As mulheres irão disputar pela primeira vez na história um torneio olímpico de Boxe / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

       48                         23                        38


 

      2 - Cuba
   

                   

       32                        19                       12


 

       3 - Itália

 
                  

       15                       13                       16


 

 

A modalidade   

Muitas atenções estarão voltadas para o ringue nas Olimpíadas de Londres 2012. Isso vai acontecer não apenas pela emocionante disputa masculina, mas também porque as mulheres irão disputar pela primeira vez na história um torneio olímpico de Boxe.

Serão 36 lutadoras competindo em busca de uma medalha de ouro, em três categorias diferentes: peso mosca (48 a 51 kg), peso leve (57 a 60 kg) e peso médio (69 a 75 kg). Serão quatro rounds de dois minutos em cada luta ou até uma dos lutadoras ser nocauteada.

No torneio masculino serão três rounds, de três minutos cada. Os lutadores competirão em 10 categorias diferentes: mosca-ligeiro (46 a 49 kg), peso-mosca (até 52 kg), peso-galo (até 56 kg), peso-ligeiro (até 60 kg), meio-médio ligeiro (até 64 kg), meio-médio (até 69 kg), peso-médio (até 75 kg), meio-pesado (até 81 kg), peso-pesado (até 91 kg) e superpesado (acima de 91 kg).

Nos Jogos Olímpicos, os boxeadores marcam pontos por cada soco consolidado acima da cintura do oponente. Cinco juízes ficam em frente ao ringue com um instrumento de pontuação. Durante a luta, se três dos cinco juízes pressionarem o botão em um intervalo de um segundo, o ponto é computado. Se os boxeadores terminarem a luta com o mesmo número de pontos, o júri decidirá qual competidor foi mais combativo.

Os eventos do Boxe em Londres serão no formato de nocaute. Os classificados na semifinal lutarão pela medalha de ouro e os perdedores ficarão cada um com uma medalha de bronze.

Alguns dos mais famosos lutadores da história começaram nos Jogos Olímpicos. É o caso de Joe Frazier, George Foreman, Lennox Lewis, Wladimir Klitschko, Oscar de la Hoya e Muhammad Ali.

O Boxe é atualmente o único esporte olímpico que não permite a participação de atletas profissionais. O Brasil possui uma medalha de bronze na modalidade, com Servílio de Oliveira na categoria peso mosca, nos Jogos do México, de 1968.  

 

Você Sabia ?

- Até 1936, os pesos eram medidos em pounds e não em quilogramas

- Após algumas decisões controversas do júri no Jogos de Seul, em 1988, a federação incluiu novas regras, como o teste alcoólico para árbitros e juízes

- O esporte se destacou nas Olimpíadas antigas, no século VII a.C., quando os lutadores usavam tiras de couro nos punhos


 

Razões para assistir 

1. Competição derradeira – Não tem nada parecido com o Boxe para testar o caráter dos combatentes e estimular o apetite da plateia. Desejo, força, resistência e coragem estarão em exibição na ExCel Arena.

2. Acompanhar antes – Além de garantir a emoção desde o início, você pode ver boxeadores amadores em ação e grandes lutas antes deles se tornarem grandes estrelas do esporte.

3. História de campeões – A maioria dos lutadores utiliza os Jogos Olímpicos como plataforma para se tornarem profissionais. Talvez vejamos um novo Muhammad Ali em Londres 2012!

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook