Vôlei de Praia

 

A dupla feminina Kerri Walsh e Misty May pode se orgulhar de jamais ter perdido uma partida em Jogos Olímpicos / Foto: Burak Kara/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

       06                         02                        01


 

      2 - Brasil
   

                   

       02                        06                       03


 

       3 - Austrália

 
                  

       01                       00                       01


 

 

 A modalidade   

Na Rio 2016, o Vôlei de Praia será disputado nas areias de Copacabana, por 48 homens e 48 mulheres, que vão fazer de tudo para ficar com a medalha de ouro. Serão 24 duplas em cada categoria, com as preliminares contando com quatro grupos de seis equipes cada, que jogam contra si uma única vez. A partir daí, 16 duplas se classificam para as oitavas de final.

A quadra do esporte tem o mesmo tamanho do vôlei, 16m x 8m, mas é coberta com areia. Ao invés dos seis atletas presentes no Vôlei disputado em quadra coberta, somente dois jogadores formam o time do esporte disputado em local aberto.

Os jogadores e jogadoras vestem menos roupas e o vencedor é definido em uma melhor de três sets, de 21 pontos cada. Caso cada equipe vença um set, o terceiro é disputado em apenas 15 pontos. Para se definir o vencedor de um set, a dupla terá que vencer por uma margem de dois pontos. No Vôlei de Praia, as equipes trocam de lado a cada sete pontos, ou a cada cinco no terceiro set.

Parte da estratégia do esporte consiste em olhar para o traseiro do parceiro ou da parceira. Mas não em uma forma pejorativa, e sim para descobrir quais serão as próximas jogadas e o posicionamento.

Naturalmente, países com praias abundantes parecem ser os que têm mais sucesso no esporte, com muitas expectativas de medalhas recaindo sobre o Brasil. Independente do país vencedor, os torcedores querem que o sol fique forte entre os dias 05 e 21 de agosto.

 

Você Sabia ?

- Substituições não são permitidas nas partidas do Vôlei de Praia

- Após se tornar bicampeão Olímpico nas quadras defendendo os Estados Unidos em Los Angeles 1984 e Seul 1988, Karch Kiraly voltou a faturar o ouro na areia, ao lado de Kent Steffes. No torneio feminino, Jaqueline Silva, levantadora titular do voleibol do Brasil em Moscou 1980 e em Los Angeles 1984, realizou na praia o sonho do ouro Olímpico, ao lado de Sandra Pires, em Atlanta 1996- No sul da Califórnia, onde o esporte teve início, os nudistas ainda jogam partidas, principalmente na Praia Negra

- A dupla feminina Kerri Walsh e Misty May pode se orgulhar de jamais ter perdido uma partida em Jogos Olímpicos. As americanas foram campeãs em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012.

- Já o brasileiro Emanuel Rego e a australiana Natalie Cook são os únicos atletas a terem participado de todos os torneios Olímpicos de vôlei de praia até Londres 2012

- O esporte se tornou olímpico em 1996, em Atlanta e desde então tem se tornado um dos mais populares dos Jogos Olímpicos

Razões para assistir 

1. Princesinha do mar - Nas areias de Copacabana, em meio a um dos cartões-postais mais famosos do Rio de Janeiro, os atletas disputarão o maior título do mundo.

2. Sinais nas costas – Saiba mais sobre as estratégias sinalizadas pelos atletas em uma das mais famosas deixas dos Jogos.

3. Labuta e elegância – Já é difícil o bastante andar na areia sem ter que manter uma bola no ar, certo? Pois os atletas deste esporte fazem isso e ainda com uma elegância que merece aplausos.