Com uniforme polêmico e um show de penais perdidos, Argentina perde de virada para a Inglaterra

Argentina e Inglaterra fizeram o primeiro grande jogo da Copa do Mundo de Rugby na Nova Zelândia, em partida disputada no último sábado, dia 10 de Setembro / Foto: Divulgação Nova Zelândia -  Argentina e Inglaterra fizeram o primeiro grande jogo da Copa do Mundo de Rugby na Nova Zelândia, em partida disputada no último sábado, dia 10 de Setembro. Os argentinos foram melhor até a parte final da partida, mas desperdiçaram muitos penais e permitiram que os ingleses virassem o jogo nos últimos 14 minutos. O inglês Jonny Wilkinson, mesmo numa noite irreconhecível, marcou 8 pontos dos 13 conquistados pela Inglaterra.

A Inglaterra entrou em seu primeiro jogo da Copa do Mundo de Rugby 2011, com um uniforme todo preto, causando polêmica com a Nova Zelândia, a seleção da casa, que é apelidada de “All Balcks”, por sempre ter usado o uniforme todo preto.

Logo no primeiro lateral do jogo, a Argentina interceptou o lançamento inglês, começou uma grande pressão dentro da linha das 22, aos cinco minutos de jogo. Os “All Blacks ingleses” se safaram em cima da linha do try, mas logo em seguida o experiente Contepomi converteu um penal, abrindo 3x0 para os Pumas.

Com o grande começo de partida, a Argentina que estava jogando com muita garra, poderia ter disparado no placar, mas a chuva de penais perdidos começou com Martín Rodriguez. A Inglaterra foi se achando em campo, e aos 11 minutos conseguiu um penal perto do meio de campo. Wilkinson empatou o jogo com chute espetacular.

Aos 16 minutos, os Pumas conseguiram perder dois penais seguidos, um com Martín e outro com Contepomi. A Argentina estava com grande volume de jogo, dominando os ingleses, mas pecava nos chutes perdidos. Com 19 minutos, Martín Rodriguez, apenas na quarta tentativa, conseguiu marcar de novo, Pumas 6x3.

Aos 25 minutos, a Inglaterra roubou a bola, e armou um contra-ataque com Foden. Martín se redimiu dos penais perdidos, com um tackle certeiro, salvando a Argentina de levar o primeiro try.

Depois da metade do primeiro tempo, a Inglaterra equilibrou o jogo, ainda errando muito e cedendo muitos penais. A situação inglesa piorou mesmo depois do Dan Cole levar cartão amarelo e deixar os ingleses com 14 jogadores durante 10 minutos. No final do primeiro tempo, Martín desperdiçou o quarto penal da partida para os Pumas.

Os argentinos voltaram para o segundo tempo com o mesmo volume de jogo, aproveitando os buracos na defesa inglesa que ainda estava com um jogador a menos. Numa jogada que quase saiu try dos Hermanos, Martín converteu mais um penal. Pumas 9x3.

O técnico da Inglaterra, Martin Johnson, mudou a equipe logo nos primeiros minutos de jogo da segunda etapa e tirou sua aposta para half-scrum, Wigglesworth, e colocou Youngs, que na sua primeira jogada conseguiu um penal para o time europeu.

Os torcedores que acompanhavam a partida não estavam acreditando no número de penais perdidos por ambas equipes. Wilkinson, com mais 250 pontos em Copas do Mundo, perdeu o terceiro penal para o lado dos ingleses. Assim como os argentinos, os ingleses também erravam.

Com tantos erros de chute, Wilkinson começou a pedir lateral nos penais, e aos 62 minutos, Youngs furou a linha argentina e marcou para os ingleses, com a conversão de Wilkinson. Inglaterra 10x9. Depois de perder seis penais, aos 74 minutos, Wilkinson acertou o pé e fechou o placar da partida, e a vitória para os Ingleses. Inglaterra 13x9.

Mesmo com uma partida muito ruim, durante o primeiro tempo até a metade do segundo, os “All Blacks ingleses” conseguiram sair com uma vitória suada para cima da Argentina, que foi acabou castigada pelo número de penais perdidos. O outro jogo do Grupo B, foi entre Escócia e Romênia. Os escoceses venceram por 43x24.

Na próxima rodada do Grupo B, no dia 17 de setembro, a Argentina jogará contra a Romênia em Invercargill. Já os Ingleses enfrentarão a Georgia no dia 18 de setembro em Dunedin.