Durante as apresentações, as nadadoras exibem rotinas curtas, que serão avaliadas por uma banca de jurados dividida em dois grupos: um para julgar os aspectos técnicos e outro os artísticos / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Rússia   
 

                       

       06                         00                        00


 

      2 - Estados Unidos
   

                   

       05                        02                       02


 

       3 - Canadá

 
                  

       03                       04                       01


   

A modalidade   

Inicialmente referido como “Balé Aquático”, o Nado Sincronizado foi introduzido nos Jogos de 1948, mas só ganhou status de um esporte competitivo nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984.

Este esporte, excepcionalmente feminino, tornou-se mais popular no começo do século XX, quando a atleta australiana Annette Kellerman excursionou pelos Estados Unidos exibindo suas coreografias na água.

Até antes de 1996, as atletas competiam em duplas e individualmente. Isso mudou nos Jogos de Atlanta, quando as disputas passaram a ser em duplas e em equipes, representando suas nações.

Durante as apresentações, as nadadoras exibem rotinas curtas, que serão avaliadas por uma banca de jurados dividida em dois grupos: um para julgar os aspectos técnicos e outro os artísticos. As competidoras são avaliadas sobre alguns critérios com execução, coreografia e a dificuldade da rotina.

Tradicionalmente, os Estados Unidos, Canadá e Japão são os países com mais tradição na modalidade, conquistando cada medalha durante os Jogos de 1984 a 1996. Recentemente, no entanto, é a Rússia quem domina o esporte. As russas levaram todas as medalhas de ouro nas últimas três edições dos Jogos Olímpicos.

Em Londres, o Nado Sincronizado será disputado no novíssimo Centro Aquático, em rotinas técnicas e livres. Para a rotina técnica, as nadadoras precisam executar movimentos específicos em uma ordem regimental, em até dois minutos e 20 segundos nas apresentações em duplas e de até três minutos nas exibições em equipes. Na rotina livre, não há regras para os movimentos da coreografia e as nadadoras têm dois minutos e 50 segundos em duplas e quatro minutos nos eventos por equipes.

Apenas seis países já conquistaram medalhas olímpicas no Nado Sincronizado e o Brasil ainda não subiu ao pódio. Em Londres, estará representado pela dupla Lara Teixeira e Nayara Figueiredo.

  

Você Sabia ?

- No Nado Sincronizado, as nadadoras podem usar protetores de nariz, mas não óculos

- A temperatura da água na piscina precisa ter 27°C, com tolerância de apenas um grau para mais ou para menos

- Na Roma e Grécia Antiga, diferente do que ocorre nos Jogos atuais, os homens também exibiam acrobacias na água e eram, inclusive, maioria na modalidade
 

Razões para assistir 

1.Um evento como nenhum outro – Tanto dança quanto esporte, os aficionados por performances encontrarão no Nado Sincronizado um verdadeiro espetáculo.

2. Sem permissão para garotos – Um dos dois únicos esportes olímpicos onde só as mulheres competem (junto com a Ginástica Rítmica), o Nado Sincronizado evita potenciais ofuscamentos dos homens.

3. Aparência teatral – Todas as nadadoras fazem uma maquiagem pesada, resistente à água, que dá a elas uma aparência bastante glamurosa, mesmo quando está embaixo d’água.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook