Sem surpresas, as principais seleções se classificam para as quartas-de-finais da Copa do Mundo de Rugby

Marcando 12 trys na partida, os Springboks venceram por 87 a 0, e dispararam na liderança do Grupo D com 14 pontos, ficando a um passo das quartas-de-finais / Foto: Divulgação/IRBNova Zelândia - A primeira fase da Copa do Mundo de Rugby na Nova Zelândia acabou. Foram 40 jogos de alto nível, sem muitas surpresas. Irlanda, País de Gales, Inglaterra, França, África do Sul, Austrália, Argentina e Nova Zelândia se classificaram para as quartas-de-finais. Os jogos da segunda-fase, serão disputados nos dias 8 e 9 de outubro.

Grupo A (Nova Zelândia, França, Tonga, Canadá e Japão) – No Grupo A, sem muitas dificuldades, os All Blacks conseguiram a melhor campanha da primeira fase. Além de vencer todos os jogos, terminaram a primeira fase da competição com a pontuação máxima. Foram quatro vitórias, anotando 36 trys, totalizando 240 pontos. O segundo lugar do grupo, ficou com a França com 9 pontos. A campanha francesa na primeira fase foi preocupante para seus torcedores. Nos quatros jogos disputados, foram duas vitórias (Japão e Canadá) e duas derrotas (All Blacks e Tonga), anotando apenas 13 trys e totalizando 124 pontos.

Nas quartas-de-finais, a Nova Zelândia irá enfrentar a Argentina, no dia 9 de outubro em Auckland. A boa notícia é que os All Blacks, com a melhor campanha da primeira fase, vem com uma motivação a mais. A má notícia para os neozelandeses é o corte do abertura Daniel Carter da Copa do Mundo, o jogador mais diferenciado do elenco. Na Copa do Mundo de 2007, na França, o Dan Carter também se machucou e foi cortado exatamente na mesma fase contra os franceses, e a Nova Zelândia, que era a favorita ao título, acabou eliminada precocemente do Mundial. Já os franceses, depois da primeira fase irregular, irão enfrentar a invicta Inglaterra, dia 8 de outubro em Auckland.

 

Grupo B (Inglaterra, Argentina, Escócia Geórgia e Romênia) – O Grupo B foi o mais disputado da primeira fase, com jogos emocionantes. Destaque para a seleção argentina. A Inglaterra, com 18 pontos, conseguiu de forma invicta o primeiro lugar do grupo, anotando 18 trys e totalizando 137 pontos. Já a Argentina, conseguiu a classificação para segunda fase de forma heroica. No primeiro jogo, uma derrota injusta contra os ingleses por 13 a 9. No jogo seguinte passou sem dificuldade pela Romênia. Na terceira e decisiva rodada, disputou o segundo lugar do grupo contra a Escócia, no jogo mais emocionante da primeira fase. Os Pumas, ficaram atrás no placar o jogo inteiro, mas nos minutos finais, os argentinos conseguiram uma virada histórica, vencendo os escoceses por 13 a 12, garantindo a segunda colocação do Grupo B.

A Inglaterra, com 100% de aproveitamento no Mundial, irá enfrentar a França, que teve uma campanha irregular na primeira fase. O jogo será disputado em Auckland, dia 8 de outubro. Com o segundo lugar do grupo, os argentinos irão jogar contra a seleção da casa, a Nova Zelândia, dia 9 de outubro em Auckland.

 

Grupo C (Irlanda, Austrália, Itália, Estados Unidos e Rússia) – No Grupo C, ocorreu a única surpresa desse Mundial. A campeã do Tri Nations, Austrália, uma das favoritas ao título, ficou com o segundo lugar do grupo. A Irlanda, que teve uma preparação para Copa do Mundo muito irregular, conseguiu o primeiro lugar, com 17 pontos, marcando 15 trys e totalizando 135 pontos. Na terceira rodada, os irlandeses venceram os Wallabies por 15 a 6. Já os australianos com três vitórias e uma derrota, marcaram 25 trys, totalizando 173 pontos.

A invicta Irlanda, irá enfrentar o País de Gales na segunda fase da competição, dia 8 de outubro em Wellington. A Austrália, com o segundo lugar do grupo, irá disputará uma vaga nas semifinais contra os atuais campeões da Copa do Mundo, os Sul-africanos. O jogo será no dia 9 de outubro, na cidade de Wellington.

 

Grupo D (África do Sul, País de Gales, Samoa, Fiji e Namíbia) – No Grupo D, África do Sul e País de Gales conseguiram a classificação de forma tranquila. Os atuais campeões da Copa do Mundo, os sul-africanos, não tiveram problemas e de forma invicta garantiram a primeira colocação do grupo, com 18 pontos, 21 trys anotados, totalizando 166 pontos. Já País de Gales teve que se contentar com a segunda vaga do grupo, depois de perder para os Springboks logo na segunda rodada, em um jogo muito emocionante. Os africanos venceram por 17 a 16. Os galeses com três vitórias e uma derrota, anotaram 23 trys, totalizando 180 pontos na primeira fase.

No dia 9 de outubro, a África do Sul jogará contra a Austrália em Wellington. Já os galeses, segundo colocado do grupo, irão jogar contra a Irlanda, dia 8 de outubro também em Wellington.

 

 

Data e horários das quartas-de-finais:

 

ESPN/HD - 8 de outubro, 2h, em Wellington:

Irlanda x País de Gales

ESPN/HD -8 de outubro, 4h30, em Auckland:

Inglaterra x França

ESPN/HD - 9 de outubro, 2h, em Wellington:

África do Sul x Austrália

ESPN/HD - 9 de outubro, 4h30, em Auckland:

Nova Zelândia x Argentina


Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook