Tênis de Mesa

 

Desde os Jogos de Seul, em 1988, quanto o Tênis de Mesa foi introduzido ao programa olímpico, a China já ganhou 24 das 28 medalhas de ouro colocadas em disputa  / Foto: Matthew Stockman/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - China   
 

                       

       24                         15                        08


 

      2 - Coréia do Sul
   

                   

       03                        03                       12


 

       3 - Suécia

 
                  

       01                       01                       01


 

  

A modalidade   

Pergunte a um amigo qual o esporte com maior participação no mundo e ele provavelmente responderá que é o futebol. Porém a popularidade do Tênis de Mesa na China (que corresponde a aproximadamente 20% da população mundial) coloca o esporte à frente na lista dos mais disputados.

Com isso, o esporte é dominado pelos chineses nas Olimpíadas. Desde os Jogos de Seul, em 1988, quanto o Tênis de Mesa foi introduzido ao programa olímpico, a China já ganhou 24 das 28 medalhas de ouro colocadas em disputa.

Entretanto, o esporte não nasceu com os chineses.  Em 1900, o tênis de mesa começou a ser disputado por famílias inglesas, que colocavam livros para dividir a mesa ao meio. Desde então, o esporte tem caminhado para se tornar um dos esportes mais velozes do mundo.

A mesa, de 2,74m x 1,525m, tem uma pequena rede que a divide em dois campos. Os jogadores só podem mandar a bolinha no campo do adversário e marcam pontos quanto este não consegue retornar a bola, segundo as regras.

O Tênis de Mesa demanda movimentos rápidos, muita perspicácia e um bom senso de reação. Como no Tênis, o saque é extremamente importante e pode destruir a jogada do adversário.

Desde 1988 até 2004, a modalidade consistia em disputas masculinas e femininas, em duplas e individualmente. Mas a partir de Pequim 2008, as competições em duplas foram substituídas pelas por equipes.

O Brasil ainda não faz parte do seleto hall de 11 países medalhistas olímpicos no esporte e tem, até agora, seis vagas garantidas na Rio 2016.

 

Você Sabia ?

- Durante uma partida, a bolinha pode chegar a uma velocidade de 160 km/h

- No Brasil, o esporte é amplamente conhecido como pingue-pongue

- O Tênis de Mesa foi banido na União Soviética de 1930 a 1950, pois eles acreditavam que a prática do esporte era prejudicial aos olhos

- Demorou muito para acontecer e ainda pode levar algum tempo até se repetir, mas, em Barcelona 1992, o sueco Jan-Ove Waldner se tornou o primeiro atleta não asiático a ganhar o ouro no tênis de mesa

 
Razões para assistir 

1. Velocidade da luz - Você vai se surpreender com os reflexos quase sobre-humanos dos atletas - já imaginou tentar acertar uma bolinha que corta o ar a mais de 200km/h em sua direção?

2. Fãs doidos – Haverá vários fãs chineses e eles podem ser bastante animados quando se trata do Tênis de Mesa.

3. Rally mais doido ainda – Mesmo quando você pensa ser impossível pegar aquela bola, os mesatenistas colocam ela de volta no jogo e continuam disputando aquele ponto por um tempo inacreditável.

 

 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook