Hipismo CCE

 

Uma das modalidades mais tradicionais e bonitas das Olimpíadas, o Hipismo integra os Jogos desde 1900, quando as exibições aconteceram em Paris / Foto: Harry Trump/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Alemanha   
 

                       

       23                         11                        12


 

      2 - Suécia
   

                   

       17                        11                       14


 

       3 - França

 
                  

       12                       12                       10


 

 

A modalidade   

Uma das modalidades mais tradicionais e bonitas das Olimpíadas, o Hipismo integra os Jogos desde 1900, quando as exibições aconteceram em Paris. No atual cronograma do esporte olímpico são disputadas três modalidades com provas individuais e por equipes: Adestramento, Concurso Completo de Equitação (CCE) e Saltos.

No CCE, cada prova é disputada em um dia diferente. Os cavaleiros competem com o mesmo cavalo nas três provas e as pontuações valem tanto para as disputas individuais quanto por equipes.
 
No Individual, o resultado final é o número total de penalidades acumuladas. Já na disputa por equipes (três ou quatro cavaleiros), apenas a pontuação dos três melhores é levada em conta.
 
Cavaleiro e cavalo precisam de uma relação bastante próxima para boas exibições nas três etapas: adestramento, cross-country e saltos. Durante os quatro dias de competição, homens e mulheres disputam de igual para igual, em equipes e individualmente.
 
No Adestramento, prevê-se movimentos obrigatórios, como passos, trotes e galopes, em área de competição plana. No Cross country, o trajeto é ao ar livre, com obstáculos, tem entre 40 e 45 saltos e deve ser atravessado dentro do tempo concedido e com o menor número de faltas. Por fim, nos Saltos, prevê-se 9 a 12 obstáculos mais simples que os do cross country. Os 25 melhores cavaleiros disputam uma segunda rodada de saltos.

Você Sabia ?

- Há dois níveis de idade mínima para competir no Hipismo olímpico: um para os cavaleiros e amazonas (18 anos) e um para os cavalos (7 anos)

- O canadense Ian Millar, que conquistou a prata por equipes nos Jogos de Pequim, em 2008, foi o atleta mais velho competindo em qualquer evento esportivo daquele ano. Ele conseguiu a medalha aos 61 anos.

- Quando um animal se recusa a saltar um obstáculo, o termo técnico utilizado para isso é "refugo". 
 

Razões para assistir 

1. Ar livre - Uma modalidade completamente disputada ao ar livre, o hipismo CCE será sediado em Deodoro, no Centro Nacional de Hipismo. 

2. Rivalidade de gênero – São muito poucos os esportes em que homens e mulheres competem igualitariamente e o Hipismo é um destes. Então quando os competidores estão na arena, há uma rivalidade a mais, além daquela entre os países.

3. Sincronia perfeita - Você vai se surpreender com a sincronia entre cavaleiro e cavalo nas provas de hipismo CCE.