Cesar Cielo, Sua Majestade, ajuda Brasil a subir no ranking da "Nations of Sports"
São Paulo - A Havas Sports & Entertainment (HS&E) divulgou o estudo “Nations of Sports”, que leva em consideração o desempenho esportivo de países (ranking de medalhas) conforme a performance em mundiais e Jogos Olímpicos. Desde 2005, quando o estudo começou a ser realizado, esta é a primeira vez que o Brasil entra no Top 20, figurando em 17º lugar com 75 medalhas, sendo 27 de ouro, 19 de prata e 29 de bronze.
A pesquisa avaliou 119 países que ganharam nas últimas competições, pelo menos, uma medalha em esportes olímpicos, automobilísticos ou modalidades reconhecidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Entre os países do ranking, o Brasil teve o maior progresso, subindo nove posições em apenas um ano (em 2010, estava no 26º lugar) e conquistando 12 títulos.
Considerando somente as modalidades olímpicas, o país alcançaria o 13º lugar, 14 posições acima em relação ao ano anterior. “O fato de o Brasil ter sido escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016 é um dos motivos deste crescimento. Com a proximidade do evento, os esportes olímpicos ganham maior destaque e investimento. Além disso, os atletas apresentam motivação extra para ter um grande desempenho em casa”, afirma Eduardo Corch, diretor da HS&E.
Apesar de o Brasil ser conhecido como o país do futebol, o esporte que mais rendeu medalhas nos últimos anos foi a natação, com 14 títulos (oito de ouro, uma de prata e cinco de bronze), sendo seis delas conquistadas por Cesar Cielo. O segundo e terceiro lugar ficaram com patinação/skate e vôlei, ambos com nove medalhas. O futebol aparece na sexta posição, com quatro.
Em 2011, o Brasil assumiu a liderança do ranking dos países da América Latina, superando em 15 medalhas o segundo colocado, o México, que liderava no ano anterior. Segundo Corch, a principal diferença do Brasil em relação aos concorrentes latinos é sua multidisciplinaridade esportiva. “Enquanto muitos países concentram suas medalhas em poucas modalidades, o Brasil consegue diversificar seu êxito. Ganhamos, pelo menos, uma medalha em 24 esportes diferentes, e isso é muito importante para um país que vai sediar as Olimpíadas, além de estimular os investimentos em outras modalidades fora o futebol, vôlei e natação”, completa o diretor.
Metodologia - Dividido em diversas categorias, o estudo contabiliza todas as medalhas (ouro, prata e bronze) que foram conquistadas em competições oficiais, usando a mesma metodologia do Comitê Olímpico Internacional (COI). Cada um dos 1.642 primeiros colocados tem o mesmo peso no ranking e não há distinção entre esportes ou disciplinas. Como o interesse para cada esporte difere em cada país, optou-se por tratar todos com a mesma importância. A pesquisa foi concluída em 25 de novembro de 2011, portanto, não entram na classificação as medalhas conquistadas após essa data. O estudo é realizado anualmente desde 2005 pela HS&E em todo o mundo.
Sobre a Havas Sports & Entertainment - A Havas Sports & Entertainment é a rede mundial de esporte, comunicação, entretenimento da Havas Media e opera globalmente através de 20 escritórios em quatro continentes (França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália, Holanda, Alemanha, Bélgica, África do Sul, Polônia, Índia, China, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Argentina, Peru, Brasil e Rússia).
Seus 400 profissionais oferecem suporte estratégico e operacional para as marcas, mídia e instituições. Trabalham para conectar as marcas com o mundo do esporte, cinema, música, games, artes e celebridades, gerando experiências e conteúdos exclusivos para o consumidor. A Havas Sports & Entertainment tem como principal função a geração de negócios nestes segmentos, com foco em consultoria, ativação (conteúdo de marca, RP, mídias sociais e eventos) e mensuração de resultados.