Brasil defende favoritismo no Sul-Americano de Atletismo na Colômbia | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Brasil defende favoritismo no Sul-Americano de Atletismo na Colômbia

Brasil tenta confirmar o favoritismo na Colômbia

Cartagena - O Brasil entra nesta sexta-feira, dia 5 de Julho, no Estádio Elías Gutiérrez, na histórica cidade de Cartagena de Índias, com o desafio de tentar manter a hegemonia no Campeonato Sul-Americano de Atletismo. Dos 47 edições realizadas, a equipe masculina busca a 21ª vitória consecutiva e a 29ª no total. Já no feminino, cuja disputa começou em 1939 - 20 anos depois dos homens -, as brasileiras tentam a 22ª conquista seguida e a 29ª da história de 37 edições.
 
Para lutar por mais um título, a delegação nacional conta com 79 atletas, sendo 41 homens e 38 mulheres, dos quais 13 já obtiveram qualificação para o Campeonato Mundial de Moscou, na Rússia, que será realizado de 10 a 18 de agosto próximo. No último Sul-Americano, disputado em Buenos Aires, na Argentina, em 2011, o Brasil foi o campeão, ganhando 51 medalhas (21 de ouro, 16 de prata e 14 de bronze). Na classificação geral, a equipe somou 488 pontos (238 no masculino e 250 no feminino). A Colômbia, desta vez sede do torneio, ficou com o vice-campeonato, com 292 pontos.
 
Mais antiga competição de área da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), o evento continental começou a ser disputado em 1919, em Montevidéu, e teve vitória do Chile. A última vez que o Brasil não foi campeão no masculino foi em 1974, em Santiago.
 
Entre as mulheres, a primeira edição foi realizada em 1939, em Lima, e a vitória foi da Argentina. A última vez que a equipe feminina brasileira não foi campeã do evento ocorreu em 1971, também em Lima, no Peru.
 
Cartagena - Considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco desde 1984, Cartagena, capital do Estado de Bolívar, é uma das cidades sul-americanas que guarda um dos conjuntos arquitetônicos mais preservados do continente. Com um porto importante voltado para o Caribe e uma população de mais de um milhão de habitantes, a cidade tem como atração, além do mar, as muralhas de pedra protegidas por canhões ainda da época que os espanhóis defendiam suas riquezas dos ataques dos piratas.
 
Cartagena foi fundada em 1533 e sofreu problemas com corsários como o famoso Francis Drake. Hoje, recebe grande número de turistas e, por isso, recebe importantes investimentos de infraestrutura e rede hoteleira. 
 
A realização do Sul-Americano de Atletismo faz parte do esforço do governo local e federal de divulgar ainda mais a cidade, considerada o mais importante destino turístico do país. Cartagena é sede do mais antigo festival latino-americano de cinema, realizado desde 1960.
 
Mais informações no site do evento:
http://consudatle.org/48campeonato_sudamericano_de_mayores_cartagena_de_indias_colombia_2013.php

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook