Uma das modalidades mais tradicionais e bonitas das Olimpíadas, o Hipismo integra os Jogos desde 1900, quando as exibições aconteceram em Paris / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Alemanha   
 

                       

       21                         10                        11


 

      2 - Suécia
   

                   

       17                        10                       14


 

       3 - França

 
                  

       12                       12                       10


 

 

A modalidade   

Uma das modalidades mais tradicionais e bonitas das Olimpíadas, o Hipismo integra os Jogos desde 1900, quando as exibições aconteceram em Paris. No atual cronograma do esporte olímpico são disputadas três modalidades com provas individuais e por equipes: Adestramento, Concurso Completo de Equitação (CCE) e Saltos.

O Adestramento só foi adicionado aos Jogos de 1912, em Estocolmo, com 21 cavaleiros de oito países competindo pela vitória. O objetivo, na modalidade, é fazer com que o cavalo execute todos os seus movimentos naturais de maneira calma e flexível. Homens e mulheres disputam igualmente e as duplas que somarem mais pontos vão para a exibição final.

Já no CCE, cavaleiro e cavalo precisam de uma relação bastante próxima para boas exibições nas três etapas: adestramento, cross-country e saltos. Durante os quatro dias de competição, homens e mulheres disputam de igual para igual, em equipes e individualmente.

Por fim, nos Saltos, a dupla toda está sob avaliação dos juízes e passa por um circuito com vários obstáculos, de diferentes alturas e comprimentos. O objetivo é percorrer o circuito com o mínimo de penalidades (ou nenhuma, realizando um percurso limpo) no menor tempo possível. O Brasil já conquistou três medalhas olímpicas no esporte: uma de ouro e duas de bronze. 

 

Você Sabia ?

- Apenas homens podiam competir na modalidade Adestramento até os Jogos de Helsinque, em 1952

- Há dois níveis de idade mínima para competir no Hipismo olímpico: um para os cavaleiros e amazonas (18 anos) e um para os cavalos (7 anos)

- O canadense Ian Millar, que conquistou a prata por equipes nos Jogos de Pequim, em 2008, foi o atleta mais velho competindo em qualquer evento esportivo daquele ano. Ele conseguiu a medalha aos 61 anos.
 

Razões para assistir 

1. Lugar agradável – Todas as competições de Hipismo serão disputadas no Greenwich Park, um dos mais pitorescos e certamente o mais antigo Parque Real de Londres.

2. Rivalidade de gênero – São muito poucos os esportes em que homens e mulheres competem igualitariamente e o Hipismo é um destes. Então quando os competidores estão na arena, há uma rivalidade a mais, além daquela entre os países.

3. Homem x Animal – No Hipismo, as competições de Adestramento são os últimos testes da habilidade de um homem de controlar um cavalo.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook