Brasileiros disputam GP de olho nos Jogos do Rio 2016

Ana Cláudia / Foto: Marcelo Machado / CBAt

Rio de Janeiro - Em busca da melhor preparação para a Olimpíada do Rio 2016, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realiza mais um evento de nível mundial: o 30º Grande Prêmio Brasil Caixa Pará de Atletismo, com atletas de ponta do exterior e os principais nomes do País e que será disputado na manhã do próximo domingo 10, no Estádio Olímpico do Pará, em Belém. O GP é o principal torneio do Atletismo latino-americano e é o único da América do Sul a integrar o IAAF World Challenge.
 
O Meeting é mais uma oportunidade para os atletas brasileiros enfrentarem adversários fortes, tendo em vista os grandes eventos das próximas temporadas: os Jogos Pan-Americanos de Toronto e o Campeonato Mundial de Pequim em 2015, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
 
"Estamos trabalhando para realizar este ano um Meeting à altura das tradições do GP Brasil, que chega à 30ª edição", disse o presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes. "É importante porque cada ação nossa tem como foco a preparação dos nossos atletas para os Jogos do Rio. E para chegar bem à Olimpíada de 2016 teremos que passar antes por eventos como o PAN e o Mundial de Atletismo", enfatizou José Antonio.
 
Por sinal, nada menos que 70 atletas do Ranking da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) estão confirmados na competição, entre eles o ex-recordista mundial dos 100 m, Asafa Powell, da Jamaica.
 
Nesta segunda-feira 4, a organização do Grande Prêmio Brasil confirmou a ida a Belém de nove dos campeões do Ibero-Americano de Atletismo, encerrado em São Paulo neste domingo 3, com 365 atletas de 24 países e vitória da Seleção nacional.
 
Abaixo, os campeões ibero-americanos confirmados para Belém:
 
Jorge Vides (Brasil), 200 m
Natalia Ducó (Chile), arremesso do peso
Franciela Krasucki (Brasil), 200 m
Rafith Rodriguez (Colômbia), 800 m
Anderson Henriques (Brasil), 400 m
Yosire Urrutia (Colômbia), salto em distância
Ana Cláudia Lemos (Brasil), 100 m
Muriel Coneo (Colômbia), 3.000 m com obstáculos
Jucilene Sales de Lima (Brasil), lançamento do dardo