O esporte faz parte do programa olímpico desde os Jogos de 1900, em Paris, quando as regras, diferentes na Europa e na América, foram alinhadas para então poder ser disputado em uma Olimpíada / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Hungria   
 

                       

       09                         03                        03


 

      2 - Itália
   

                   

       04                        01                       02


 

       3 - Grã-Bretanha

 
                  

       04                       00                       00


 

A modalidade   

Há pouca coisa documentada sobre a criação do Pólo Aquático, mas se sabe que ele foi desenvolvido no século XIX como uma forma aquática de Rúgbi, inicialmente disputada em rios e lagos. A versão que sobreviveu até hoje é semelhante ao Handebol, só que disputada na piscina e com algumas diferenças.

O esporte faz parte do programa olímpico desde os Jogos de 1900, em Paris, quando as regras, diferentes na Europa e na América, foram alinhadas para então poder ser disputado em uma Olimpíada. As mulheres só começaram a participar 100 anos depois, em Sydney 2000.

No Pólo Aquático, times de sete jogadores têm por objetivo marcar gols, em uma trave de 3m de comprimento por 90cm de altura. Os quatro períodos de uma disputa são de oito minutos cada. Com a posse de bola, uma equipe tem 30 segundos para tentar o gol ou a posse é transferida para o time adversário. Durante a partida, os jogadores não podem tocar na beira da piscina.

A Iugoslávia, antiga União Soviética e o Reino Unido são alguns dos campeões históricos no Pólo Aquático. No entanto, graças ao bom desempenho atual da Hungria (campeã no masculino em Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008), o país é número um no quadro de medalhas. Já o Brasil não tem tanta tradição no esporte e ainda não conquistou uma medalha no Pólo Aquático olímpico. 

 

Você Sabia ?

- Oito atletas húngaros foram suspensos em 38 segundos de partida em uma disputa contra a Itália nos Jogos de 1972, em Munique

- Um bom jogador nada por volta de 2,5 km por partida e pode atirar uma bola a até 100 km/h

- A mais antiga competição de Pólo Aquático do mundo é a disputa anual entre as equipes universitárias de Oxford e de Cambridge, que teve início em 1891
 

Razões para assistir 

1. Rivalidade intensa – Como uma das mais antigas modalidades olímpicas, a tendência para a rivalidade é alta, sobretudo entre as melhores nações européias.

2. Reviravoltas – Com apenas 30 segundos de posse de bola para cada time, o placar poderá ver bastante alternância, em disputas certamente muito velozes.

3. Território novo – Todas as disputas do Pólo Aquático serão realizadas na novíssima Arena de Polo Aquático.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook