Após recorde, Felipe Vinícius foca Pan-americano na Colômbia

Felipe Vinícius é o novo recordista sul-americano juvenil no decatlo / Foto: Guto Gonçalves/Estúdio 13

São Paulo - O decatleta Felipe Vinícius dos Santos acabou de estrear na temporada, mas já está de olho em um evento marcado para o segundo semestre: o Pan-americano de Juvenis em Medellín (Colômbia). 
 
O jovem de 19 anos, que venceu neste fim de semana a 7ª Copa São Paulo de Combinadas e estabeleceu novo recorde Sul-Americano e Brasileiro Juvenil no decatlo (7550 pontos), inicia agora uma preparação intensiva para disputar a competição internacional no mês de agosto. A marca anterior era de Luiz Alberto de Araújo, com 7472 pontos, estabelecida em agosto de 2006, em Pequim.
 
"O objetivo é participar de um evento internacional e chegar nos 8000 pontos, um resultado que poucos atletas na categoria dele têm. O Felipe já mostrou que tem condições de alcançar essa meta. O atleta é jovem e está muito bem em todas as provas. Já esperávamos que ele fizesse acima dos 7500 desde o Mundial de Juvenis, no ano passado, tanto que chegou na marca logo na primeira competição que disputou em 2013", explicou o treinador Felipe Siqueira.
 
Segundo o técnico, o atleta do decatlo precisa melhorar um pouco os resultados do segundo dia de competições, que geralmente são as provas mais técnicas. "O Felipe melhorou bastante a velocidade, fundamento muito importante para sua evolução. O decatlo também é uma prova que exige, além da técnica e do físico, muita maturidade. Acredito que isso falta para ele em determinados momentos. Porém, é questão de tempo", ressalta. 
 
Em 2011, Felipe Vinícius ganhou a medalha de bronze no octatlo do Campeonato Mundial de Menores, em Lille, na França. No ano passado, terminou o decatlo do Mundial de Juvenis de Barcelona, na Espanha, em 11º lugar, com 7.280 pontos.
 
Outros destaques da 7ª Copa São Paulo - Além de Felipe, outros atletas fizeram bons resultados na 7ª Copa São Paulo de Combinadas, disputada no Estádio ícaro de Castro Mello, neste fim de semana. Edvaldo Jailton (Ass. Sertanezina/CEE) venceu o Octatlo da categoria menor, com 5621, ficando apenas a 53 pontos do índice exigido para o Mundial de Menores, que será disputado em julho em Donestk (Ucrânia).
 
Entre os adultos, destaque para os atletas da equipe BM&F/Bovespa, Anderson Venâncio, campeão do Decatlo com a marca de 7508 pontos, e Giovana Cavaletti, que conquistou a medalha de ouro no Heptatlo, atingindo 4500 pontos.
 
No Heptatlo feminino Isabela Moreira Oliveira (AD Centro Olímpico) foi a campeã da categoria menor com 4748 pontos e Amanda Tomaz (Orcampi/Unimed/CEE) venceu o juvenil com 4584 pontos.