O Parque Olímpico é a casa de oito localizações esportivas, incluindo o Estádio Olímpico, o Centro Aquático e o Velódromo / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Coréia do Sul   
 

                       

       09                         01                        02


 

      2 - China
   

                   

       04                        00                       01


 

       3 - Estados Unidos

 
                  

       02                       02                       02


 

A modalidade   

Tida como a maior arte marcial do mundo, em número de praticantes (60 milhões de pessoas em 190 países), o Taekwondo foi introduzido no programa olímpico apenas nos Jogos de Sydney, em 2000. Em Seul 1988 e Barcelona 1992, o esporte foi apenas de exibição, sem contar para o quadro de medalhas.

O Taekwondo, que é conhecido como a arte marcial do pé e da mão, terá competições eliminatórias para cada categoria de peso: peso mosca masculino (até 58kg), peso mosca feminino (até 49kg), peso leve masculino (58 a 68kg), peso leve feminino (49 a 57kg), peso médio masculino (68 a 80kg), peso médio feminino (57 a 67kg), peso pesado masculino (acima de 80kg) e peso pesado feminino (acima de 67kg).

No tatame, os homens combatem em três rounds de três minutos, com intervalos de um minuto cada. Já na competição feminina, os mesmos três rounds duram dois minutos, com o mesmo tempo de intervalo.

São 16 competidores em cada categoria de peso, que duelam em mata-mata até chegar à disputa final, pela medalha de ouro. O bronze é decidido em uma disputa de repescagem. No Taekwondo olímpico, cada lutador que perde para um finalista vai para repescagem.

No Taekwondo, o principal ataque são as pernas, considerada a mais longa e poderosa arma que o lutador possui. Com ela o competidor pode chutar forte, mas sempre mantendo uma distância segura para evitar retaliação do seu oponente. Os lutadores disputam o Taekwondo em um tatame de 8m x 8m e podem ser levados ao nocaute por uma derrubada de 10 segundos ou se alcançar pontos em várias zonas do corpo do adversário.

O Brasil conquistou sua primeira medalha no Taekwondo (um bronze) nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, com Natália Falavigna. A atleta, que luta na categoria acima de 67kg, também já está classificada para Londres, juntamente com Diogo Silva, que vai lutar no peso leve masculino (58 a 68kg).

 

Você Sabia ?

- Tae significa “chutar com os pés”, kwon “bater com as mãos” e do “o caminho”

- Geralmente são necessários três anos para um lutador alcançar a faixa preta no Taekwondo, mesmo que as federações tenham diferentes critérios para elaborar seus rankings

- O Taekwondo olímpico faz jus a sua origem asiática, com a Coreia do Sul e a China dominando o quadro de medalhas

 

Razões para assistir 

1. Combate direto – Com mais formas de ataque que o Boxe ou a Luta Olímpica, o Taekwondo é uma excelente alternativa para os fãs de esportes de combate.

2. Força do atletismo – Quando o combate parece perdido, os lutadores se recompõem com chutes rápidos e socos inesperados, com força, velocidade e bastante flexibilidade.

3. Formato de nocaute – Haverá grandes lutas, inclusive durante as eliminatórias. E muitas delas poderão terminar com um nocaute, o que obriga o competidor a estar atento todo o tempo.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook