Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Vôlei

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

 Medalhista de prata nas duas últimas Olimpíadas no masculino e bicampeão olímpico no feminino (Pequim 2008 e Londres 2012), o vôlei brasileiro sem dúvidas é favorito ao pódio na Rio 2016 / Foto: Adam Nurkiewicz/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - União Soviética

 

                       

       08                         03                        03


 

      2 - Brasil

   

                   

       04                        03                       02


 

       3 - Japão

 
                  

       03                       03                       03


 

 

A modalidade   

Em busca de um esporte não tão veloz quanto o basquete e que pudesse ser disputado em quadras cobertas, alunos de uma universidade em Massachusetts criaram o Vôlei. Isso aconteceu no fim do século XIX. Hoje, ele é um dos esportes mais disputados no mundo, com mais de 220 federações internacionais e presente no programa olímpico desde os Jogos de 1964, em Tóquio.

No Vôlei olímpico, tanto no feminino quanto no masculino, 12 seleções se dividem em dois grupos de seis times cada, onde cada equipe disputará uma vez contra a outra. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final. A classificação de um país para os Jogos depende de seu desempenho nos últimos 24 meses, conforme a chancela da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Mas pelo menos uma nação por continente está automaticamente classificada.

No Vôlei, seis jogadores de cada equipe se enfrentam em uma quadra de 18m x 9m e um ponto é ganho se a bola toca o chão no lado do adversário ou se ela é jogada para fora pela equipe oponente. Cada time tem direito a tocar três vezes na bola antes de, obrigatoriamente, jogá-la à equipe adversária, sempre acima da rede, posicionada exatamente na divisão dos dois lados da quadra.

Vence uma partida de Vôlei a equipe que conseguir somar três sets primeiro. Para vencer um set, uma equipe precisa somar 25 pontos. No entanto, uma partida pode chegar a cinco sets, sendo o último considerado de desempate, o chamado tie-break, de apenas 15 pontos. É preciso dizer ainda que uma equipe tem que vencer o adversário com no mínimo dois pontos de diferença em cada set.

A Rússia e os Estados Unidos são historicamente grandes campeões do Vôlei nas Olimpíadas, mas Brasil e Cuba também estiveram presentes em muitos pódios desde 1964. 

 

Você Sabia ?

- Durante um saque, a bola pode chegar a até 130 km/h no Vôlei

- A rede na disputa feminina (2,24m) fica 19cm mais baixa que na competição entre os homens (2,43m)

- O Vôlei feminino de Cuba foi tricampeão olímpico (Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Sydney 2000)
 

Razões para assistir 

1. Velozes e furiosos – No Vôlei, os jogadores precisam estar atentos durante todo o tempo, assim como quem está acompanhando as disputas.

2. Torcida – A torcida que vai às disputas do Vôlei é geralmente um espetáculo à parte. Bastante barulhentas, chamam a atenção de quem está vendo de fora.

3. Brasil – Medalhista de prata nas duas últimas Olimpíadas no masculino e bicampeão olímpico no feminino (Pequim 2008 e Londres 2012), o vôlei brasileiro sem dúvidas é favorito ao pódio na Rio 2016.

 
 
 
 
 
Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Vôlei de Praia

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

A dupla feminina Kerri Walsh e Misty May pode se orgulhar de jamais ter perdido uma partida em Jogos Olímpicos / Foto: Burak Kara/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

       06                         02                        01


 

      2 - Brasil
   

                   

       02                        06                       03


 

       3 - Austrália

 
                  

       01                       00                       01


 

 

 A modalidade   

Na Rio 2016, o Vôlei de Praia será disputado nas areias de Copacabana, por 48 homens e 48 mulheres, que vão fazer de tudo para ficar com a medalha de ouro. Serão 24 duplas em cada categoria, com as preliminares contando com quatro grupos de seis equipes cada, que jogam contra si uma única vez. A partir daí, 16 duplas se classificam para as oitavas de final.

A quadra do esporte tem o mesmo tamanho do vôlei, 16m x 8m, mas é coberta com areia. Ao invés dos seis atletas presentes no Vôlei disputado em quadra coberta, somente dois jogadores formam o time do esporte disputado em local aberto.

Os jogadores e jogadoras vestem menos roupas e o vencedor é definido em uma melhor de três sets, de 21 pontos cada. Caso cada equipe vença um set, o terceiro é disputado em apenas 15 pontos. Para se definir o vencedor de um set, a dupla terá que vencer por uma margem de dois pontos. No Vôlei de Praia, as equipes trocam de lado a cada sete pontos, ou a cada cinco no terceiro set.

Parte da estratégia do esporte consiste em olhar para o traseiro do parceiro ou da parceira. Mas não em uma forma pejorativa, e sim para descobrir quais serão as próximas jogadas e o posicionamento.

Naturalmente, países com praias abundantes parecem ser os que têm mais sucesso no esporte, com muitas expectativas de medalhas recaindo sobre o Brasil. Independente do país vencedor, os torcedores querem que o sol fique forte entre os dias 05 e 21 de agosto.

 

Você Sabia ?

- Substituições não são permitidas nas partidas do Vôlei de Praia

- Após se tornar bicampeão Olímpico nas quadras defendendo os Estados Unidos em Los Angeles 1984 e Seul 1988, Karch Kiraly voltou a faturar o ouro na areia, ao lado de Kent Steffes. No torneio feminino, Jaqueline Silva, levantadora titular do voleibol do Brasil em Moscou 1980 e em Los Angeles 1984, realizou na praia o sonho do ouro Olímpico, ao lado de Sandra Pires, em Atlanta 1996- No sul da Califórnia, onde o esporte teve início, os nudistas ainda jogam partidas, principalmente na Praia Negra

- A dupla feminina Kerri Walsh e Misty May pode se orgulhar de jamais ter perdido uma partida em Jogos Olímpicos. As americanas foram campeãs em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012.

- Já o brasileiro Emanuel Rego e a australiana Natalie Cook são os únicos atletas a terem participado de todos os torneios Olímpicos de vôlei de praia até Londres 2012

- O esporte se tornou olímpico em 1996, em Atlanta e desde então tem se tornado um dos mais populares dos Jogos Olímpicos

Razões para assistir 

1. Princesinha do mar - Nas areias de Copacabana, em meio a um dos cartões-postais mais famosos do Rio de Janeiro, os atletas disputarão o maior título do mundo.

2. Sinais nas costas – Saiba mais sobre as estratégias sinalizadas pelos atletas em uma das mais famosas deixas dos Jogos.

3. Labuta e elegância – Já é difícil o bastante andar na areia sem ter que manter uma bola no ar, certo? Pois os atletas deste esporte fazem isso e ainda com uma elegância que merece aplausos.

 

 

 
 
 
Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Vela

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

Nos Jogos Rio 2016, a competição será composta por 10 eventos – cinco masculinos, quatro femininos e um misto / Foto: Buda Mendes/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Grã-Bretanha   
 

                       

       25                         18                        11


 

      2 - Estados Unidos
   

                   

       19                        23                       17


 

       3 - Noruega

 
                  

       17                        11                       03


 

 

A modalidade   

Após todas as polêmicas envolvendo a poluição da Baía da Guanabara e o lobby para se transferir as provas de vela para fora do Rio, em Búzios, não teve saída: a modalidade será disputada nas águas turvas que margeiam a orla carioca.

Esquecendo a poluição a bela vista que se tem da cidade a partir da Baía de Guanabara será contemplada por centenas de atletas do mundo todo. 

As regatas Olímpicas são disputadas em embarcações com o mesmo design e as mesmas especificações técnicas dentro de cada classe, de modo que o sucesso do velejador depende quase exclusivamente de sua técnica. Características pessoais podem ser decisivas: velejadores muito leves não costumam ter bom desempenho em classes que exigem muita força, como a Finn, por exemplo.
 
Nas regatas, o trajeto é delimitado por boias, que devem ser contornadas por lados específicos. Após uma série de regatas, os 10 melhores velejadores disputam as medalhas em cada classe.
 
Nos Jogos Rio 2016, a competição será composta por 10 eventos – cinco masculinos, quatro femininos e um misto. Em um esporte em que o vento serve de combustível, o vencedor costuma ser o velejador que melhor se adaptar às condições climáticas e de navegação. Assim, uma boa noção de meteorologia pode ser tão valiosa quanto os preparos técnico e físico do atleta.
 
O Brasil tem um excelente retrospecto na Vela, graças a atletas como Robert Scheidt e Torben Grael, campeões recentes do País. Com 16 medalhas (6 ouros, 3 pratas e 7 bronzes), o Brasil ocupa a 10ª posição no quadro da modalidade, no qual 43 nações já subiram ao pódio. 

Você Sabia ?

- O brasileiro Robert Scheidt e o britânico Ben Ainslie são os velejadores mais premiados dos Jogos Olímpicos, com cinco medalhas cada
 
- Um total de 49 classes da vela já fizeram parte do programa Olímpico, incluindo classes com barcos de até 20 toneladas
 
- O dinamarquês Paul Elvstrom, tetracampeão olímpico entre 1948 e 1988, velejou com sua filha Trine nas duas últimas participações nos Jogos – a única vez que um pai e sua filha competiram juntos nos Jogos Olímpicos

Razões para assistir 

1. Táticas perspicazes – As regatas de Vela são extremamente táticas, do início ao fim. É só notar o quanto os velejadores olham para trás para ver onde estão seus adversários.

2. A paisagem da Baía de Guanabara promete inspirar não só os atletas, mas todo o público, que vai presenciar regatas emocionantes nos Jogos Rio 20163. 

3. Brasileiros com chances - A delegação brasileira da Vela é uma das mais vitoriosas dos últimos anos. Além dos carimbados Robert Scheidt e Torben Grael (este como coordenador técnico), a dupla Martine Grael e Kahena Kunze chegam favoritas na classe 49erFX.

 

 
 
 
 
 
 
Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Triathlon

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

A competição do Triathlon é composta por três modalidades distintas: natação, ciclismo e corrida / Foto: Nigel Roddis/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Suíça   
 

                       

       02                         00                        02


 

      2 - Austrália
   

                   

       01                        02                       02


 

       3 - Nova Zelândia

 

                  

       01                       01                       01


  

A modalidade   

Ninguém parece apto para confirmar a origem do Triathlon – alguns dizem que foi na França, entre as duas Guerras Mundiais; alguns dizem que foi na América, nos anos 70. Mas o que nós sabemos é que, após duas horas de disputas, os atletas ficam exaustos. E os espectadores também!

A competição do Triathlon é composta por três modalidades distintas: natação, ciclismo e corrida. Os atletas iniciam a disputa pelo ouro com uma maratona aquática de 1500m, seguida por 40km de ciclismo e concluída por uma corrida de 10km. Tudo isso em menos de duas horas, inclusive as transições de um esporte para outro.

O triatlo é um desafio multidisciplinar que combina, numa única prova, 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Na natação, embora a maioria
dos atletas execute o nado livre, todos os estilos são permitidos. Após sair da água, o competidor deve colocar o capacete antes de pegar a bicicleta. Na etapa do ciclismo, é permitido o vácuo, tática em que os atletas “pegam carona” no ritmo de seus adversários da frente.
 
A terceira e última parte da prova é a corrida. As transições entre cada etapa contam no tempo total do atleta; por isso, manter a resistência para recuperar cada segundo perdido na troca entre os exercícios pode fazer toda a diferença no fim.

Você Sabia ?

- A distribuição dos títulos no triatlo nos Jogos Olímpicos é tão diversificada que, até hoje, apenas a Suíça ganhou mais de um ouro (em Londres 2012 e Sidney 2000) e apenas o canadense Simon Whitfield subiu ao pódio mais de uma vez (para receber o ouro em Sidney 2000 e a prata em Pequim 2008).

- Em um dos momentos mais emocionantes de Londres 2012, foi preciso recorrer ao photo finish, equipamento que fotografa a chegada da prova, para confirmar quem ficaria com as medalhas de ouro e de prata no triatlo feminino. Após terminar apenas alguns centímetros à frente da sueca Lisa Norden, a suíça Nicola Spirig foi declarada campeã Olímpica.

- Quando ele não está ocupado em busca da vitória em Grandes Prêmios, o campeão de Fórmula 1 Jenson Button costuma competir no Triathlon

Razões para assistir 

1. Copacabana de cenário - O triathlon na Rio 2016 será disputado nas areias de Copacabana, uma das praias mais famosas do mundo. A natação será na praia, e a corrida e o ciclismo vão da orla até algumas ruas do charmoso bairro da zona Sul.

2. Ultrapassando barreiras – Acompanhar os atletas colocando eles mesmos à frente de seus limites nos mostra o quanto um ser humano pode ser forte e dedicado.

3. Transições rápidas – No Triathlon, as transições da natação para o ciclismo e do ciclismo para a corrida precisam ser muito rápidas e são essenciais para um bom resultado. Imagine o quão difícil deve ser trocar de roupas tão rapidamente e após grande desgastes!

 

 
 
 
 
Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Tiro Esportivo

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

Um dos nove esportes presentes nos primeiros Jogos, em 1896, em Atenas, o Tiro é uma das mais antigas modalidades olímpicas representada na Rio 2016 / Foto: Nicolo Zangirolami/ISSF

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

       53                         29                        25


 

      2 - China
   

                   

       21                        13                       15


 

       3 - União Soviética

 
                  

       17                       15                       17


 

 A modalidade   

Um dos nove esportes presentes nos primeiros Jogos, em 1896, em Atenas, o Tiro é uma das mais antigas modalidades olímpicas representada em Londres.

O esporte tem passado por uma longa jornada, desde quando pássaros eram utilizados como alvos (como em Paris 1900). Seu desenvolvimento caminha junto à criação, no começo do século XX, da Federação Internacional de Tiro Esportivo.

Reintroduzido nos Jogos de Los Angeles, em 1936, com apenas dois eventos, o Tiro tem crescido bastante.

São 15 eventos de tiro esportivo, nos quais são utilizados três tipos de arma: carabina, pistola e espingarda. Para cada tipo são realizados três eventos para homens e dois para mulheres – todos individuais.
 
As regras variam em função de diversos fatores: distância até o alvo, tipo de alvo, posição de tiro, número de disparos e tempo para atirar. Por exemplo: nos eventos com carabina e pistola, os competidores precisam atirar num alvo fixo com 10 circunferências em tempo predeterminado, enquanto nos eventos com espingarda os alvos são móveis, lançados ao comando do atirador.
 
Você Sabia ?

- Em Barcelona 1992, a chinesa Zhang Shan se tornou a primeira mulher a vencer uma competição mista de tiro. Desde Atlanta 1996, homens e mulheres competem separadamente.

- Em Antuérpia 1920, o sueco Oscar Swahn se tornou o mais velho medalhista Olímpico da história – ele tinha 72 anos quando conquistou a prata.
 
- Em 1938, durante um treinamento do exército, uma granada explodiu na mão direita do soldado húngaro Károly Takács. Dez anos mais tarde, em
Londres 1948, ele conquistou o ouro na pistola de tiro rápido 25m. Em Helsinque 1952, o mesmo Takács voltou ao pódio: bicampeão Olímpico, ele só atirava com a mão esquerda.

Razões para assistir 

1. Atenção milimétrica - É um verdadeiro teste de precisão, em que as disputas são decididas por milímetros de diferença e exigem mais da capacidade intelectual e psicológica dos competidores do que força física ou resistência

2. Esporte universal – O Tiro esportivo é visto e disputado por todo o mundo, com 100 países competindo nos últimos Jogos Olímpicos. Um número que tende a aumentar no Rio.

3. Tecnologia atual – Os últimos Jogos Olímpicos já apresentaram o que há de mais novo no mercado de Tiro e certamente veremos tecnologias ainda mais recentes na Rio 2016.

 

 
 
Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Tiro com Arco

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

Setenta metros separam o alvo de 1,22m de diâmetro do arqueiro. A pontuação no alvo vai de um a dez, de acordo com a proximidade do círculo central / Foto: Rio 2016 / Paulo Múmia

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Coréia do Sul   
 

                       

       19                         09                        06


 

      2 - Estados Unidos
   

                   

       14                        10                       08


 

       3 - Bélgica

 
                  

       11                       06                       03


 

  

A modalidade   

A mais antiga evidência do Tiro com Arco que se tem notícia é de 10 mil anos atrás, quando o homem usava suas habilidades para caçar e sobreviver. Mas o Tiro com Arco só foi reconhecido como esporte na Inglaterra medieval, quando ele foi considerado tão importante para a defesa das nações que qualquer homem entre sete e 60 anos era obrigado por lei a participar das competições.

No entanto, o esporte passou por tempos difíceis em Jogos Olímpicos. Apareceu pela primeira vez nos Jogos de 1900, em Paris, mas foi excluído do programa olímpico em 1920, por conta de muitas regras e da variedade equipamentos entre as nações competidoras. Voltou apenas 52 anos depois, em Munique 1972.

Desde então, tem se tornado um esporte popular e bastante competitivo nas Olimpíadas, com duas nações que se destacam pela atuação campeã. A Coréia do Sul vem sendo o país de mais sucesso na modalidade, com 19 medalhas de ouro e 34 no total. O rival mais próximo é os Estados Unidos, com 14 medalhas de ouro e 32 pódios.

Setenta metros separam o alvo de 1,22m de diâmetro do arqueiro. A pontuação no alvo vai de um a dez, de acordo com a proximidade do círculo central.
O arqueiro tem 40 segundos para atirar cada uma de suas seis flechas.
 
Nas finais, o arqueiro tem 20 segundos para atirar cada uma de suas três flechas. No ar, a flecha pode ultrapassar a velocidade de 240km por hora. No sistema de mata-mata, qualquer deslize pode fazer com que o atleta não avance na competição.
 
Nas provas individuais, os arqueiros que obtêm os melhores resultados após cinco séries de três flechas passam à fase seguinte. A mesma regra vale para as provas em equipe, mas classificam-se os melhores conjuntos após quatro séries de seis flechas.
 
Você Sabia ?

- Se uma flecha atingir a linha entre duas áreas de pontuação, vale a que pontua mais

- As flechas podem chegar a 240 km/h

- As iniciais do atirador devem ser gravadas em cada flecha

- A primeira competição de Tiro com Arco organizada que se tem notícia data de 1583, com aproximadamente 3000 participantes

- O neozelandês Neroli Fairhall fez história em 1984 ao ser o primeiro atleta em uma cadeira de rodas a competir nos Jogos Olímpicos

- A República da Coreia é o país com o melhor desempenho em Jogos Olímpicos, tendo conquistado medalhas nas últimas oito edições. Em Pequim 2008 e Londres 2012, os coreanos estiveram no pódio em todos os quatro eventos (provas individuais masculina e feminina e provas de equipes masculina e feminina)

Razões para assistir 

1. Local Inusitado - As provas do tiro com arco da Rio 2016 serão disputadas no palco do Carnaval carioca, a Marques de Sapucaí (Sambódromo).

2. Equilíbrio e habilidade – Isso não é como jogar papel enrolado na lixeira no trabalho. Arqueiros visam um alvo com diâmetro de 1,22m a uma distância de 70m. E o centro é ainda menor, com apenas 12,2cm de diâmetro, o que exige grande habilidade. Atingir o centro três vezes é o que está na mente de um campeão.

3. Glamour cinematográfico - De Robin Hood a Legolas, os arqueiros são ícones da literatura e do cinema mundial. Nos Jogos Rio 2016, a performance heroica dos atletas transformará a ficção em realidade.

 
 
Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Tênis

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

Na competição de tênis dos Jogos Rio 2016, todos os eventos com medalha serão realizados em formato de eliminação simples. Haverá cinco medalhas de ouro em disputa: individual masculino e feminino, duplas masculinas e femininas e duplas mistas / Foto: Vaughn Ridley/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

       20                         06                        12


 

      2 - Grã-Bretanha
   

                   

       17                        15                       14


 

       3 - França

 
                  

       05                       08                       08


 

 

A modalidade   

O Tênis, presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos, passou um grande tempo fora das Olimpíadas, de 1924 a 1984. 

O tênis reúne eventos simples de homens e de mulheres, duplas masculinas e femininas e duplas mistas. As partidas são disputadas em melhor de três sets, cada um composto por seis games, e cada game tem quatro pontos, contados em 15, 30, 40 e o último, que encerra o game. O primeiro a vencer seis games ganha o set, a menos que haja empate em 5 a 5, o que leva a mais dois games. Se houver novo empate em 6 a 6, o set é decidido em um tie-break de até sete pontos.
 
Na final Olímpica simples masculina, a partida é decidida em melhor de cinco sets, com os primeiros quatro disputados no formato de tie-break. O set final é decidido por uma diferença de dois games.
 
Na competição de tênis dos Jogos Rio 2016, todos os eventos com medalha serão realizados em formato de eliminação simples. Haverá cinco medalhas de ouro em disputa: individual masculino e feminino, duplas masculinas e femininas e duplas mistas.
 
O Tênis olímpico é disputado no formato mata-mata, com todas as partidas, para homens e mulheres, decididas em melhor de três sets. A exceção fica por conta da final masculina, que é jogada em melhor de cinco sets.

Grandes estrelas do Tênis como Rafael Nadal, Novak Djokovic e Serena Williams estarão competindo no Rio. O Brasil ainda não subiu ao pódio nas competições olímpicas de Tênis.

  Você Sabia ?

- Venus Williams é a maior tenista olímpica da história, com quatro medalhas de ouro consecutivas (Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012)

- O Chile demorou para obter sua primeira medalha de ouro Olímpica, mas, em Atenas 2004, ficou com duas – e todas no tênis. Nicolás Massú venceu os torneios masculinos de simples e duplas, este ao lado de Fernando González

- Gustavo Kuerten, o Guga, esteve em Sidney 2000 e Atenas 2004. Perdeu para os tenistas que deixariam os torneios com a medalha de ouro – o russo
Yevgeny Kafelnikov e o chileno Nicolás Massú. A melhor participação brasileira em Jogos Olímpicos foi de Fernando Meligeni, que ficou com o quarto lugar
em Atlanta 1996

Razões para assistir 

1. Arena novíssima - A arena do tênis, que fica dentro do Parque Olímpico, passou com sucesso no evento teste realizado por lá. E foi elogiada pelos atletas. Vale a pena conferir!

2. Grandes ícones do esporte - Nomes como Roger Federer, Novak Djokovic e Rafael Nadal, virão com tudo para tirar o título Olímpico de Andy Murray. E isso sem falar na chave feminina, com Serena Williams, Ana Ivanovic e outras feras!

3. Dupla brasileira no topo - Depois de atingir o topo do ranking mundial da ATP na chave de duplas, o tenista brasileiro Marcelo Melo encara o trajeto até uma medalha olímpica com Bruno Soares.

 

 
 
 
 
Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Tênis de Mesa

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

Desde os Jogos de Seul, em 1988, quanto o Tênis de Mesa foi introduzido ao programa olímpico, a China já ganhou 24 das 28 medalhas de ouro colocadas em disputa  / Foto: Matthew Stockman/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - China   
 

                       

       24                         15                        08


 

      2 - Coréia do Sul
   

                   

       03                        03                       12


 

       3 - Suécia

 
                  

       01                       01                       01


 

  

A modalidade   

Pergunte a um amigo qual o esporte com maior participação no mundo e ele provavelmente responderá que é o futebol. Porém a popularidade do Tênis de Mesa na China (que corresponde a aproximadamente 20% da população mundial) coloca o esporte à frente na lista dos mais disputados.

Com isso, o esporte é dominado pelos chineses nas Olimpíadas. Desde os Jogos de Seul, em 1988, quanto o Tênis de Mesa foi introduzido ao programa olímpico, a China já ganhou 24 das 28 medalhas de ouro colocadas em disputa.

Entretanto, o esporte não nasceu com os chineses.  Em 1900, o tênis de mesa começou a ser disputado por famílias inglesas, que colocavam livros para dividir a mesa ao meio. Desde então, o esporte tem caminhado para se tornar um dos esportes mais velozes do mundo.

A mesa, de 2,74m x 1,525m, tem uma pequena rede que a divide em dois campos. Os jogadores só podem mandar a bolinha no campo do adversário e marcam pontos quanto este não consegue retornar a bola, segundo as regras.

O Tênis de Mesa demanda movimentos rápidos, muita perspicácia e um bom senso de reação. Como no Tênis, o saque é extremamente importante e pode destruir a jogada do adversário.

Desde 1988 até 2004, a modalidade consistia em disputas masculinas e femininas, em duplas e individualmente. Mas a partir de Pequim 2008, as competições em duplas foram substituídas pelas por equipes.

O Brasil ainda não faz parte do seleto hall de 11 países medalhistas olímpicos no esporte e tem, até agora, seis vagas garantidas na Rio 2016.

 

Você Sabia ?

- Durante uma partida, a bolinha pode chegar a uma velocidade de 160 km/h

- No Brasil, o esporte é amplamente conhecido como pingue-pongue

- O Tênis de Mesa foi banido na União Soviética de 1930 a 1950, pois eles acreditavam que a prática do esporte era prejudicial aos olhos

- Demorou muito para acontecer e ainda pode levar algum tempo até se repetir, mas, em Barcelona 1992, o sueco Jan-Ove Waldner se tornou o primeiro atleta não asiático a ganhar o ouro no tênis de mesa

 
Razões para assistir 

1. Velocidade da luz - Você vai se surpreender com os reflexos quase sobre-humanos dos atletas - já imaginou tentar acertar uma bolinha que corta o ar a mais de 200km/h em sua direção?

2. Fãs doidos – Haverá vários fãs chineses e eles podem ser bastante animados quando se trata do Tênis de Mesa.

3. Rally mais doido ainda – Mesmo quando você pensa ser impossível pegar aquela bola, os mesatenistas colocam ela de volta no jogo e continuam disputando aquele ponto por um tempo inacreditável.

 

 
 
 
Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Taekwondo

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

Tida como a maior arte marcial do mundo, em número de praticantes (60 milhões de pessoas em 190 países), o Taekwondo foi introduzido no programa olímpico apenas nos Jogos de Sydney, em 2000 / Foto: Matthew Stockman/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Coréia do Sul   
 

                       

       10                         02                        02


 

      2 - China
   

                   

       05                        01                       02


 

       3 - Estados Unidos

 
                  

       02                       02                       04


 

A modalidade   

Tida como a maior arte marcial do mundo, em número de praticantes (60 milhões de pessoas em 190 países), o Taekwondo foi introduzido no programa olímpico apenas nos Jogos de Sydney, em 2000. Em Seul 1988 e Barcelona 1992, o esporte foi apenas de exibição, sem contar para o quadro de medalhas.

O Taekwondo, que é conhecido como a arte marcial do pé e da mão, terá competições eliminatórias para cada categoria de peso: peso mosca masculino (até 58kg), peso mosca feminino (até 49kg), peso leve masculino (58 a 68kg), peso leve feminino (49 a 57kg), peso médio masculino (68 a 80kg), peso médio feminino (57 a 67kg), peso pesado masculino (acima de 80kg) e peso pesado feminino (acima de 67kg).

No tatame, os homens combatem em três rounds de três minutos, com intervalos de um minuto cada. Já na competição feminina, os mesmos três rounds duram dois minutos, com o mesmo tempo de intervalo.

São 16 competidores em cada categoria de peso, que duelam em mata-mata até chegar à disputa final, pela medalha de ouro. O bronze é decidido em uma disputa de repescagem. No Taekwondo olímpico, cada lutador que perde para um finalista vai para repescagem.

No Taekwondo, o principal ataque são as pernas, considerada a mais longa e poderosa arma que o lutador possui. Com ela o competidor pode chutar forte, mas sempre mantendo uma distância segura para evitar retaliação do seu oponente. Os lutadores disputam o Taekwondo em um tatame de 8m x 8m e podem ser levados ao nocaute por uma derrubada de 10 segundos ou se alcançar pontos em várias zonas do corpo do adversário.

O Brasil conquistou sua primeira medalha no Taekwondo (um bronze) nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, com Natália Falavigna. Na Rio 2016 o Brasil tem quatro vagas garantidas, duas no feminino e duas no masculino.

Você Sabia ?

- Tae significa “chutar com os pés”, kwon “bater com as mãos” e do “o caminho”

- Geralmente são necessários três anos para um lutador alcançar a faixa preta no Taekwondo, mesmo que as federações tenham diferentes critérios para elaborar seus rankings

- Criadores da arte marcial, os coreanos têm dominado o esporte nos Jogos Olímpicos, acumulando 14 medalhas, sendo 10 de ouro. A China aparece em
segundo lugar, com oito medalhas, sendo cinco de ouro
 
- Em Londres 2012, as oito medalhas de ouro disputadas foram distribuídas a atletas de oito países e três continentes diferentes – somente uma delas foi
para a República da Coreia. No Rio 2016, veremos se esse pódio democrático será mantido ou se os atletas coreanos irão recuperar seu posto
 
Razões para assistir 

1. Combate direto – Com mais formas de ataque que o Boxe ou a Luta Olímpica, o Taekwondo é uma excelente alternativa para os fãs de esportes de combate.

2. Luta diferenciada - As lutas são garantia de chutes precisos e poderosos, aplicados com movimentos cheios de plasticidade que vão deixar você de queixo caído

3. Formato de nocaute – Haverá grandes lutas, inclusive durante as eliminatórias. E muitas delas poderão terminar com um nocaute, o que obriga o competidor a estar atento todo o tempo.

 

 
 
 
Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Golfe

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

O esporte fez parte do programa Olímpico duas vezes: em Paris 1900 e, pela última vez, em St. Louis 1904 / Foto: Robert Laberge/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   

 

                       

       03                         03                        04


 

      2 - Canadá

  

                   

       01                        00                       00


 

       3 - Grã-Bretanha

 
                  

       00                       01                       01


 

A modalidade   

Acredita-se que a origem do jogo de golfe moderno esteja na Escócia, no século XV. O esporte fez parte do programa Olímpico duas vezes: em Paris 1900 e, pela última vez, em St. Louis 1904, onde apenas competições masculinas foram realizadas e os Estados Unidos e o Canadá foram os únicos participantes. Em 2016, após 112 anos, o golfe está de volta aos Jogos Olímpicos
 
Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o golfe será disputado em um circuito de 72 buracos stroke play. Vence o atleta que completar o circuito com o menor número
de tacadas ao fim das quatro rodadas de 18 buracos.
 
Os espectadores poderão caminhar pelo circuito, acompanhando a disputa e testemunhando a força de um drive (a primeira e mais ampla tacada) e a precisão de um chip shot (tacada curta, geralmente executada para atingir o buraco).
 
O Brasil se prepara para receber os melhores atletas da atualidade, como o irlandês Rory McIlroy, o norte-americano Bubba Watson e sua compatriota Stacy
Lewis, destaque entre as mulheres. Há um limite de quatro jogadores por país.

Você Sabia ?

- Do total de 12 medalhas de ouro distribuídas até hoje, nove foram entregues a atletas dos Estados Unidos. Em St. Louis 1904, 74 dos 77 golfistas participantes eram americanos. Apesar disso, a medalha de ouro ficou com o canadense George Lyon.

- Durante a execução das tacadas o esporte pede que os espectadores façam total silêncio para não atrapalhar a concentração deles.

- O campo de golfe da Rio 2016, construído no Recreio dos Bandeirantes, ficará como um campo público da cidade após os Jogos.

Razões para assistir 

1. Estreia - Depois de 112 anos, o golge volta ao programa olímpico, numa reestreia imperdível e histórica.

2. Astros internacionais - Os melhores golfistas do mundo estarão no Rio para disputar as Olimpíadas.

3. Brasileiros - O Brasil tem direito a pelo menos duas vagas (uma no masculino e uma no feminino) mas outras podem surgir dependendo da classificação dos atletas.

 
 
 
 
 
 
Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Rugby

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

O rugby sevens faz sua estreia no Rio 2016, mas esta não é a primeira vez que o esporte aparece nos Jogos Olímpicos  / Foto: Charlie Crowhurst/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos

 

                       

       02                         00                        00


 

      2 - França


   

                   

       01                        02                       00


 

       3 - Grã-Bretanha

 
                  

       00                       02                       00


 

A modalidade   

O rugby sevens faz sua estreia no Rio 2016, mas esta não é a primeira vez que o esporte aparece nos Jogos Olímpicos. A versão “clássica”, com 15 jogadores de cada lado, foi disputada em Paris 1900, Londres 1908, Antuérpia 1920 e Paris 1924.
 
O rugby ainda é um esporte pouco conhecido pelo público brasileiro, principalmente em sua versão feminina, mas as atletas do rugby sevens nacional
chegam bem credenciadas ao Rio 2016. Em 2004 elas foram vitoriosas no primeiro Campeonato Sul-Americano da categoria. Desde então, e até 2014, a seleção venceu todas as edições do evento, sem perder ou empatar uma só partida.
 
Sobre o campo de grama, o ritmo de jogo é acelerado, com os atletas combinando muita velocidade e força física. Ausente dos Jogos Olímpicos há mais de
90 anos, o rugby chega ao Rio 2016 com a promessa de conquistar novos torcedores e adeptos. Os torneios masculino e feminino serão compostos por 12 equipes cada. Os times se enfrentam em partidas de dois tempos de sete minutos.
 
Como bom esporte de equipe, a chave para romper a defesa rival envolve um conjunto de resistência, técnica e tática. O auge da emoção nas partidas são os
tries – pontuações que ocorrem quando a bola é apoiada no campo adversário após ultrapassada a linha de gol.

Você Sabia ?

- Os torcedores costumam assistir às partidas vestindo fantasias, num clima de Carnaval que tem tudo para se encaixar perfeitamente na atmosfera do Rio 2016.

- As partidas têm duração de 14 minutos, divididas em dois tempos de sete minutos. Um máximo de cinco substituições são permitidas por jogo.

- Há quatro formas diferentes de marcar pontos: Try (5 pontos): principal pontuação, quando a bola é apoiada contra o solo na área após a linha de gol; Conversão (2 pontos): logo após marcar um try, o jogador pode marcar mais dois pontos, chutando a bola por cima do travessão e entre os postes do campo adversário a partir de um ponto na linha que passa pelo local onde o try foi marcado; Penalidade (3 pontos): após sofrer uma falta, o jogador pode optar por chutar a bola por cima do travessão e entre os postes do adversário; Drop goal (3 pontos): quando um atleta chuta para o “gol” de qualquer posição do campo.

 
Razões para assistir 

1. Ação e velocidade - O rugby de 7 é um esporte de muita ação e velocidade, em que a combinação entre o talento individual e a jogada coletiva propicia aos espectadores lances espetaculares.

2. Esporte novo, regras novas - Ainda pouco popular no Brasil, o rugby pode ser aprendido facilmente por quem assistir à Rio 2016. 

3. Reestreia histórica - O esporte volta ao calendário olímpico depois de 92 anos fora, e na versão compacta inédita, com 7 jogadores. 

 
 
 
 
 
 
 
Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Saltos Ornamentais

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

 Em eventos sincronizados, há 11 juízes e seis notas a serem descartadas / Foto: Matt Roberts/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

       49                         42                        44


 

      2 - China
   

                   

       33                        17                       09


 

       3 - Suécia

 
                  

       06                       08                       07


 

  

A modalidade   

Os Saltos Ornamentais é um dos quatro esportes aquáticos nos Jogos Olímpicos, juntamente com a natação, o nado sincronizado e o pólo aquático.

Os atletas recebem pontos conforme a complexidade e a precisão de suas acrobacias. Os homens realizam seis saltos, e as mulheres, cinco. Sete juízes
atribuem notas de 0 a 10 para cada salto, e as duas notas mais altas e as duas mais baixas são descartadas. A pontuação restante é somada e multiplicada
em função da dificuldade do salto.
 
Em eventos sincronizados, há 11 juízes e seis notas a serem descartadas. Tipos de saltos:
 
• Para frente – mergulho em direção à água
 
• Para trás – saída de costas para a água
 
• Pontapé – saída para frente, execução  do movimento para trás
 
• Revirado – saída de costas e execução para frente
 
• Parafuso – independentemente da saída, o corpo deve realizar um giro
 
• Equilíbrio – na posição inicial, o atleta está com as mãos na plataforma e os pés para o alto. É realizado apenas na plataforma de 10m

 

 Você Sabia ?

- Nos Jogos de 1988, o saltador norte-americano Greg Louganis bateu sua cabeça no trampolim de 3 m, durante a fase preliminar. Sofreu uma concussão, mas ainda assim continuou na disputa e foi medalha de ouro

- O salto sincronizado só foi adicionado às Olimpíadas de 2000, em Sidney

- O americano Greg Louganis é um dos maiores saltadores ornamentais da história Olímpica, tendo conquistado quatro ouros e uma prata em três edições dos Jogos. Em Seul 1988, após ter deixado o público apreensivo ao bater a nuca no trampolim na fase eliminatória, Louganis subiu ao lugar mais alto do pódio no trampolim de 3m e na plataforma de 10m

Razões para assistir 

1. Muitos brasileiros em busca da perfeição - Ao todo serão nove brasileiros nas disputas dos saltos ornamentais na Rio 2016. Nomes conhecidos como César Castro, Juliana Veloso e a nova Ingrid Oliveira, que chamou a atenção nas redes sociais no Pan de 2015, estarão presentes no Maria Lenk, local das disputas.

2. Disciplina total – Os atletas precisam ter muita disciplina e dedicação para não parecerem rígidos e robóticos em seus saltos. O nível de habilidade e concentração é verdadeiramente invejável.

3. Linda exibição – As manobras, formas e rotações que os saltadores realizam em frações de segundos são mesmo de tirar o fôlego!

 
 
 
 
Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Remo

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

Originalmente programado para estrear já nos Jogos de 1896, o Remo só foi disputado pela primeira vez quatro anos depois, em Paris. E esteve em todas as edições das Olimpíadas desde então / Foto: Philipp Schmidli/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Alemanha   
 

                       

       33                         07                        08


 

      2 - Estados Unidos
   

                   

       32                        31                       24


 

       3 - Grã-Bretanha

 
                  

       28                       22                       13


 

 

A modalidade   

Originalmente programado para estrear já nos Jogos de 1896, o Remo só foi disputado pela primeira vez quatro anos depois, em Paris. E esteve em todas as edições das Olimpíadas desde então. O interesse no esporte aumentou depois que as duas maiores universidades do Reino Unido, Cambridge e Oxford, iniciaram uma corrida anual de barcos no Rio Thames, em 1829. A tradição da disputa universitária é mantida até hoje e atrai milhares de pessoas.

Por um longo tempo, apenas os homens podiam competir no Remo olímpico, mas as mulheres finalmente tiveram sua chance nos Jogos de Montreal, em 1976. 

São 14 eventos: oito para homens e seis para mulheres. Cada regata pode ter até seis barcos. As equipes avançam na competição de acordo com o sistema definido pela Federação Internacional de Remo. A prova de 2.000m é percorrida em linha reta, com marcações a cada 250m. Cada barco tem a sua própria raia, de 13,5m de largura.
 
Figura curiosa no mundo do remo, o timoneiro atua como um técnico dentro do barco: orienta as táticas da equipe e dita o ritmo da remada e a direção do barco, além de motivar os remadores e comunicar as posições dos adversários.  

Você Sabia ?

- O Remo é o único esporte no qual os competidores cruzam a linha de chegada de costas

- O mais jovem campeão olímpico que se tem história fez parte de uma dupla francesa nos Jogos de 1900, em Paris. O garoto, de não mais que 12 anos, participou da cerimônia de premiação, mas depois desapareceu

- A romena Elisabeta Lipa não é apenas considerada uma das melhores remadoras da história, com oito medalhas Olímpicas (cinco ouros, duas pratas e um bronze). Ela também é a detentora do recorde de tempo transcorrido entre a primeira e a última medalhas: 20 anos, de Los Angeles 1984 a Atenas 2004
 
- Em Melbourne 1956, o soviético Viktor Ivanov comemorou tanto a medalha de prata conquistada com o companheiro de equipe Igor Buldakov que a deixou cair no lago Wendouree. Após a competição, meninos de uma escola local saíram à procura da medalha. Andrew Hemingway, de 13 anos, a encontrou e devolveu ao campeão
 
Razões para assistir 

1. Vibração emocionante - Você vai vibrar com uma competição de mais de um século de tradição em águas cariocas, com provas disputadas palmo a palmo e chegadas emocionantes.

2. Cenário de cartão-postal - De quebra, ainda terá o cenário paradisíaco da Lagoa Rodrigo de Freitas como pano de fundo, num dos principais pontos turísticos do Rio.

3. Corridas genuínas – O Remo tem sido há muito tempo um dos esportes mais excitantes dos Jogos Olímpicos, com as corridas de skiff quádruplo sempre de tirar o fôlego!

 
 
Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Polo Aquático

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

O esporte faz parte do programa olímpico desde os Jogos de 1900, em Paris, quando as regras, diferentes na Europa e na América, foram alinhadas para então poder ser disputado em uma Olimpíada / Foto: Matt King/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Hungria   
 

                       

       09                         03                        03


 

      2 - Itália
   

                   

       04                        02                       02


 

       3 - Grã-Bretanha

 
                  

       04                       00                       00


 

A modalidade   

Há pouca coisa documentada sobre a criação do Pólo Aquático, mas se sabe que ele foi desenvolvido no século XIX como uma forma aquática de Rúgbi, inicialmente disputada em rios e lagos. A versão que sobreviveu até hoje é semelhante ao Handebol, só que disputada na piscina e com algumas diferenças.

O esporte faz parte do programa olímpico desde os Jogos de 1900, em Paris, quando as regras, diferentes na Europa e na América, foram alinhadas para então poder ser disputado em uma Olimpíada. As mulheres só começaram a participar 100 anos depois, em Sydney 2000.

Em comparação com alguns esportes de equipe, 32 minutos (divididos em quatro períodos de oito minutos) parecem pouco tempo. No entanto, sem poder pôr os pés no fundo da piscina, que tem 2m de profundidade, os atletas se esforçam sem parar, nadando até 5km por partida.
 
Com exceção do goleiro, os jogadores não podem segurar a bola com as duas mãos. Também não é permitido apoiar-se, pegar impulso a partir do gol ou das bordas da piscina, socar a bola ou espirrar água contra o oponente de propósito.
 
Cada equipe é formada por 13 jogadores, sendo sete titulares: seis atletas de linha e um goleiro. As mulheres jogam de maiô, e os homens, de sunga.

Você Sabia ?

- O time masculino húngaro é a mais bem-sucedida equipe do polo aquático Olímpico. Já conquistou 15 medalhas – quase o dobro do segundo colocado,
a Itália, com oito
 
- O torneio feminino ingressou nos Jogos em Sidney 2000, e as norte-americanas nunca estiveram fora do pódio, um feito quase igualado pelas australianas, que só ficaram ausentes em Atenas 2004
 
- O húngaro Olivér Halassy sofreu um acidente de carro quando criança e teve o pé esquerdo amputado. Isso não o impediu de conquistar três medalhas
Olímpicas: prata em Amsterdam 1928 e ouro em Los Angeles 1932 e em Berlim 1936
 
- Oito atletas húngaros foram suspensos em 38 segundos de partida em uma disputa contra a Itália nos Jogos de 1972, em Munique

- Um bom jogador nada por volta de 2,5 km por partida e pode atirar uma bola a até 100 km/h

Razões para assistir 

1. Rivalidade intensa – Como uma das mais antigas modalidades olímpicas, a tendência para a rivalidade é alta, sobretudo entre as melhores nações européias.

2. Reviravoltas – Com apenas 30 segundos de posse de bola para cada time, o placar poderá ver bastante alternância, em disputas certamente muito velozes.

3. Chuva de gols – Jogadas plásticas e muitos gols – são, em média, mais de 10 por partida! – reservam aos espectadores do polo aquático muitas emoções nos Jogos Rio 2016.

 
 
 
Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Pentathlon Moderno

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

O Brasil surpreendeu no último dia das Olimpíadas de Londres, em 2012, com a pernambucana Yane Marques conquistando a medalha de bronze histórica / Foto: Buda Mendes/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Hungria   
 

                       

       09                         08                        05


 

      2 - Suécia
   

                   

       09                        07                       05


 

       3 - União Soviética

 
                  

       05                       05                       05


 

A modalidade   

Se os esportes nos Jogos Olímpicos fossem filmes, o Pentathlon certamente seria uma espécie de “Gladiador”. Simplesmente inclui de tudo, inclusive uma lendária história de um jovem cavaleiro francês que, precisando entregar uma mensagem em um cavalo, teve que montar, duelar, atirar, correr e nadar.

Modalidade olímpica desde os Jogos de Estocolmo, em 1912 (e desde 2000 para as mulheres), o Pentathlon Moderno disputado hoje é uma versão contemporânea do Pentatlo clássico, disputado antigamente. 

A disputa começa com uma rodada classificatória de esgrima. Em seguida, os atletas competem nas quatro provas no mesmo dia. O primeiro evento é
a prova de natação; em seguida, os competidores voltam à esgrima, e depois é a vez do hipismo.
 
A combinação do resultado dos três eventos determina a ordem de classificação para a prova combinada de corrida e tiro, com quatro rodadas.
 
Hungria e Suécia dominaram o esporte por muitos Jogos, mas as esperanças britânicas estão altas, após um particular sucesso em 2000, quanto Stephanie Cook foi campeã, e em 2008, com Heather Fell levando a medalha de prata.

O Brasil surpreendeu no último dia das Olimpíadas de Londres, em 2012, com a pernambucana Yane Marques conquistando a medalha de bronze histórica.

 

 Você Sabia ?

- O Pentathlon foi disputado pela primeira vez na 18ª Olimpíada Antiga, em 708 a.C.

- O mais velho campeão do Pentathlon Moderno foi o russo Pavel Lednev, que subiu ao pódio com 37 anos nos Jogos de Moscou, em 1980

- O nome do esporte deriva da palavra grega pente, que significa cinco, e athlon, que quer dizer competição

- Yane Marques nasceu numa pequena cidade no Nordeste brasileiro e entrou no esporte pela natação. Começou no pentatlo moderno em 2003 e, já no ano seguinte, tornou-se campeã brasileira. 

 
Razões para assistir 

1. Compre 1 leve 5 – Esta é uma grande oportunidade de acompanhar cinco esportes ao longo de um dia, com um mesmo ingresso dos Jogos, no complexo esportivo de Deodoro.

2. Brasileira medalhista olímpica - Só de ter Yane Marques no circuito já é uma chance de medalha. A brasileira vem com tudo em busca do seu segundo pódio olímpico.

3. Competições diretas – O Pentathlon Moderno será um dos poucos esportes em que os espectadores verão o início e o fim, sem a necessidade de fases preliminares ou classificatórias.

 
 
 
Modalidades da Rio 2016 07 Junho 2016

Natação

E-mail Imprimir
Escrito por Redação

 

Na Rio 2016, o campeão olímpico deixou escapar a vaga olímpica e o Brasil será representado por Ítalo Manzine e Bruno Fratus nos 50m livre / Foto: Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

      230                        164                     126


 

      2 - Austrália
   

                   

       57                        60                       61


 

       3 - Alemanha

 
                  

       38                       32                       22


 

A modalidade   

Desde que as pessoas puderam mergulhar, elas aprenderam a competir esportivamente, nadando. O início, com as equipes nos Jogos da Grécia Antiga, manteve-se até a primeira edição dos Jogos Modernos, em 1896. As mulheres começaram a competir quatro edições depois, em Estocolmo 1912.

A natação, além de ser um dos esportes mais antigos, é um dos mais populares durante as Olimpíadas e fornece um dos maiores números de medalhas (perde apenas para o Atletismo), com várias categorias de competição.

Uma piscina Olímpica mede 50m de comprimento, 25m de largura e 3m de profundidade, e a temperatura da água varia entre 25oC e 28oC. As competições são divididas em eliminatórias, semifinais (com os 16 melhores da prova) e finais (com os oito melhores das semifinais).
 
São 32 provas, em quatro estilos de nado - livre, borboleta, peito e costas -, e há um número igual de eventos para os homens e mulheres. Respire fundo então, pois temos 50m, 100m, 200m e 400m livres; 100m e 200m costas; 100m e 200m peito; 100m e 200m borboleta; 200m e 400m medley; revezamentos 4x100m e 4x200m livres; revezamento 4x100m medley e a maratona aquática de 10km. Os homens ainda têm as disputas dos 1500m estilo livre e as mulheres nadam uma distância menor, dos 800m livre.
 
Tantos eventos, então, dão grandes possibilidades aos nadadores. Mark Spitz provou isso ao ganhar sete ouros nos Jogos de Munique 1972, um recorde só ultrapassado por Michael Phelps, que levou oito ouros para os EUA em Pequim, em 2008.

O Brasil tem um bom retrospecto, sobretudo na edição de Pequim, quando César Cielo trouxe o primeiro ouro para o País nos 50m estilo livre. 

Na Rio 2016, o campeão olímpico deixou escapar a vaga olímpica e o Brasil será representado por Ítalo Manzine e Bruno Fratus nos 50m livre. Além deles, estão garantidos outros 31 atletas brasileiros na natação.

Você Sabia ?

- Até 1956, o estilo borboleta era permitido durante o nado peito

- Johnny Weissmuller, que interpretou Tarzan em 12 filmes, ganhou cinco ouros no nado estilo livre para os EUA nos Jogos de 1924 e 1928 e foi o primeiro homem a nadar os 100m abaixo da marca de um minuto

- Ninguém subiu ao pódio Olímpico tantas vezes quanto o americano Michael Phelps: de Atenas 2004 a Londres 2012, o atleta pendurou no pescoço nada
menos que 22 medalhas. Ele também detém o recorde de ouros (18) e de vitórias em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos (8), em Pequim 2008
 
- Primeira mulher sul-americana a disputar uma edição de Jogos Olímpicos, a brasileira Maria Lenk esteve em Los Angeles 1932 e Berlim 1936 e chegou
a ser recordista mundial dos 200m e dos 400m peito. Com a vida dedicada à natação, foi homenageada com a construção de um centro aquático na Barra, que, nos Jogos Rio 2016, receberá os torneios de saltos ornamentais, nado sincronizado e polo aquático

Razões para assistir 

1. Hall de medalhistas – Mark Spitz e Michael Phelps quebraram vários recordes nas piscinas olímpicas e nós poderemos ver o nascimento de uma nova estrela da natação no Rio.

2. Boas disputas – Seres humanos gostam muito de uma boa disputa e haverá muitas delas durante a natação em Londres.

3. Ídolos mundiais - Michael Phelps, Chad le Clos, Missy Franklin... O que não vai faltar nas piscinas do Rio 2016 são feras do esporte mundial – um convite à quebra de recordes e muitas emoções!

 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook