O Brasil tem três medalhas na modalidade, uma em cada posição do pódio. Em Londres, estará representado por Ana Luiza Ferrão Mello, na pistola 25m e por Felipe Fuzaro, na fossa olímpica double / Foto: Divulgação

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

       50                         29                        24


 

      2 - China
   

                   

       19                        11                       12


 

       3 - União Soviética

 
                  

       17                       15                       17


 

 A modalidade   

Um dos nove esportes presentes nos primeiros Jogos, em 1896, em Atenas, o Tiro é uma das mais antigas modalidades olímpicas representada em Londres.

O esporte tem passado por uma longa jornada, desde quando pássaros eram utilizados como alvos (como em Paris 1900). Seu desenvolvimento caminha junto à criação, no começo do século XX, da Federação Internacional de Tiro Esportivo.

Reintroduzido nos Jogos de Los Angeles, em 1936, com apenas dois eventos, o Tiro tem crescido bastante e, como resultado, Londres oferecerá 15 medalhas de ouro na modalidade.

Os três tipos de armas utilizados – pistola, carabina e espingarda – têm cinco eventos cada, três para homens e dois para mulheres, as quais foram liberadas para participar dos Jogos apenas a partir de 1968, na Cidade do México.

Em Londres, haverá apenas dois rounds: o qualificatório e o das finais. Disparados os melhores na modalidade, os norte-americanos terão um rival à altura. Destaque nos Jogos de Pequim, com cinco medalhas de ouro, os chineses chegarão com tudo em Londres.

O Brasil tem três medalhas na modalidade, uma em cada posição do pódio. Em Londres, estará representado por Ana Luiza Ferrão Mello, na pistola 25m e por Felipe Fuzaro, na fossa olímpica double.

  

Você Sabia ?

- Os atiradores britânicos têm que treinar no exterior por conta do banimento de armas de fogo, após o Massacre de Dunblane, em 1996

- Os alvos de barro são feitos de piche e argila, e não de barro

- Por volta de 275 mil alvos serão utilizados nos Jogos de Londres
 

Razões para assistir 

1. Esporte universal – O Tiro esportivo é visto e disputado por todo o mundo, com 100 países competindo nos últimos Jogos Olímpicos. Um número que tende a aumentar em Londres.

2. Local histórico – As competições do esporte serão no The Royal Artillery Barracks, construído há mais de dois séculos.

3. Tecnologia atual – Os últimos Jogos Olímpicos já apresentaram o que há de mais novo no mercado de Tiro e em Londres certamente veremos tecnologias ainda mais recentes.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook