Adhemar é escolhido como ícone esportivo da cidade de São Paulo | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Adhemar é escolhido como ícone esportivo da cidade de São Paulo

Dez anos sem o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva / Foto: Arquivo/CbatSão Paulo - O bicampeão olímpico do salto triplo Adhemar Ferreira da Silva foi escolhido como ícone esportivo da cidade de São Paulo, que nesta terça-feira, dia  25 de janeiro, completa 457 anos de fundação, por um júri montado pela Revista Veja São Paulo. Ele concorreu com muitos outros ídolos paulistanos já falecidos como, por exemplo, o tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna.

 

Adhemar nasceu no bairro paulistano da Casa Verde, em 29 de setembro de 1927, e faleceu no dia 12 de janeiro de 2001, no Hospital Santa Izabel, no centro da capital paulista. Ainda morava no mesmo bairro. Na ocasião, era presidente da Comissão de Atletas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a convite do presidente Roberto Gesta de Melo.

Ele ganhou medalha de ouro no salto triplo, em duas edições olímpicas seguidas: Helsinque, na Finlândia, em 1952, e Melbourne, na Austrália, em 1956. É o único sul-americano a ganhar dois títulos olímpicos seguidos em eventos individuais na história dos Jogos. Também foi tricampeão pan-americano, em Buenos Aires, na Argentina, em 1951, na Cidade do México, em 1955, e em Chicago, nos Estados Unidos, em 1959. Foi bicampeão da Universíade e ganhou 10 vezes o Troféu Brasil. Em sua carreira, defendeu o São Paulo FC e o Vasco da Gama.

O São Paulo Futebol Clube mantém duas estrelas douradas em seu uniforme oficial, em homenagem aos dois primeiros recordes mundiais estabelecidos por Adhemar: 16,00 m em 1950, em São Paulo, e 16,01 m, no Rio de Janeiro, em 1951. Ele superou ainda outras três vezes o recorde: 16,12 m e 16,22 m em Helsinque, em 1952, e 16,56 m, no México, em 1955.

Adhemar foi escolhido por um júri formado pelos jornalistas Celso Unzelte, José Silvério, Juca Kfouri, Marcelo Duarte, Mauro Beting, Orlando Duarte e Sérgio Xavier Filho. Entre outros ícones paulistanos eleitos estão a cantora Elis Regina e os atores Paulo Autran e Cacilda Becker.
 
 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook