Ginástica de Trampolim

 

O trampolim é o “caçula” das disciplinas de ginástica no programa Olímpico, fazendo sua estreia em Sidney 2000 / Foto: Richard Heathcote/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Rússia   
 

                       

       02                         01                        00


 

      2 - China
   

                   

       02                        00                       02


 

       3 - Ucrânia

 
                  

       01                       01                       00


 

 

A modalidade   

A ginástica de trampolim surgiu na década de 1930, quando o primeiro trampolim moderno foi construído por George Nissen e Larry Griswold na Universidade de Iowa.
 
Inicialmente, a cama elástica era usada como ferramenta de treinamento para acrobatas, astronautas e atletas, mas acabou dando origem a um esporte competitivo. O trampolim é o “caçula” das disciplinas de ginástica no programa Olímpico, fazendo sua estreia em Sidney 2000. As disputas fascinam pela beleza plástica e o espírito lúdico das apresentações. Com o auxílio do trampolim, os ginastas podem atingir até oito metros de altura do chão. 
 
Relativamente nova no calendário olímpico, a Ginástica de Trampolim conta com atletas de ao menos 18 anos, que apresentam performances obrigatórias e livres na cama elástica, na fase classificatória. Na rotina livre, os jurados precisam notar ao menos 10 habilidades previamente estabelecidas. Os oito melhores ginastas vão à final e apresentam uma única rotina, opcional.
 
Mesmo com bons resultados e alguns pódios em Campeonatos Mundiais, o Brasil nunca trouxe uma medalha olímpica para casa na Ginástica. Na Rio 2016 seremos representados pelo ginasta Rafael Andrade.

Você Sabia ?

- Além de astronautas e acrobatas, a técnica do trampolim também é utilizada por mergulhadores, ginastas e esquiadores para melhorar suas habilidades acrobáticas

- Após o sinal do árbitro chefe da banca, o ginasta tem até um minuto para iniciar sua série, quando pode dar vários saltos esticados para atingir a altura e estabilidade desejadas – mas se ultrapassar este tempo terá deduções da nota de execução.

- Atletas podem competir com meias ou sapatilhas próprias para o trampolim, mas nada de pés descalços na área de competição.

- É proibido usar joias durante a competição, mas anéis sem pedras são permitidos, desde que estejam presos por uma fita ou esparadrapo da cor da pele.

Razões para assistir 

1. Acrobacias audaciosas – Modalidade mais próxima de uma exibição circense, a Ginástica de Trampolim precisa ser vista!

2. Cama elástica levada a sério - Se você gostava de cama elástica na infância, precisa ver o que esses atletas são capazes de fazer no "brinquedo".

3. Hegemonia chinesa - A China é dona de um terço de todas as medalhas do esporte nos Jogos, tanto no masculino como no feminino, com três ouros, uma prata e quatro bronzes. Então é bom ficar de olho nas habilidades dos chineses.

 

 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook