"Sua Majestade" Cesar Cielo e Fabiana Murer são os melhores atletas de 2011

Cesar Cielo e Fabiana Murer são os melhores atletas de 2011 / Foto: Wander Roberto / COBRio de Janeiro - Cesar Cielo e Fabiana Murer são os melhores atletas brasileiros de 2011. Após votação através de um colégio eleitoral e do público, via Internet, o anúncio dos vencedores foi feito na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na noite desta segunda-feira, dia 19, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 2011 a saltadora com vara Fabiana Murer fez história ao conquistar o primeiro titulo mundial do atletismo brasileiro, obtido em Daegu, Coréia do Sul, após saltar 4m85, a segunda melhor marca do ano. Nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 conquistou a medalha de prata, com 4m70. No 104th Millrose Games - Indoor, em Nova Iorque, obteve o primeiro lugar com o salto de 4m74. "Estou muito contente em receber o Prêmio Brasil Olímpico mais uma vez. Quero agradecer em quem votou em mim, quem reconhece o meu trabalho e meu esforço", disse Fabiana Murer. "Nós teremos um ano muito importante já que se trata de um ano olímpico. Já voltei a treinar e vou usar toda a minha força de vontade para buscar essa medalha em Londres", afirmou Murer.

Maior nome da história da natação brasileira, em 2011 Cesar Cielo foi campeão mundial nos 50m livre e 50m borboleta, em Xangai, China. Nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 conquistou quatro medalhas de ouro para o Brasil, nos 50m livre, 100m livre, 4x100m livre e 4x100m medley. Cielo subiu ao palco para receber seu terceiro Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta do ano visivelmente emocionado. "Foi um ano de muita superação e novos desafios em minha carreira. A gente cai no buraco e fica difícil enxergar fora dele", disse Cielo, lembrando quando foi acusado de doping. Acusação rechaçada pelo Tribunal Federal do Esporte (CAS), que comprovou a inocência do nadador no caso. "Minha fé me segurou esse ano e aqui estou como bicampeão mundial. A gente pode muito mais do que imagina. Tudo o que passei esse ano vai servir de aprendizado para o ano que vem, quando vou defender meu título olímpico. Esse prêmio era o carinho que faltava para eu saber que estou de volta", afirmou o nadador.

Além dos vencedores, concorreram ao prêmio de Melhor Atleta do Ano Fabiana Beltrame (remo) e Maurren Maggi (salto em distância), no feminino; Diego Hypólito (ginástica artística) e Emanuel Rego (vôlei de praia), no masculino. "Este ano foi muito bom para o esporte brasileiro, com diversas conquistas de campeonatos mundiais, sendo alguns inéditos. Por isso estamos aqui celebrando uma noite muito especial, homenageando aqueles que ajudam a construir nossos melhores sonhos, os atletas", disse o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Além do presidente do COB e de diversos atletas, estiveram presentes à cerimônia, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes; presidentes Confederações Brasileiras Olímpicas, entre outros.
A escolha dos melhores atletas em cada uma das 47 modalidades olímpicas e pan-americanas (ver lista abaixo) e a definição dos três indicados em cada categoria, masculina e feminina, para concorrer ao Troféu Melhor Atleta do Ano foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Este mesmo júri já apontou os vencedores a melhor do ano. Esses votos tiveram 50% de peso na eleição final, após computados os votos dos internautas.

Em sua 13ª edição, o Prêmio Brasil Olímpico foi apresentado em um formato inédito. Seguindo a linguagem sugerida pelo próprio Theatro Municipal, o evento foi concebido como uma peça teatral em quatro atos, cada ato contando um pouco da caminhada do atleta nos quatro anos que antecedem a disputa dos Jogos Olímpicos. Jair Oliveira e Zélia Duncan foram as atrações musicais da cerimônia.

Além do troféu aos Melhores do Ano, o Prêmio Brasil Olímpico fez uma série de outras homenagens. O argentino Rubén Magnano, da seleção masculina de basquete, e Rosicleia Campos, da equipe feminina de judô, foram escolhidos os Melhores Técnicos de 2011. O projeto "Jovens Talentos de Badminton", da Federação Piauiense de Badminton, implantado em diversas escolas públicas de Teresina (PI), receberam o 'Troféu Comitê Olímpico Internacional - Esporte e Responsabilidade Social'. Os atletas Malu Martins e André Amorim receberam o prêmio de melhores atletas das olimpíadas escolares, de 12 a 14 anos; Tamiris de Liz e Luiz Altamir Melo foram premiados na categoria 15 a 17 anos. Por indicação da Confederação Brasileira de Desportos Universitários, Sabine Heitling e João Luiz Gomes Junior foram premiados como os melhores atletas universitários.

Uma homenagem especial das mais aguardadas da noite foi a entrega do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que premia desportistas que se destaquem por valores como eficiência técnica, esportividade, companheirismo, sentido de coletividade e respeito ao próximo, entre outros. Este ano, o homenageado foi o criador do saque "Jornada nas Estrelas", com mais de 500 jogos pelo Brasil, Bernard Rajzman.
Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, Bernard conquistou na Seleção Brasileira sete títulos Sul-americanos (1973, 75, 77, 79, 81, 83 e 87), um título Pan-americano (1983), o vice-campeonato Mundial de 1982 e a terceira colocação na Copa do Mundo de 1981. Disputou ainda os Jogos Olímpicos Montreal 1976 e Moscou 1980. Em 2005, foi o primeiro brasileiro indicado para integrar o Hall da Fama do vôlei mundial em Massachussets, nos Estados Unidos. Bernard é Presidente da Comissão de Atletas do COB, vice-presidente da Academia Olímpica Brasileira e será o chefe da missão brasileira nos Jogos Olímpicos Londres 2012. "Impossível descrever em palavras a emoção que estou sentindo este momento com este maravilhoso reconhecimento do meu país. Vou traduzir essa energia positiva em muito mais trabalho em prol do esporte brasileiro", disse Bernard.

O prefeito do Rio Eduardo Paes foi homenageado pelo COB pela criação do Time Rio, programa de apoio da Prefeitura do Rio a um grupo de 13 atletas em nove modalidades, visando aos Jogos Olímpicos Londres 2012. Antes do início da cerimônia foram homenageados os presidentes das Confederações Brasileiras Olímpicas e Pan-americanas, que receberam um diploma em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas Confederações em 2011. Também receberam homenagem Adriana Behar, Chefe de Missão Brasileira nos Jogos Sul-americanos Manta 2011, e Sebastião Oliveira, criador do projeto Miratus de badminton, na favela da Chacrinha, no Rio.
Os melhores de 2011 em cada modalidade:


Atletismo - Fabiana Murer
Badminton - Daniel Paiola
Basquete - Marcelo Huertas
Boliche - Marcelo Suartz
Boxe - Everton Lopes
Canoagem slalom - Cássio Petry
Canoagem velocidade - Nivalter Santos
Ciclismo BMX - Renato Rezende
Ciclismo estrada - Murilo Fischer
Ciclismo mountain bike - Rubens Valeriano
Ciclismo pista - Sumaia Ribeiro
Desportos na neve - Mirlene Picin
Desportos no gelo - Luiz Fernando Manella
Esgrima - Guilherme Toldo
Esqui aquático - Marcelo Giardi
Futebol - Neymar Santos
Ginástica artística - Diego Hypólito
Ginástica de trampolim - Giovanna Matheus
Ginástica rítmica - Angélica Kvieczynski
Handebol - Chana Masson
Hipismo - adestramento - Luiza Almeida
Hipismo - CCE - Serguei Fofanoff
Hipismo - saltos - Bernardo Alves
Hóquei sobre grama - Thalita Cabral
Judô - Leandro Guilheiro
Karatê - Lucélia Brose
Levantamento de peso - Fernando Reis
Lutas - Aline Ferreira
Maratona aquática - Poliana Okimoto
Natação - Cesar Cielo
Natação sincronizada - Nayara Figueira
Patinação artística - Marcel Stürmer
Pentatlo moderno - Yane Marques
Polo aquático - Marina Canetti
Remo - Fabiana Beltrame
Rugby 7 - Diego Lopez
Saltos ornamentais - Cesar Castro
Squash - Thaisa Serafini
Taekwondo - Marcio Ferreira
Tênis - Rogério Dutra
Tênis de mesa - Hugo Hoyama
Tiro com arco - Ana Marcelle dos Santos
Tiro esportivo - Ana Luiza Ferrão
Triatlo - Reinaldo Colucci
Vela - Robert Scheidt / Bruno Prada
Vôlei de praia - Emanuel Rêgo
Vôlei - Murilo Endres
Os vencedores das edições anteriores do Prêmio Brasil Olímpico:

1999 - Maurren Maggi (atletismo) e Gustavo Kuerten (tênis)
2000 - Leila Barros (vôlei) e Gustavo Kuerten (tênis)
2001 - Daniele Hypolito (ginástica artística) e Robert Scheidt (vela)
2002 - Daniele Hypolito (ginástica artística) e Nalbert (vôlei)
2003 - Daiane dos Santos (ginástica artística) e Fernando Meligeni (tênis)
2004 - Daiane dos Santos (ginástica artística) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo)
2005 - Natália Falavigna (taekwondo) e João Derly (judô)
2006 - Laís Souza (ginástica artística) e Giba (vôlei)
2007 - Jade Barbosa (ginástica artística) e Thiago Pereira (natação)
2008 - Maurren Maggi (atletismo) e Cesar Cielo (natação)
2009 - Sarah Menezes (judô) e Cesar Cielo (natação)
2010 - Fabiana Murer (atletismo) e Murilo Endres (vôlei)
2011 - Fabiana Murer (atletismo) e Cesar Cielo (natação)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook