Comemorações pelo Dia Olímpico se espalham pelo Brasil

 O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) levará as comemorações pelo Dia Olímpico a sete cidades brasileiras / Foto: COIRio de Janeiro - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) levará as comemorações pelo Dia Olímpico a sete cidades brasileiras. O Dia Olímpico é comemorado em todo o mundo em 23 de junho, dia em que se celebra o aniversário de fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Entre os meses de junho e julho, São José do Rio Preto (SP), São Luís (MA), Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL) e Campina Grande (PB) integrarão a programação de atividades que inclui palestras, seminários, apresentações culturais e clínicas, entre outras ações desenvolvidas para difundir o Olimpismo pelo território nacional.

As ações do COB têm como objetivo difundir os ideais olímpicos, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e saudável, bem como solidificar conceitos positivos como o esporte, cultura e educação. "As comemorações do Dia Olímpico são uma forma de celebrar todo o bem estar que o esporte nos proporciona. É importante propagarmos o teor educacional do esporte, seu poder de integrar, incluir e mobilizar as pessoas a partir da prática e dos valores do esporte. O Ideal Olímpico está diretamente ligado aos valores éticos do homem em prol de uma sociedade mais justa e solidária", define Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.

Um dos destaques da programação pelas cidades será a presença de atletas olimpicos com Robson Caetano, Shelda, Cassius Duran, Dayane Camillo e Diogo Silva, entre outros, que atuarão como Embaixadores do Esporte.

As celebrações pelo Dia Olímpico terão início no dia 14 de junho, em São Luis (MA), Até o dia 16 de junho, a cidade receberá atividades promovidas pelo COB, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer local para promover os Valores Olímpicos, através de cursos, palestras, clínicas, esporte e cultura.

O ponto alto será a presença do medalhista olímpico Robson Caetano, do atletismo, que visitará escolas da rede pública e jovens de projetos sociais, onde contará um pouco de sua experiência como atleta.Na programação do evento em São Luis estão confirmadas palestras e cursos sobre o Movimento Olímpico e o Olimpismo. Também será realizado um seminário de esporte escolar e outro sobre o handebol, destinado a professores de Educação Física. Haverá ainda uma apresentação de um teatro de bonecos com a história olímpica para estudantes da rede estadual de ensino.

Evento mais tradicional nas comemorações da Semana Olímpica, a Corrida do Dia Olímpico acontecerá em São José do Rio Preto, no dia 26 de junho.

O "Dia Olímpico" foi celebrado pela primeira vez em 1948, no dia 23 de junho, data que marca a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Cubertin, em 1894. No Brasil, a data coincide com o Dia Nacional do Esporte. "A Semana Olímpica funciona como um justo prolongamento das comemorações em torno do Dia Olímpico", completa Nuzman.

Programação:

Junho

De 14 a 16 - São Luis MA - Seminário de Esporte Escolar (Atletismo) + Palestra sobre Olimpismo; Teatro de Bonecos (02 sessões manhã e 02 a
tarde); Embaixador do Esporte

De 20 a 22 - Rio de Janeiro RJ - Velódromo /Maria Lenk - Clínicas esportivas (atletismo, hóquei, lutas, basquete, vôlei, remo, vela, tênis, tênis de mesa, esgrima, judô), teatro de bonecos, vídeos do acervo do COI e COB e festival olímpico;

Dia 26 - São José do Rio Preto SP - Unidades do SESC Corrida do Dia Olímpico (Rio Preto)

De 28 a 30 - Teresina PI - Seminário de Esporte Escolar (Judô e Atletismo) + Palestra sobre Olimpismo; Teatro de Bonecos (02 sessões de manhã dias 28 e 29); Embaixadores do Esporte


Julho

De 05 a 07 -
Belo Horizonte MG - Seminário de Esporte Escolar (Ginástica Rítmica e Taekwondo) + Palestra sobre Olimpismo; Teatro de Bonecos (08
sessões); Embaixador do Esporte

De 21 a 23 - Maceió AL- Seminário de Esporte Escolar (Natação) Embaixador do Esporte; Não teremos palestra de Olimpismo e teatro de bonecos

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook