Brasil vai para mais uma final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno

 A brasileira terminou em nono na sua bateria, somando 3748 pontos, garantindo lugar na grande final, no sábado / Foto: DivulgaçãoChina - A pentatleta Yane Marques confirmou porque é o principal nome brasileiro no Pentatlo Moderno. Nesta quinta-feira, a pernambucana passou pela semifinal da quarta e última etapa da Copa do Mundo da modalidade, realizada na China.

A qualificação feminina reuniu em Chengdu, pequena cidade da província de Sichuan, 56 pentatletas de todo o mundo. A brasileira terminou em nono na sua bateria, somando 3748 pontos, garantindo lugar na grande final, no sábado.

Na competição chinesa, as provas de natação, esgrima e o evento combinado de tiro e corrida aconteceram no luxuoso Centro de Pentatlo Moderno Pierre de Coubertin. O estádio foi o primeiro no mundo construído exclusivamente para competições da categoria e foi inaugurado há menos de um ano para o Campeonato Mundial, em setembro passado.

Yane, que faz parte do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife, o Salesiano/Powerade-PE, e integra como sargento a Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ), enfrentou sua primeira prova na China dentro da piscina. Na sua bateria, nadou os 200 metros livre no quinto melhor tempo, 2min16s64, conquistando 1164 pontos.

No sábado, Yane Marques vai tentar se manter entre as primeiras para garantir sua participação na grande final da Copa do Mundo, em 9 de 10 de julho na Inglaterra. Na ocasião, vão estar presentes somente as 36 pentatletas mais bem colocadas do ano, levando em consideração todas as quatro etapas do torneio. Até o momento, a brasileira é a quarta.