Grandes estrelas do Tênis como, Rafael Nadal, Roger Federer e Venus Williams estarão competindo em Londres / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

       17                         06                        11


 

      2 - Grã-Bretanha
   

                   

       16                        14                       14


 

       3 - França

 
                  

       05                       07                       07


 

 

A modalidade   

O Tênis, presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos, passou um grande tempo fora das Olimpíadas, de 1924 a 1984. Em Londres 2012, a modalidade será disputada apenas 20 dias depois de um dos mais importantes Grand Slams do planeta, justamente o de Wimbledon, que ocorre na capital inglesa. É claro que o palco para as partidas de tênis em Londres 2012 não poderia ser outro. Em Wimbledon, famoso em todo o mundo por seus Torneios desde 1887, os tenistas disputarão a tão sonhada medalha olímpica.

Haverá cinco medalhas de ouro em disputa: individual masculino e feminino, duplas masculinas e femininas e duplas mistas. O Tênis olímpico é disputado no formato mata-mata, com todas as partidas, para homens e mulheres, decididas em melhor de três sets. A exceção fica por conta da final masculina, que é jogada em melhor de cinco sets.

Outro ajuste à competição olímpica é que o tie-break, necessário caso a disputa siga empatada, é vencido por aquele que alcançar primeiro os 10 pontos.

Nas recentes disputas olímpicas, os Estados Unidos têm levado a melhor. Porém, não se espante se os americanos não conseguirem uma única medalha olímpica em Londres 2012, pois os homens e mulheres estão perdendo força nos últimos torneios internacionais para os europeus.

Grandes estrelas do Tênis como Roger Federer e Venus Williams estarão competindo em Londres. O Brasil ainda não subiu ao pódio nas competições olímpicas de Tênis.

  

Você Sabia ?

- O Britânico Reginald Doherty, com três ouros e um bronze (Paris 1900 e Londres 1908), é o maior tenista olímpico na modalidade. Venus Williams, que tem três ouros, pode conquistar o posto se levar uma prata ou um ouro em Londres

- A última vez que o Tênis olímpico foi disputado em Wimbledon data de 1908, quando os britânicos levaram todas as seis medalhas em disputa

- Durante uma viagem em Atenas, em 1896, John Boland se tornou o primeiro campeão olímpico no Tênis, depois de um amigo do comitê organizador incluir ele na competição
 

Razões para assistir 

1. Costume ao gramado – Disputar pela segunda vez um campeonato em quadra de grama, em um período tão curto de tempo, ajudará os atletas a se habituarem com o tipo de quadra e com o local.

2. Segunda oportunidade – Se um grande nome do tênis mundial for derrotado no Grand Slam de Wimbledon, terá uma segunda chance nos Jogos Olímpicos de mostrar que pode ser campeão.

3. É em Wimbledon – É simplesmente na quadra mais legal do mundo! Histórica e tradicional, a quadra de Wimbledon guardará duelos muito especiais em Londres 2012.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook