A primeira coisa que você precisa saber sobre o Levantamento de Peso é que os atletas precisam completar dois movimentos: o arranco e o arremesso / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - União Soviética   
 

                       

       39                         21                        02


 

      2 - China
   

                   

       24                        11                       08


 

       3 - Estados Unidos

 
                  

       16                       16                       11


 

 

A modalidade   

A primeira coisa que você precisa saber sobre o Levantamento de Peso é que os atletas precisam completar dois movimentos: o arranco e o arremesso.

No arranco, o competidor precisa levantar a barra do solo até acima da cabeça em um movimento sem pausa e sem apoio no corpo. Já no arremesso a barra é agarrada e levantada até a altura dos ombros, enquanto o levantador se agacha ou dobra as pernas. Em seguida, a barra é levantada acima da cabeça, com um movimento das pernas em forma de tesoura e em seguida o alinhamento total do corpo. Em ambos os movimentos é preciso manter o peso por dois segundos levantado.

O Levantamento de Peso está presente desde a primeira edição dos Jogos, em Atenas 1896. Ficou de fora em 1900, 1908 e 1912, mas de 1920 em diante sempre fez parte do calendário olímpico. Em Londres 2012, haverá 15 categorias de peso, oito para os homens (de 56kg até acima de 105kg) e sete para as mulheres (de 48kg até acima de 75kg).

O esporte é bastante popular no mundo todo, com 41 países diferentes já tendo ganhado uma medalha de ouro e 67 subido ao pódio para receber qualquer medalha.

O Brasil ainda não conquistou medalhas no Levantamento de Peso e estará representado em Londres por Jaqueline Ferreira, no feminino, e Fernando Saraiva, no masculino. 

 

Você Sabia ?

- Os mais fortes levantadores podem erguer mais de três vezes o seu próprio peso

- 1630 pesos, de 5kg a 25kg, deverão ser utilizados nos Jogos de Londres

- O recorde mundial no arremesso foi alcançado pelo iraniano Hossein Rezazadeh, que ergueu 263,5kg nas Olimpíadas de Atenas, em 2004; o peso é equivalente ao de um bebê elefante

 

Razões para assistir 

1. Linhagem antiga – A explosão de força vista no Levantamento de Peso não ocorre com tanta intensidade em nenhum outro esporte.

2. Drama humano – Os melhores levantadores competem por último e no começo vemos os atletas menos experientes em busca de levantar um bom peso.

3. Explosão de emoções – Com tanta força em jogo, quando um atleta consegue atingir seu objetivo, podemos ver comemorações bastante explosivas – e se perdem também ficam muito devastados!

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook