COB lança Programa de Apoio ao Atleta através do Instituto Olímpico Brasileiro

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lançou na segunda-feira, dia 19 de Dezembro, o Programa de Apoio ao Atleta / Foto: Sergio Huoliver/COBRio de Janeiro - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lançou na segunda-feira, dia 19 de Dezembro, o Programa de Apoio ao Atleta.

Realizado através do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), o programa dará suporte e planejamento à formação dos atletas, com o objetivo de que estes possam se preparar da forma mais adequada para quando deixarem o esporte de competição e assumirem uma nova atividade profissional.

"Este era um desejo antigo do COB, já que o Brasil precisa de gente com experiência para trabalhar com esporte e ninguém melhor que o ex-atleta para cumprir essa missão", disse o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. "O importante é dar a oportunidade para o atleta se descobrir e decidir quais caminhos irá trilhar após encerrar a primeira fase de sua carreira. Este é o objetivo do programa lançado hoje, dar as condições para que nossos atletas continuem contribuindo para o desenvolvimento do esporte brasileiro", completou Nuzman.

O Programa de Apoio ao Atleta atuará em três principais núcleos: Atletas Jovens Talentosos; Atletas de Alto Rendimento; e Atletas em Transição de Carreira e irá oferecer serviços divididos em duas principais vertentes: Promoção Educacional e Apoio na Gestão da Carreira Esportiva. "Com estes três núcleos principais, o Instituto Olímpico Brasileiro pretende contribuir de forma fundamental para a formação global daqueles que farão o futuro do esporte brasileiro", disse o superintendente do IOB, General Augusto Heleno Pereira.

Na primeira fase de funcionamento, o programa será destinado ao núcleo dos atletas em Transição de Carreira, que serão beneficiados por meio de diferentes serviços, tais como: oportunidades de estágios, programas de trainees e vivências profissionais; aquisição de bolsas de estudos em diferentes áreas; e participação de processos de coaching e análise de perfil, visando à criação de um plano de desenvolvimento de carreira profissional.

Para esta primeira fase serão beneficiados os seguintes atletas: Adriana Behar (vôlei de praia), Bruno Souza (Handebol), Cassius Duran (Saltos Ornamentais), Daiane dos Santos (Ginástica Artística), Daniela Polzin (Judô), Hugo Hoyama (Tênis de Mesa), Emanuel Rêgo (Vôlei de Praia), Marina Canetti (Polo Aquático) e Maurren Maggi (Atletismo).

Para os atletas atendidos pelo primeiro módulo do programa do Instituto Olímpico Brasileiro, esta é uma oportunidade para desenvolvimento pessoal, mas também para o desenvolvimento do esporte brasileiro como um todo. "Esta é uma iniciativa pioneira. Temos muito para aprender e dividir com a comunidade esportiva. Todos nós estamos com esse sentimento e com a cabeça aberta. O caminho é esse. O atleta tem um conhecimento diferenciado do aspecto esportivo e pode ajudar muito no âmbito administrativo também", disse Bruno Souza, duas vezes campeão pan-americano com a seleção brasileira de handebol.

A campeã olímpica de salto em distância em Pequim 2008, Maurren Maggi, pensar na transição de carreira é uma forma de se preparar para um dos momentos mais difíceis na vida do atleta. "Infelizmente a vida de atleta não é eterna, mas pretendo ajudar o esporte brasileiro de outras formas, sempre fazendo o melhor possível", disse Maurren, elogiando a iniciativa do COB. "É uma iniciativa espetacular do COB. Me sinto orgulhosa e emocionada em participar da primeira fase deste grande projeto", completou Maurren.

Além dos atletas integrantes do programa e do presidente Carlos Arthur Nuzman; estiveram presentes ao lançamento do Programa de Apoio ao Atleta o Superintendente do Instituto Olímpico Brasileiro, General Augusto Heleno Pereira; o Superintendente de Esportes do Comitê Olímpico Brasileiro, Marcus Vinicius Freire; o responsável pelo coaching desta primeira fase do programa, o ex-atleta olímpico de vôlei Antônio Carlos Moreno; entre outros integrantes da Diretoria e Gerências do COB, assim como das Confederações Brasileiras Olímpicas e da Comissão de Atletas do COB. "O coaching é um processo de desenvolvimento humano que parte do princípio de que estamos em um estágio e queremos chegar a outro. Meu objetivo é o de fortalecer as capacidades e potencialidades de cada um dos atletas atendidos pelo programa", explicou Antônio Carlos Moreno.

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook