Vela

 

Nos Jogos Rio 2016, a competição será composta por 10 eventos – cinco masculinos, quatro femininos e um misto / Foto: Buda Mendes/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Grã-Bretanha   
 

                       

       25                         18                        11


 

      2 - Estados Unidos
   

                   

       19                        23                       17


 

       3 - Noruega

 
                  

       17                        11                       03


 

 

A modalidade   

Após todas as polêmicas envolvendo a poluição da Baía da Guanabara e o lobby para se transferir as provas de vela para fora do Rio, em Búzios, não teve saída: a modalidade será disputada nas águas turvas que margeiam a orla carioca.

Esquecendo a poluição a bela vista que se tem da cidade a partir da Baía de Guanabara será contemplada por centenas de atletas do mundo todo. 

As regatas Olímpicas são disputadas em embarcações com o mesmo design e as mesmas especificações técnicas dentro de cada classe, de modo que o sucesso do velejador depende quase exclusivamente de sua técnica. Características pessoais podem ser decisivas: velejadores muito leves não costumam ter bom desempenho em classes que exigem muita força, como a Finn, por exemplo.
 
Nas regatas, o trajeto é delimitado por boias, que devem ser contornadas por lados específicos. Após uma série de regatas, os 10 melhores velejadores disputam as medalhas em cada classe.
 
Nos Jogos Rio 2016, a competição será composta por 10 eventos – cinco masculinos, quatro femininos e um misto. Em um esporte em que o vento serve de combustível, o vencedor costuma ser o velejador que melhor se adaptar às condições climáticas e de navegação. Assim, uma boa noção de meteorologia pode ser tão valiosa quanto os preparos técnico e físico do atleta.
 
O Brasil tem um excelente retrospecto na Vela, graças a atletas como Robert Scheidt e Torben Grael, campeões recentes do País. Com 16 medalhas (6 ouros, 3 pratas e 7 bronzes), o Brasil ocupa a 10ª posição no quadro da modalidade, no qual 43 nações já subiram ao pódio. 

Você Sabia ?

- O brasileiro Robert Scheidt e o britânico Ben Ainslie são os velejadores mais premiados dos Jogos Olímpicos, com cinco medalhas cada
 
- Um total de 49 classes da vela já fizeram parte do programa Olímpico, incluindo classes com barcos de até 20 toneladas
 
- O dinamarquês Paul Elvstrom, tetracampeão olímpico entre 1948 e 1988, velejou com sua filha Trine nas duas últimas participações nos Jogos – a única vez que um pai e sua filha competiram juntos nos Jogos Olímpicos

Razões para assistir 

1. Táticas perspicazes – As regatas de Vela são extremamente táticas, do início ao fim. É só notar o quanto os velejadores olham para trás para ver onde estão seus adversários.

2. A paisagem da Baía de Guanabara promete inspirar não só os atletas, mas todo o público, que vai presenciar regatas emocionantes nos Jogos Rio 20163. 

3. Brasileiros com chances - A delegação brasileira da Vela é uma das mais vitoriosas dos últimos anos. Além dos carimbados Robert Scheidt e Torben Grael (este como coordenador técnico), a dupla Martine Grael e Kahena Kunze chegam favoritas na classe 49erFX.

 

 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook