clássico, disputado antigamente. 

A disputa começa com uma rodada classificatória de esgrima. Em seguida, os atletas competem nas quatro provas no mesmo dia. O primeiro evento é
a prova de natação; em seguida, os competidores voltam à esgrima, e depois é a vez do hipismo.
 
A combinação do resultado dos três eventos determina a ordem de classificação para a prova combinada de corrida e tiro, com quatro rodadas.
 
Hungria e Suécia dominaram o esporte por muitos Jogos, mas as esperanças britânicas estão altas, após um particular sucesso em 2000, quanto Stephanie Cook foi campeã, e em 2008, com Heather Fell levando a medalha de prata.

O Brasil surpreendeu no último dia das Olimpíadas de Londres, em 2012, com a pernambucana Yane Marques conquistando a medalha de bronze histórica.

 

 Você Sabia ?

- O Pentathlon foi disputado pela primeira vez na 18ª Olimpíada Antiga, em 708 a.C.

- O mais velho campeão do Pentathlon Moderno foi o russo Pavel Lednev, que subiu ao pódio com 37 anos nos Jogos de Moscou, em 1980

- O nome do esporte deriva da palavra grega pente, que significa cinco, e athlon, que quer dizer competição

- Yane Marques nasceu numa pequena cidade no Nordeste brasileiro e entrou no esporte pela natação. Começou no pentatlo moderno em 2003 e, já no ano seguinte, tornou-se campeã brasileira. 

 
Razões para assistir 

1. Compre 1 leve 5 – Esta é uma grande oportunidade de acompanhar cinco esportes ao longo de um dia, com um mesmo ingresso dos Jogos, no complexo esportivo de Deodoro.

2. Brasileira medalhista olímpica - Só de ter Yane Marques no circuito já é uma chance de medalha. A brasileira vem com tudo em busca do seu segundo pódio olímpico.

3. Competições diretas – O Pentathlon Moderno será um dos poucos esportes em que os espectadores verão o início e o fim, sem a necessidade de fases preliminares ou classificatórias.