Rugby

 

O rugby sevens faz sua estreia no Rio 2016, mas esta não é a primeira vez que o esporte aparece nos Jogos Olímpicos  / Foto: Charlie Crowhurst/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos

 

                       

       02                         00                        00


 

      2 - França


   

                   

       01                        02                       00


 

       3 - Grã-Bretanha

 
                  

       00                       02                       00


 

A modalidade   

O rugby sevens faz sua estreia no Rio 2016, mas esta não é a primeira vez que o esporte aparece nos Jogos Olímpicos. A versão “clássica”, com 15 jogadores de cada lado, foi disputada em Paris 1900, Londres 1908, Antuérpia 1920 e Paris 1924.
 
O rugby ainda é um esporte pouco conhecido pelo público brasileiro, principalmente em sua versão feminina, mas as atletas do rugby sevens nacional
chegam bem credenciadas ao Rio 2016. Em 2004 elas foram vitoriosas no primeiro Campeonato Sul-Americano da categoria. Desde então, e até 2014, a seleção venceu todas as edições do evento, sem perder ou empatar uma só partida.
 
Sobre o campo de grama, o ritmo de jogo é acelerado, com os atletas combinando muita velocidade e força física. Ausente dos Jogos Olímpicos há mais de
90 anos, o rugby chega ao Rio 2016 com a promessa de conquistar novos torcedores e adeptos. Os torneios masculino e feminino serão compostos por 12 equipes cada. Os times se enfrentam em partidas de dois tempos de sete minutos.
 
Como bom esporte de equipe, a chave para romper a defesa rival envolve um conjunto de resistência, técnica e tática. O auge da emoção nas partidas são os
tries – pontuações que ocorrem quando a bola é apoiada no campo adversário após ultrapassada a linha de gol.

Você Sabia ?

- Os torcedores costumam assistir às partidas vestindo fantasias, num clima de Carnaval que tem tudo para se encaixar perfeitamente na atmosfera do Rio 2016.

- As partidas têm duração de 14 minutos, divididas em dois tempos de sete minutos. Um máximo de cinco substituições são permitidas por jogo.

- Há quatro formas diferentes de marcar pontos: Try (5 pontos): principal pontuação, quando a bola é apoiada contra o solo na área após a linha de gol; Conversão (2 pontos): logo após marcar um try, o jogador pode marcar mais dois pontos, chutando a bola por cima do travessão e entre os postes do campo adversário a partir de um ponto na linha que passa pelo local onde o try foi marcado; Penalidade (3 pontos): após sofrer uma falta, o jogador pode optar por chutar a bola por cima do travessão e entre os postes do adversário; Drop goal (3 pontos): quando um atleta chuta para o “gol” de qualquer posição do campo.

 
Razões para assistir 

1. Ação e velocidade - O rugby de 7 é um esporte de muita ação e velocidade, em que a combinação entre o talento individual e a jogada coletiva propicia aos espectadores lances espetaculares.

2. Esporte novo, regras novas - Ainda pouco popular no Brasil, o rugby pode ser aprendido facilmente por quem assistir à Rio 2016. 

3. Reestreia histórica - O esporte volta ao calendário olímpico depois de 92 anos fora, e na versão compacta inédita, com 7 jogadores. 

 
 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook