Brasil conquista medalha de bronze na 2ª Etapa da Copa do Mundo

Segunda Etapa da Copa do Muno de Remo foi disputada entre os dias 16 e 18 de junho em Poznan, na Polônia / Foto: Detlev Seyb/World Rowing

Polônia - Foi disputada no último final de semana, entre os dias 16 e 18 de junho, a 2ª Etapa da Copa do Mundo de Remo, em Poznan, na Polônia. Foram 500 atletas de 39 países competindo em provas de 23 categorias. Com seis barcos inscritos, o Brasil levou a medalha de bronze no Dois Sem Peso Leve Masculino, com a dupla Xavier Vela Maggi e Willian Giaretton.
 
Inicialmente com quatro barcos inscritos, a prova do Dois Sem Peso Leve Masculino (LM2-) foi disputada por três países: Irlanda, Inglaterra e Brasil. Na prova inicial, os remadores brasileiros obtiveram um bom resultado e chegaram à frente da Inglaterra e apenas sete décimos atrás da Irlanda, campeã na 1ª Etapa da Copa do Mundo e no Campeonato Europeu. Na prova final, Willian e Xavier conquistaram a medalha de bronze. A disputa foi acirrada, com apenas quatro segundos de diferença entre o primeiro e o terceiro colocados.
 
A remadora Milena Viana competiu no Single Skiff Feminino (W1x). Ela classificou-se em 6º lugar na Eliminatória que participou, resultado que a levou para a Repescagem. Com o resultado seguinte, Milena disputou a Final C da categoria e terminou com a 18º colocação geral. Esta foi a estreia da remadora em uma Copa do Mundo. Segundo o coordenador técnico da seleção, Marcello Varriale, a atleta fez uma boa prova na eliminatória e conseguiu seu melhor tempo. Milena segue na Europa em preparação para o Mundial Sub 23, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de julho na Bulgária.
 
Lucas Verthein, medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior de 2016, competiu no Single Skiff Masculino (M1x), estreando na categoria Sênior. O remador iniciou com o 4º lugar na Eliminatória, classificando-se para a Repescagem e posteriormente para a Final C, onde terminou com o 15º lugar geral. De acordo com Varriale, Lucas teve boas disputas e superou adversários sênior. O atleta segue agora em preparação para o Mundial Sub 23.
 
O remador Sub 23, Uncas Batista, disputou a prova do Single Skiff Peso Leve Masculino (LM1x), com 24 barcos inscritos. Varriale explica que o atleta fez uma grande competição, superando muitos adversários sênior e entrando em uma Final A depois de ter passado a frente de conhecidos adversários, como a Argentina. Uncas conquistou o 2º lugar na bateria de sua Eliminatória, classificando direto para a Semifinal A/B, onde ficou em 3º Lugar. Na Final A, prova muito disputada desde o início, finalizou com a 6ª colocação geral. O resultado demonstra potencial para o mundial da categoria em julho.
 
Na equipe de remo adaptado, Renê Pereira disputou o PR1 Single Skiff Masculino (PR1 M1x). O atleta conseguiu bons resultados com a 1ª colocação na Eliminatória e 2º lugar na Semifinal A/B. Na Final A, terminou com a 6ª colocação geral. A dupla Josiane Lima e Michel Pessanha competiu no PR2 Double Skiff Misto (PR2 Mix2x). A prova possuía seis barcos inscritos, por isso foi disputada apenas uma prova inicial antes da Final. Os atletas conquistaram a 4ª colocação na prova inicial e o quinto lugar na Final A.
 
Os atletas da equipe olímpica viajaram acompanhados do coordenador técnico da Seleção Brasileira de Remo, Marcello Varriale, e do técnico Paulo Vinicius Alves de Souza, do Clube Botafogo de Futebol e Regatas. A equipe paralímpica viajou acompanhada do técnico César Moreira, do fisioterapeuta Rafael Jacob e do chefe de delegação Guilherme Soares.
 
O próximo compromisso internacional da equipe olímpica é a 3ª Etapa da Copa do Mundo, que acontecerá entre os dias 07 e 09 de julho, na Suíça. Os atletas seguem em treinamento e concentração na França. Os remadores Uncas e Lucas retornam ao Brasil para cumprir os compromissos de competição com seu clube de origem, Botafogo de Futebol e Regatas, retornando em seguida para disputar a Copa do Mundo e o Mundial sub23.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook