Tiro Esportivo

 

Um dos nove esportes presentes nos primeiros Jogos, em 1896, em Atenas, o Tiro é uma das mais antigas modalidades olímpicas representada na Rio 2016 / Foto: Nicolo Zangirolami/ISSF

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

       53                         29                        25


 

      2 - China
   

                   

       21                        13                       15


 

       3 - União Soviética

 
                  

       17                       15                       17


 

 A modalidade   

Um dos nove esportes presentes nos primeiros Jogos, em 1896, em Atenas, o Tiro é uma das mais antigas modalidades olímpicas representada em Londres.

O esporte tem passado por uma longa jornada, desde quando pássaros eram utilizados como alvos (como em Paris 1900). Seu desenvolvimento caminha junto à criação, no começo do século XX, da Federação Internacional de Tiro Esportivo.

Reintroduzido nos Jogos de Los Angeles, em 1936, com apenas dois eventos, o Tiro tem crescido bastante.

São 15 eventos de tiro esportivo, nos quais são utilizados três tipos de arma: carabina, pistola e espingarda. Para cada tipo são realizados três eventos para homens e dois para mulheres – todos individuais.
 
As regras variam em função de diversos fatores: distância até o alvo, tipo de alvo, posição de tiro, número de disparos e tempo para atirar. Por exemplo: nos eventos com carabina e pistola, os competidores precisam atirar num alvo fixo com 10 circunferências em tempo predeterminado, enquanto nos eventos com espingarda os alvos são móveis, lançados ao comando do atirador.
 
Você Sabia ?

- Em Barcelona 1992, a chinesa Zhang Shan se tornou a primeira mulher a vencer uma competição mista de tiro. Desde Atlanta 1996, homens e mulheres competem separadamente.

- Em Antuérpia 1920, o sueco Oscar Swahn se tornou o mais velho medalhista Olímpico da história – ele tinha 72 anos quando conquistou a prata.
 
- Em 1938, durante um treinamento do exército, uma granada explodiu na mão direita do soldado húngaro Károly Takács. Dez anos mais tarde, em
Londres 1948, ele conquistou o ouro na pistola de tiro rápido 25m. Em Helsinque 1952, o mesmo Takács voltou ao pódio: bicampeão Olímpico, ele só atirava com a mão esquerda.

Razões para assistir 

1. Atenção milimétrica - É um verdadeiro teste de precisão, em que as disputas são decididas por milímetros de diferença e exigem mais da capacidade intelectual e psicológica dos competidores do que força física ou resistência

2. Esporte universal – O Tiro esportivo é visto e disputado por todo o mundo, com 100 países competindo nos últimos Jogos Olímpicos. Um número que tende a aumentar no Rio.

3. Tecnologia atual – Os últimos Jogos Olímpicos já apresentaram o que há de mais novo no mercado de Tiro e certamente veremos tecnologias ainda mais recentes na Rio 2016.

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook