Cinema contará a história do esporte olímpico brasileiro

Nove filmes médias-metragens e um longa, assinado pelo cineasta Ugo Giorgetti, contarão a história do esporte olímpico no Brasil. Trata-se do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, lançado na segunda-feira, dia 11 de Julho, em São Paulo / Foto: Agência PetrobrasSão Paulo - Nove filmes médias-metragens e um longa, assinado pelo cineasta Ugo Giorgetti, contarão a história do esporte olímpico no Brasil. Trata-se do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, lançado na segunda-feira, dia 11 de Julho, em São Paulo.

Além de contribuir para o desenvolvimento de um acervo audiovisual sobre o esporte olímpico no País, o projeto também tem como objetivo homenagear grandes nomes do esporte nacional, difundir e estimular a prática esportiva.

Parte do programa Petrobras Esporte & Cidadania, o Memória do Esporte Olímpico Brasileiro é uma iniciativa inédita no Brasil: os filmes serão produzidos e escolhidos por seleção pública de âmbito nacional. Os média-metragens serão documentários de 26 minutos, e o longa abrirá a mostra que será realizada ao final do projeto. Giorgetti é convidado especial.

O Ministério do Esporte integra o programa da Petrobras na vertente Esporte de Rendimento: a empresa utiliza os recursos da Lei do Incentivo ao Esporte para apoiar confederações de boxe, esgrima, taekwondo, remo e levantamento de peso. Outras vertentes são Esporte Educacional (que apoia projetos esportivos voltados para a inclusão social) e Esporte de Participação (por meio do qual a Petrobras apoia iniciativas desportivas em todo o país, voltadas para o bem-estar e interação social da população). Até 2014, a Petrobras vai investir R$ 265 milhões no programa.

Cinemateca - O Memória do Esporte Olímpico Brasileiro foi lançado na Cinemateca de São Paulo, em cerimônia que reuniu Carlos Magalhães, diretor-executivo da Cinemateca Brasileira; Wilson Santarosa, gerente-executivo de Comunicação Institucional da Petrobras; Eliane Costa, gerente de Patrocínio da Petrobras; e Daniela Greeb, presidente do Instituto de Pesquisas Relacionais (IPR), que será o responsável pela coordenação do projeto, desde a abertura do edital até a conclusão e exibição dos filmes.

A cerimônia também contou com a presença de Wlamir Marques, medalhista de bronze no basquete brasileiro nas Olimpíadas de Roma, em 1960. A atuação de Wlamir inspirou o jornalista José Trajano, diretor da ESPN Brasil e um dos idealizadores do projeto, a se interessar por esporte. “O projeto vai contar para novas gerações a história de grandes brasileiros que estão na estrada olímpica. Isso sim é uma oportunidade de ouro”, afirmou Trajano, também presente à cerimônia. “Para nós, registrar a memória do esporte é um ato de cidadania”, contou Daniela Greeb, do IPR.

“O programa vai mudar a realidade de muitas crianças e jovens e formará uma nova geração de cidadãos. Já o projeto vem para resgatar realmente a história do esporte olímpico brasileiro, de cada um que participou. Grandes heróis ou pequenos atletas”, afirmou o gerente-executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa.

Projeto - O edital ficará aberto a inscrições durante 45 dias. O processo de seleção será realizado em duas etapas: após a inscrição, serão escolhidas as propostas consideradas mais pertinentes ao edital, que depois concorrerão entre si em um pitching (instrumento jurídico que visa selecionar conteúdos com agilidade). A definição será feita por uma comissão de profissionais de notória especialização. Depois desse processo, as equipes dos nove documentários finalistas participarão de oficinas de captação de áudio, imagem, roteiro, edição e seleção de conteúdo.