São José do Rio Preto recebe Corrida do Dia Olímpico neste domingo, dia 26

Evento mais tradicional nas comemorações pelo Dia Olímpico, a Corrida do Dia Olímpico chega a sua 11ª edição, na cidade de São José do Rio Preto (SP), neste domingo, dia 26 / Foto: COISão José do Rio Preto - Evento mais tradicional nas comemorações pelo Dia Olímpico, a Corrida do Dia Olímpico chega a sua 11ª edição, na cidade de São José do Rio Preto (SP), neste domingo, dia 26. A prova será disputada em percursos de 5km e 10km, reunindo cerca de 2000 competidores de diferentes faixas etárias. A largada está marcada para às 9hs, no Sesc Rio Preto.

 Assim como nos anos anteriores, um atleta consagrado prestigiará o evento. Desta vez, o medalhista pan-americano da maratona, Franck Caldeira, ouro no Rio 2007, estará na cidade para entregar as medalhas e homenagear os competidores. As comemorações contarão ainda com um bate-papo com Franck Caldeira, neste sábado, dia 25, às 14hs, no Ginásio de Esportes da cidade.

As atividades promovidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) giram em torno do Dia Olímpico, celebrado mundialmente em 23 de junho, data da fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Coubertin, em 1894, em Paris. Em 2011 o COI está completando 117 anos.

Em 2011, entre os meses de junho e julho, sete cidades brasileiras estão recebendo atividades promovidas pelo COB em comemoração ao Dia Olímpico: São José do Rio Preto (SP), São Luís (MA), Rio de Janeiro (RJ), Teresina (PI), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL) e Campina Grande (PB) integram a programação que inclui palestras, seminários, apresentações culturais e clínicas, entre outras ações.

As ações do COB têm como objetivo difundir os ideais olímpicos, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e saudável, bem como solidificar conceitos positivos como o esporte, cultura e educação. "As comemorações do Dia Olímpico são uma forma de celebrar todo o bem estar que o esporte nos proporciona. É importante propagarmos o teor educacional do esporte, seu poder de integrar, incluir e mobilizar as pessoas a partir da prática e dos valores do esporte. O Ideal Olímpico está diretamente ligado aos valores éticos do homem em prol de uma sociedade mais justa e solidária", define Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.