a Ginástica Artística dará 14 medalhas de ouro nos Jogos de Londres / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - União Soviética   
 

                       

       72                         67                        43


 

      2 - Estados Unidos
   

                   

       30                        35                       30


 

       3 - Japão

 
                  

       28                       31                       33


 

 

A modalidade   

Dentre as três modalidades de ginástica incluídas no calendário dos Jogos Olímpicos, certamente a Ginástica Artística promete ser a mais popular, muito por conta de sua história: o esporte está presente desde os primeiros Jogos, em 1896. A Ginástica Rítmica e de Trampolim vieram depois, nos Jogos de 1984 e 2000, respectivamente.

Com suas provas de solo (masculino e feminino), cavalo (masculino), argolas (masculino), salto sobre o cavalo (masculino e feminino), barras paralelas (masculino), barras assimétricas (feminino), barra fixa (masculino) e trave (feminino), além das competições individuais e por equipes, a Ginástica Artística dará 14 medalhas de ouro nos Jogos de Londres.

A Ginástica Rítmica, juntamente com o Nado Sincronizado, são as duas modalidades onde só as mulheres competem. Dividida entre as disputas individuais e por equipes, o esporte combina ginástica, balé, dança e vários aparatos, utilizados durante a apresentação.

As ginastas precisam exibir uma rotina curta, com música de fundo, em uma área de 13m x 13m. Um grupo de jurados avalia a performance, com base nos saltos, piruetas, balanços, flexibilidade, combinação dos aparatos e a execução em geral.

A Rússia é a nação a ser batida na Ginástica Rítmica. Desde que se tornou uma modalidade olímpica, em 1984, nunca perdeu a chance de conquistar uma medalha no esporte.

Relativamente nova no calendário olímpico, a Ginástica de Trampolim conta com atletas de ao menos 18 anos, que apresentam performances obrigatórias e livres na cama elástica, na fase classificatória. Na rotina livre, os jurados precisam notar ao menos 10 habilidades previamente estabelecidas. Os oito melhores ginastas vão à final e apresentam uma única rotina, opcional. Mesmo com bons resultados e alguns pódios em Campeonatos Mundiais, o Brasil nunca trouxe uma medalha olímpica para casa na Ginástica. 

 

Você Sabia ?

- A ginasta romena Nadia Comeneci, nas barras assimétricas, alcançou o primeiro 10 em um evento de ginástica artística, nos Jogos de Montreal, em 1976

- Nas performances da Ginástica Rítmica, o tempo limite para as apresentações individuais é entre 75 e 90 segundos; na exibição por equipes, o tempo permitido fica entre 135 e 150 segundos

- Além de astronautas e acrobatas, a técnica do trampolim também é utilizada por mergulhadores, ginastas e esquiadores para melhorar suas habilidades acrobáticas
 

Razões para assistir 

1. Variedade impressionante – Sempre haverá algo diferente acontecendo na Greenwich Arena, com cada modalidade oferecendo um diferente rol de habilidades, composição e execução.

2. Habilidade e destreza – Na Ginástica Rítmica, quando as ginastas trazem para o solo os seus aparatos, é realmente hora de prestar atenção. As habilidades e destreza envolvidas na apresentação deixarão você espantado!

3. Acrobacias audaciosas – Modalidade mais próxima de uma exibição circense, a Ginástica de Trampolim precisa ser vista!

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook