COB celebra Semana Olímpica 2012 em todas as cinco regiões do Brasil

Logo Time Brasil/ Foto: DivulgaçãoRio de Janeiro - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) levará as comemorações da Semana Olímpica 2012 a todas as cinco regiões brasileiras. A partir de terça-feira, dia 15 de Maio, Serra (ES) receberá as atividades comemorativas pelo aniversário do Comitê Olímpico Internacional (COI).

 

O evento, uma parceria entre o COB e a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, reunirá alunos e professores de escolas capixabas numa programação variada, com atividades esportivas, culturais e educativas. Além do Espírito Santo, este ano haverá atividades comemorativas da Semana Olímpica no Amapá, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, além da realização da Corrida do Dia Olímpico, em São Paulo. A Semana Olímpica integra as comemorações pelo Dia Olímpico, em 23 de junho, dia em que se celebra o aniversário de fundação do COI.

"A realização da Semana Olímpica é uma forma de celebrar todo o bem estar que o esporte nos proporciona. É importante propagarmos o teor educacional do esporte, seu poder de integrar, incluir e mobilizar as pessoas a partir da prática e dos valores do esporte. O Ideal Olímpico está diretamente ligado aos valores éticos do homem em prol de uma sociedade mais justa e solidária", define Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB. "Em ano olímpico, as comemorações da Semana Olímpica ganham ainda mais relevância para a sociedade brasileira", completou Nuzman.

Um dos destaques da programação será a presença de atletas como o medalhista de prata no revezamento 4x100m rasos em Sydney, André Domingos, que foi escolhido como embaixador do evento no Espírito Santo. Em sua passagem por Serra, na próxima quinta-feira, dia 17, Domingos fará um bate-papo com crianças e jovens da rede de ensino capixaba. Robson Caetano, medalhista de bronze nos 200m rasos em Seul 88, também será palestrante, dentro das atividades realizadas no Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Cruz do Sul.

Evento mais tradicional nas comemorações da Semana Olímpica, a Corrida do Dia Olímpico acontecerá em São José do Rio Preto, no dia 24 de junho. 

No Rio de Janeiro, as atividades serão realizadas no Parque Aquático Maria Lenk, base do Centro de Treinamento Time Brasil. Serão realizadas clínicas esportivas de diversas modalidades para alunos da rede municipal; teatro de bonecos; além de palestras de atletas olímpicos.

Semana Olímpica - O "Dia Olímpico" foi celebrado pela primeira vez em 1948, no dia 23 de junho, data que marca a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Cubertin, em 1894. No Brasil, a data coincide com o Dia Nacional do Esporte.

Realizada desde 1998 no Brasil, a Semana Olímpica tem como objetivo difundir os ideais olímpicos, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e saudável, bem como solidificar seus norteadores fundamentais: esporte, cultura e educação. 

Programação da Semana Olímpica 2012:

- Espírito Santo - de 15 a 17 de maio

Local: Serra/ES
Seminário de Esporte Escolar e de Base: Atletismo
Ministrante: Lázaro Pereira Velázquez
Embaixador: André Domingos - Atletismo
Palestra sobre Movimento Olímpico
Teatro de Bonecos

- Bahia - de 31 de maio a 02 de junho

Local: Salvador/BA
Seminário de Esporte Escolar e de Base: Voleibol
Ministrante: Percy Oncken
Embaixador: a definir - Voleibol
Palestra sobre Movimento Olímpico
Teatro de Bonecos

- Rio Grande do Sul - de 04 a 06 de junho

Local: Santa Cruz do Sul/RS
Seminário de Esporte Escolar e de Base: Atletismo
Ministrante: Pedro Henrique Camargo de Toledo
Embaixador: Robson Caetano - Atletismo
Palestra sobre Movimento Olímpico
Teatro de Bonecos

- Amapá - de 12 a 14 de junho

Local: Macapá/AP
Seminário de Esporte Escolar e de Base: Tênis de Mesa
Ministrante: Nelson Machado
Embaixador: Ubiraci Costa (Biriba) - Tênis de Mesa
Palestra sobre Movimento Olímpico
Teatro de Bonecos

- Goiás - de 20 a 22 de junho

Local: a definir
Seminário de Esporte Escolar e de Base: a definir
Ministrante: a definir
Embaixador: a definir
Palestra sobre Movimento Olímpico
Teatro de Bonecos

Corrida do Dia Olímpico - 24 de junho - parceria com o SESC

Local: São José do Rio Preto

Rio de Janeiro - de 26 a 28 de junho - parceria com o SESI

Local: Maria Lenk
Teatro de Bonecos
Clínicas esportivas
Embaixadores

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook