Brasil disputa o Campeonato Pan-Americano de Cross Country
Venezuela - O Brasil disputa nesta sexta-feira (dia 4) a segunda edição do Campeonato Pan-Americano de Cross Country, em Vargas, na Venezuela. A Seleção levou seis atletas, um para cada prova que será realizada, a partir das 09:30 no horário de Brasília.
Dois brasileiros que subiram ao pódio no ano passado, quando a competição foi disputada na cidade de Barranquilla, na Colômbia, estão de volta ao evento. Gilberto Silvestre Lopes, prata entre os adultos, e Daniel Nascimento, bronze entre os juvenis, agora na categoria designada sub-20.
"O Gilberto está muito bem e certamente fará uma boa prova na Venezuela", disse Alexandre Minardi, treinador pessoal atleta, que é tricampeão brasileiro da modalidade.
As expectativas são boas também para Daniel. "Ele está agora em seu primeiro ano de juvenil. Mais experiente, o objetivo é buscar a medalha de ouro", lembrou o técnico Alex Sandro Lopes, treinador pessoal de Daniel.
Os atletas e as provas desta sexta-feira:
Gilberto Lopes e Jennifer Nascimento Silva - 10 km - adulto
Daniel Nascimento - 8 km - sub-20
Graziele Zarri - 6 km - sub-20
José Miguel de Sousa Costa - 6 km - sub-18
Fabiana de Matos - 4 km - sub-18
O vice-presidente da Federação Venezuelana de Atletismo, Marcos Oviedo, avisou as delegações estrangeiras que o circuito de 2 km será bem difícil, com muitas subidas, curvas, trechos com lama e obstáculos naturais. Segundo ele, o percurso foi aprovado pela canadense Telma Wrigth, delegada da Associação Pan-Americana de Atletismo (APA).
A organização do Campeonato Pan-Americano recebeu inscrição de atletas do México, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Peru, Porto Rico e El Salvador, além de Brasil e Venezuela.