Augusto e Keila vão à final no Mundial de Pequim

Augusto Dutra / Foto: Getty Images / IAAF

Pequim - Dois brasileiros garantiram vaga nas finais de suas provas na manhã deste sábado (dia 22), no horário de Brasília, no encerramento do primeiro dia de competições do Campeonato Mundial de Atletismo, no Estádio Olímpico de Pequim, o Ninho de Pássaro.
 
Augusto Dutra e Keila Costa passaram pela qualificação do salto com vara e do salto triplo, respectivamente. As finais serão disputadas à noite de segunda-feira (dia 14), em Pequim, manhã do mesmo dia em Brasília. O salto com vara tem início marcado para às 08:05 e o triplo, às 08:30, com transmissão pela SporTV.
 
Augusto garantiu classificação ao ultrapassar 5,70 m, a marca de corte na primeira tentativa. Antes tinha superado 5,40 m, 5,55 m (na terceira e última) e 5,65 m. "Fiquei preocupado quando errei pela segunda vez os 5,55 m, mas felizmente deu para passar e entrei em ritmo da prova", comentou o paulista de Marília, de 25 anos. "Meu objetivo agora, pelo menos, é superar o meu recorde pessoal de 5,82 m na final", completou.
 
Thiago Braz e Fábio Gomes, os outros brasileiros na qualificação, não avançaram. Thiago, que tem a quarta melhor marca do mundo deste ano, com 5,92 m, saltou 5,65 m e Fábio, 5,40 m. "Cometi vários erros técnicos durante a prova. Vou conversar com o meu técnico para tentar corrigir", disse, referindo ao ucraniano Vitaly Petrov.
 
No salto triplo, Keila ficou feliz com a vaga na final. Ela obteve 14,02 m (0.0), garantindo a décima vaga entre as 12 classificadas. "Gostei da prova e espero melhorar meu resultado na segunda-feira", comentou a pernambucana de 32 anos. Na mesma prova, Núbia Soares saltou 13,52 m (-0.8), ficando fora da decisão por medalhas. O melhor resultado foi alcançado pela búlgara Gabriela Petrova, com 14,44 m (-0.3).
 
No heptatlo, após a disputa das quatro primeiras provas, Vanessa Spínola ocupa a 27ª colocação, com 3.438 pontos. A liderança é da britânica Jessica Ennis-Hill, com 4.005.
 
Terceiro dia - Na noite deste domingo (23) em Brasília, manhã de segunda-feira em Pequim, mais brasileiros estreiam na competição. Uma das atrações é Fabiana Murer, campeã mundial do salto com vara em Daegu, em 2011, na Coreia do Sul. Ela começa a competir na qualificação no Ninho de Pássaro a partir das 22:30. 
 
"Vai ser certamente uma prova difícil. Temos pelo menos 20 atletas saltando 4,60 m. Tenho de fazer pelo menos isso ou 4,65 m. Não vai ser fácil, mas estou bem treinada", lembrou a paulista, que tem 4,80 m como melhor resultado da temporada.
 
Outros que competem são Andressa Oliveira de Morais e Fernanda Borges, na qualificação do lançamento do disco, a partir das 22:35; Higor Alves e Alexsandro Nascimento Melo, na classificação do salto em distância (23 horas); e Geisa Coutinho nas eliminatórias dos 400 m (24:45). Todos no horário de Brasília.
 
 
Veja Também: