Atletismo paulista escolhe futuros campeões das pistas no Ibirapuera | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Atletismo paulista escolhe futuros campeões das pistas no Ibirapuera

Crianças no Ibirapuera / Foto: Flávio Perez/ZDL

São Paulo - A penúltima seletiva dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) reuniu mais de 1.200 atletas de 15 a 17 anos na moderna pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, nesta quinta-feira (27). 
 
Os adolescentes dos 50 colégios da região metropolitana e interior inscritos tentaram a classificação para a grande final do campeonato nas categorias mirim e infantil (menores), marcada para agosto, quando os melhores poderão fazer parte do Centro de Excelência Esportiva (CEE) em 2014. O nível técnico da garotada surpreendeu os técnicos da Federação Paulista de Atletismo (FPA), que divide a organização do evento, que está na sua terceira temporada, com o Governo do Estado de São Paulo.
 
"O evento conta com as melhores arbitragens e pistas do Brasil. Esses fatores influenciam as escolas a levar os alunos, já que temos um zelo em relação ao campeonato. A próxima fase é aprimorar a evolução dos atletas que foram bem e encaixar a maioria em Centros de Excelência Esportiva", disse o coordenador da competição, Lázaro Velásquez. O evento em São Paulo também contou com alunos menores de 12 anos, que receberam medalhas de partição após as provas de 60 m. 
 
Duas atletas que competiram na seletiva da capital paulista dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo estão garantidas no Mundial de Menores, que será disputado de em julho, em Donetsk, na Ucrânia. Ansiosas para a viagem, as meninas Janaína Fernandes e Carolina Costa, de São Roque, foram ao Ibirapuera para ajudar seus colégios.
 
"Está chegando a hora. Espero voltar da Ucrânia com uma medalha, projetou Janaína Fernandes, que venceu a prova do salto em distância nesta quinta-feira. "Meu objetivo no Ibirapuera foi somar pontos para a minha escola, não fazer o melhor salto. O atletismo forma para a vida, assim como o colégio", ensinou a jovem atleta.
 
"Estou muito ansiosa. Fiquei sabendo essa semana que iria para a Ucrânia. Na competição escolar, fiquei mais tranquila em relação ao resultado", disse Carolina Costa, de 17 anos, que disputará a prova do revezamento medley no Mundial correndo os 300m. "Disputar os Jogos Escolares é importante e incentiva os mais novos e minhas colegas de classe a entrar no atletismo. Eu comecei aos 12 anos e me descobriram no colégio". Nos Jogos Escolares, a atleta de São Roque venceu a prova dos 400m.
 
Todos os jovens são monitorados por especialistas em atletismo durante os Jogos Escolares do Estado de São Paulo. Técnicos dos núcleos do Centro de Excelência Esportiva (CEE) e de clubes paulistas orientam os mais talentosos e dão as dicas iniciais aos que estão começando ou tendo a primeira experiência de participar de um evento.
 
"O nível dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo cresce a cada ano. Muitos jovens saem das escolas e entram no alto rendimento. Foi assim comigo, em Guarulhos, no início da carreira. Eu não sabia o que era e resolvi arriscar e deu certo", disse Anísio Souza, atleta do salto triplo nos Jogos de Barcelona/92 e Atlanta/96, e um dos professores do Centro de Excelência Esportiva.
 
Atalia Lima é um exemplo de que atletas se formam na escola. A garota de Roraima disputou um evento em São Paulo e chamou a atenção dos treinadores, principalmente de Neilton Moura. Na capital paulista, a atleta de 17 anos viu outra realidade. "É bem legal ver um montão de crianças competindo. Na minha cidade, em Boa Vista, um evento completo tinha no máximo 50 alunos".
 
Nesta sexta-feira (28), a 10ª e última seletiva regional será em Campinas. O evento começa às 9h30, no Centro de Treinamento de Alto Rendimento Swiss Park (km 89,5) , e terá participantes de 10 a 12 anos e de 15 a 17 anos. Os participantes serão divididos nas categorias de acordo com a faixa etária: pré-mirim (até 12 anos) e infantil (até 17 anos). A garotada poderá mostrar seu talento nas provas de 60m, 100m, 200m, 400m, 800m, 3.000m, 110m com barreiras, arremesso do peso, lançamento do dardo, lançamento do disco, salto em altura, salto triplo e salto em distância.
 
Sem contar as finais para escolher os possíveis representantes do CEE em 2014, o torneio terá ainda mais dois eventos de ponta promovidos pela Federação Paulista de Atletismo (FPA) na capital paulista: as seletivas estaduais que classificarão para os Jogos Escolares da Juventude, disputados em Natal (RN), de 4 a 14 de setembro, e em Belém (PA), de 7 a 16 de novembro.
 
Confira o cronograma de competições em 2013:
 
10ª Seletiva Regional - 28/06 - Campinas - Centro de Treinamento de Alto Rendimento Swiss Park - 10 a 12 anos e 15 a 17 anos
 
Seletiva Estadual Mirim (12 a 14 anos) - 10 e 11/08 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello
 
Seletiva Estadual Infantil (15 a 17 anos) - 28 e 29/09 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook