Hipismo Adestramento

 

Uma das modalidades mais tradicionais e bonitas das Olimpíadas, o Hipismo integra os Jogos desde 1900, quando as exibições aconteceram em Paris / Foto: Alex Livesey/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Alemanha   
 

                       

       23                         11                        12


 

      2 - Suécia
   

                   

       17                        11                       14


 

       3 - França

 
                  

       12                       12                       10


 

 

A modalidade   

O hipismo adestramento ocorre em uma área de competição plana, onde o cavaleiro conduz o cavalo na execução de movimentos.  As disputas individuais e por equipes, com três cavaleiros, acontecem simultaneamente e são divididas em três fases:

Grand Prix: são executados movimentos pré-determinados. Por equipes, 6 países avançam. No individual, 32 atletas passam de fase.
 
Grand Prix Special: também tem movimentos pré-determinados. Nesta fase, saem os vencedores por equipes e os 18 finalistas da prova individual.
 
Grand Prix Freestyle: os movimentos são livres e devem ser executados ao som de uma música. Nesta fase são definidos os medalhistas da prova individual.
 
Sete juízes avaliam a precisão dos movimentos, com notas de 0 a 10. Os erros são informados por meio de sinos e, após três erros, o cavaleiro é eliminado. É a modalidade em que o cavaleiro mais precisa estar em sincronia com seu cavalo.

Você Sabia ?

- Apenas homens podiam competir na modalidade Adestramento até os Jogos de Helsinque, em 1952.

- Em Melbourne 1956, o governo australiano, temendo a contaminação de seus rebanhos, impôs que todos os cavalos e éguas que competissem nas Olimpíadas fossem submetidos a uma quarentena longe de seus tratadores. O Comitê Olímpico Internacional (COI), então, decidiu que as provas das Olimpíadas de 1956 de hipismo não seriam disputadas em Melbourne. Assim, as competições da modalidade ocorreram em Estocolmo, na Suécia.

- O primeiro tratado de que se tem notícia sobre o adestramento de cavalos para fins militares remonta a 1.360 a.C. e foi elaborado por Kikkulis, hábil adestrador e professor de equitação do antigo reino de Mitanni, localizado em uma região que hoje abriga parte das terras de Turquia, Síria e Iraque.

Razões para assistir 

1. Perfeita sincronia - No Adestramento é quando o cavalo e cavaleiro mais precisam estar alinhados, pois qualquer movimento em falso pode custar um erro ao conjunto. 

2. Aprendizado - Se assistir com atenção, pode aprender alguns movimentos básicos do adestramento de cavalos. 

3. Disputas simultâneas - As provas do adestramento individual e por equipes ocorrema ao mesmo tempo, o que torna um desafio incrível acompanhar tantos conjuntos. 

 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook