Anderson e Melry vencem Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Anderson e Melry vencem Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas

Anderson na prova do salto com vara / Foto: Fernando Soutelo-Agif/Divulgação CBAtRio de Janeiro - Anderson Estevão Venâncio e Melry Neri Caldeira conquistaram neste domingo 17 a Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas 2011, na categoria adulta. A disputa aconteceu na pista CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), no Rio de Janeiro.

Campeão da prova do Troféu Brasil Caixa de Atletismo do ano passado, Anderson completou o decatlo com 7.751 pontos - segundo melhor resultado de sua carreira. Apesar de extenuado na final da última prova, os 1.500 m, o paranaense ainda encontrou forças para comemorar com o companheiro de equipe, Luiz Alberto Cardoso de Araújo, segundo colocado.

"Fui bem no salto com vara, no disco e no dardo, mas os 1.500 m não são mesmo a minha prova. Ela é muito dolorida", disse o atleta, que fez o tempo de 4:54:7. "Foi um sacrifício garantir o título", continou Anderson, que irá fazer um estágio de treinamento e de competições na Itália em maio.

Ainda ofegante por ganhar a prova dos 800 m - a última do heptatlo -, Melry Caldeira comemorou a conquista. Em sua primeira competição do ano, depois de uma séria lesão muscular no posterior da coxa esquerda, Melry gostou, claro, da vitória, mas acha que poderia ter obtido uma pontuação melhor do que os 5.241 pontos.

"Senti falta de ritmo e de mais treinamentos. Acho que na minha próxima competição, em maio, devo conseguir um resultado melhor", disse Melry, de 29 anos - 15 dos quais dedicados ao heptatlo. "Esta é uma especialidade sofrida, que exige sobretudo boa cabeça", prosseguiu.

O foco de Melry é ganhar vaga na equipe que irá ao Sul-Americano de Buenos Aires, no início de junho. "Se for bem lá, posso até mudar meu foco para o PAN do México, mas tenho consciência de que não estou entre as favoritas", concluiu.

No octatlo, Althieres dos Santos e Felipe Vinícius dos Santos viveram a expectativa da conquista do título por 20 minutos - tempo da disputa da segunda série dos 1.000 m, da elaboração das súmulas e da contagem dos pontos. Althieres mostrou-se animado com a vitória, com 5.664 pontos.

"Agora, acho que tenho condições de pensar em conseguir o índice para o Mundial de Menores da França", comentou o atleta de Lavras, de 16 anos, que treina na Universidade Federal de Lavras (UFLA) - a antiga ESAL. "Acho que não sei mais viver se a minha rotina", prosseguiu Althieres, que estuda pela manhã e treina três horas por dia à tarde.

No decatlo juvenil, o campeão Matheus Bernardino da Silva não pretende continuar na especialidade. Ele quer fazer carreira no salto com vara e neste domingo comemorou o recorde pessoal, com 4,65 m - 1,10 m a mais do que o segundo colocado Lucas Ferraz Conceição. "Subi para o segundo lugar no Ranking juvenil da vara e isso me anima mais ainda", disse Matheus, nascido em Guarulhos e que defende a ASA-São Bernardo. "Frequento a pista de Atletismo desde os 4 anos no Estádio da Ponte Grande, em Guarulhos. Desde sempre sabia que seria atleta."

A Copa Brasil Caixa reuniu cerca de cem atletas de 31 clubes de seis Estados e do Distrito Federal. O domingo foi novamente um dia muito quente, no Rio, com 38 graus por volta do meio-dia.

Na disputa por equipes, apenas um ponto separou a campeã ASA-São Bernardo, que fez 41 pontos, contra 40 pontos da vice-campeã BM&FBovespa.

Resultados finais

Decatlo adulto
1-Anderson Estevão Venâncio (BM&FBovespa) - 7.751 pontos
2-Luiz Alberto Cardoso de Araújo (BM&FBovespa) - 7.520
3-Renato Átila Souza da Câmara (Abzalão/Unimep - 7.281

Decatlo juvenil
1-Matheus Bernardino da Silva (ASA-São Bernardo) - 6.525 pontos
2-Lucas Ferraz Conceição (Ivoti) - 6.278
3-Renato Linhares dos Santos (ASA-Sertãzinho) - 6.089

Octatlo menor
1-Althieres Aparecido dos Santos (CRIA Lavras) - 5.664 pontos
2-Felipe Vinícius dos Santos (ADECO) - 5.543
3-Manolo Santos da Silva (ASA-São Bernardo) - 5.181

Heptatlo adulto
1-Melry Neri Caldeira (BM&FBovespa) - 5.241 pontos
2-Roberta Tesch (ASA-São Bernardo) - 4.929
3-Vaneza Silva Drumont (BM&FBovespa) - 4.911

Heptatlo juvenil
1-Tamara Alexandrino de Souza (Ideal Brasil) - 5.176 pontos*
2-Débora Cristina de Oliveira Pires (Esporte e Vida) - 4.403
3-Larissa Salustiano Furquim (ASA Sertãozinho) - 3.757
*Índice para o Campeonato Pan-Americano Juvenil da Flórida, no EUA

Heptatlo menor
1-Amanda Aparecida da Silva Tomaz (Assem) - 4.550 pontos
2-Karen Maria Cerqueira Lopes (Mangueira) - 4.057
3- Jhennifer Christine Pinheiro Lino (Fluminense) - 3.854

Classificação geral por clubes

1- ASA-São Bernardo - 41 pontos
2- BM&FBovespa - 40
3- Ideal Brasil - 19

OBSERVADORES
A Copa Brasil Caixa contou com dois observadores muito especiais: o holandês Gerard Lenting e o russo naturalizado ucraniano Oleg Ruyev, ambos contratados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) como treinadores de provas combinadas. Lenting trabalha no Centro Nacional de Treinamento de Alto Nível Caixa/SESI, em Uberlândia, enquanto Ruyev foi designado para o CTN Caixa/CEFAN/MB, no Rio de Janeiro.

"Pela divisão da CBAt, vou tomar mais conta do heptatlo e o Oleg ficará com o decatlo. Das atletas que vi competir, a Vanessa Spinola e a Tamara Alexadrino de Souza me chamaram muita a atenção", disse Lenting sobre Vanessa, que com dores nas costas não participou da Copa Brasil, e Tamara, campeã do heptatlo juvenil.

Já Oleg Ruyev destacou Carlos Eduardo Chinin, Anderson Venâncio e Luiz Alberto de Araújo. "São todos atletas com potencial para superar os 8.000 pontos", afirmou. "Nas outras categorias não deu tempo de observar melhor ninguém." Lenting e Ruyev pretendem fazer uma clínica proximamente com técnicos brasileiros de heptatlo e decatlo, em São Paulo.

A Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas 2011 foi uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, co-organizada pela FARJ, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do CEFAN.

Resultados e mais informações podem ser obtidos no hotsite do evento - acesso pelo link: http://www.cbat.org.br/competicoes/copa_combinadas/default.asp

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook