Todas as 15 medalhas distribuídas em Pequim, em 2008, foram divididas entre quatro países: China (oito), Indonésia (três), Coréia do Sul (três) e Malásia (uma). / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - China   
 

                       

       11                         06                        13


 

      2 - Coréia do Sul   

                   

       06                        07                       04


 

       3 - Indonésia

 
                  

       06                       06                       06


  

 A modalidade   

O Badminton fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, como esporte demonstrativo. Foi preciso mais 20 anos até que o Comitê Olímpico Internacional (COI) concluísse que o esporte deveria fazer parte do programa olímpico e aparecer como competição. Isso aconteceu em 1992, na Olimpíada de Barcelona.

O esporte é uma adaptação de um jogo militar dos britânicos, praticado há 2000 anos na Grécia Antiga. A visão que se tinha era a de dois jogadores, com suas raquetes, tentando manter uma peteca acima do chão o máximo que puderem.

Em Londres 2012, haverá cinco competições de Badminton: masculino individual e em duplas, feminino individual e em duplas e duplas mistas. Todas as 15 medalhas distribuídas em Pequim, em 2008, foram divididas entre quatro países: China (oito), Indonésia (três), Coréia do Sul (três) e Malásia (uma).

A chinesa Gao Ling é a maior medalista de Badminton em Jogos Olímpicos. Em 2000 e 2004, ela ganhou duas medalhas de ouro, nas duplas mistas, uma prata e um bronze (ambas em duplas femininas).

Os equipamentos utilizados no esporte se transformaram bastante ao longo das décadas. As raquetes, por exemplo, passaram de uma madeira pesada para as profissionais de carbono dos dias de hoje, com pesos entre 70 e 95 gramas. Apenas sete países têm medalhas na modalidade e o Brasil não figura entre eles.
 

Você Sabia ?

- O mais rápido saque já registrado no Badminton foi o do chinês Fu Haifeng

- A China é a maior vencedora olímpica no Badminton, com 30 medalhas desde 1992, quando o esporte entrou para as Olimpíadas

- Uma lenda diz que a melhor peteca foi feita com 16 penas de apenas uma asa, a esquerda, de um único ganso

- Mais de 1,1 bilhão de pessoas assistiu pela televisão a primeira competição oficial de Badminton em Jogos Olímpicos, em 1992
 

Razões para assistir 

1. Rivalidade feroz – O malásio Lee Chong Wei é o número um do mundo, mas não tem nenhuma medalha de ouro em Mundiais ou Olimpíadas. Diferente do chinês Lin Dan, número dois, que já tem os dois títulos e levou a medalha de ouro em Pequim 2008 ao derrotar o malásio, na final individual.

2. Ótima atmosfera – A etiqueta diz que durante uma partida de Badminton a torcida deve ficar em silêncio, para não desconcentrar os competidores. Invariavelmente, no entanto, os gritos de “ahh” e “uhh” não podem ser evitados quando um ponto importante está em jogo.

3. Chamadas controversas – A frenética paz do esporte significa juízes suscetíveis a uma chamada errada aqui e ali. A reclamação dos competidores é proibida, mas quando as linguagens do corpo do jogador entram em ação, seguidas do barulho da torcida, a expectativa do telespectador certamente aumenta.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook